Como fazer um skincare noturno simples e eficaz? Aprenda em 3 passos

20/01/2022 skincare noturno

Você é adepto de uma rotina de skincare noturna? Essa prática consiste na limpeza, hidratação e rejuvenescimento da pele para manter a sua saúde e beleza, mas é especialmente importante também para combater o envelhecimento precoce e amenizar os sinais do tempo, como as rugas, que já aparecem na nossa face! 

Por vezes, pode bater a preguiça de fazer uma rotina de skincare noturna, principalmente após um longo dia de trabalho. Mas acredite, tanto você quanto a sua pele vão se beneficiar muito dela! 

Quer saber como? Confira qual é a importância para a nossa pele e como colocar em prática uma rotina de skincare noturna! 

Qual é a importância da rotina de skincare noturna? 

O skincare é uma rotina de cuidados com a pele que deve ser feita idealmente duas vezes por dia, de manhã e à noite¹. 

Diante disso, a importância de investir em um skincare noturno, assim como em um diurno, está na preservação da pele, assim como no combate: 

  • à obstrução dos poros; 
  • ao aparecimento de acne e outras infecções; 
  • ao envelhecimento precoce; 
  • às rugas já existentes.  

Outro ponto relevante a ser ressaltado é que, conforme envelhecemos, a nossa pele perde seus mecanismos de defesa e se torna mais fina e seca².  

Logo, para não sofrer tanto com essa situação, é indispensável apostar em uma rotina noturna de skincare² que inclui higienização, hidratação e rejuvenescimento.  

Além disso, adotar essa prática, mesmo que em uma idade mais avançada, auxilia a reverter alguns danos e a prevenir futuros efeitos desse processo².  

Mas isso só é possível quando utilizamos dermocosméticos confiáveis e ideais para o nosso tipo de pele e que ajudam a melhorar aspectos como rugas, diminuir a flacidez e a perda de elasticidade da pele³. 

Quer saber então quais são os passos e a ordem do skincare noturno? Confira abaixo.  

Qual é a ordem do skincare noturno? 

A ordem do skincare noturno deve ser: 

  1. limpeza; 
  2. hidratação; 
  3. rejuvenescimento.  

Aprenda em detalhes cada etapa!  

1 – Limpeza 

O primeiro passo do skincare noturno é a limpeza, que idealmente deve ser feita com um sabonete líquido, já que esse tipo de produto costuma ser menos agressivo que um em barra e não prejudica a camada de proteção da barreira cutânea nem a manutenção da hidratação4.  

Quando lavamos o rosto, estamos retirando as impurezas que se depositam ao longo do dia na nossa pele, como suor, poluição, bactérias e outras secreções do corpo¹.  

Assim, impedimos que os poros fiquem obstruídos e desenvolvam cravos e espinhas e ainda contribuímos para retardar o envelhecimento precoce¹. No caso de peles oleosas, a limpeza também é responsável por evitar o acúmulo de oleosidade em excesso.  

Outro aspecto positivo da higienização é que ela prepara a pele para receber a hidratação e o creme rejuvenescedor.  

2 – Hidratação  

Para ter uma pele bonita e com viço é preciso mantê-la constantemente hidratada. Isso porque a hidratação, ao manter a água na pele, evita o ressecamento, a descamação e conserva as fibras elásticas e colágenas da face¹.  

Também é papel da hidratação suprir a perda de água do organismo e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão antes do tempo, o famoso envelhecimento precoce¹.  

Se você tem a pele oleosa, saiba que não deve pular essa etapa, já que a hidratação é igualmente essencial na sua rotina de skincare noturna para manter o equilíbrio da produção de óleo e a integridade da camada de proteção¹.  

A única diferença é que é interessante que você opte por produtos oil free, ou seja, feitos à base de água e não óleo, para não aumentar a oleosidade¹.  

3 – Rejuvenescimento  

Por fim, a última etapa do skincare noturno é a renovação por meio do uso de um creme rejuvenescedor, outro grande aliado no combate ao envelhecimento precoce e na diminuição dos efeitos do tempo e da exposição solar que, porventura, já apareceram no seu rosto.  

Inclusive, os cremes antienvelhecimento são capazes de melhorar e atenuar os sinais de envelhecimento cutâneo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia5.  

Por isso, é interessante utilizá-los à noite, já que eles auxiliam na renovação celular, reparando os danos causados à pele durante o dia.  

Esse passo é ótimo para finalizar a sua rotina de skincare noturna com aquilo que a sua pele mais precisa: um tratamento simples, de alta qualidade, que não só limpe e hidrate, mas que também atue para rejuvenescê-la.  

Quais produtos posso usar no skincare à noite? 

Agora que você já entendeu como fazer uma rotina de skincare à noite, está curioso para saber o que passar no rosto antes de dormir? Saiba que para os seus cuidados com a pele você sempre pode contar com a Mantecorp Skincare, uma empresa criada há 40 anos por dermatologistas e que desenvolve produtos pensados especialmente para a necessidade do público brasileiro.   

Para a skincare noturna, além de sabonetes como o Epidac OC e hidratantes da linha Epidrat, também temos o Reviline R e o Reviline Olhos, cremes rejuvenescedores feitos à base de Retinóides, que promovem a redução de rugas profundas e melhoram a firmeza e elasticidade da pele do rosto e ao redor dos olhos.  

O Reviline R é um sérum rejuvenescedor intensivo com dupla ação retinóide associado ao ácido hialurônico e ao Matrixyl ambos ativos consagrados pela sua ação rejuvenescedora, sendo recomendado para a melhora das rugas e firmeza da pele do rosto. 

Já o Reviline Olhos possui uma formulação exclusiva composta de Microesferas de Retinol (ou seja, o ativo fica protegido e é entregue nas camadas mais profundas da pele), Ácido Hialurônico + Silício, Linefill MS e Biopeptídeos, ativos consagrados pela sua ação rejuvenescedora, sendo recomendado para a melhora das rugas e firmeza da pele na região dos olhos. 

O melhor de tudo é que eles são indicados para todos os tipos de pele! Quer saber mais detalhes sobre a linha Reviline? Confira no nosso site

Viu só como é fácil e rápido inserir uma rotina de skincare noturna no seu dia a dia? Que tal continuar lendo sobre cuidados com a pele? Veja outros posts no nosso blog.  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: novembro, 2021. 

2. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: novembro, 2021. 

3. Rodan K et al. Skincare Bootcamp: The Evolving Role of Skincare. International Open Access Journal of the American Society of Plastic Surgeons. 14 dezembro, 2016; 4(12): e1152. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5172479/>. Acesso em: novembro, 2021. 

4. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: novembro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Envelhecimento. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/>. Acesso em: novembro, 2021. 

posts relacionados