Qual é a ordem dos produtos de skincare? Veja o passo a passo dessa rotina

12/04/2022 ordem dos produtos de skincare

Para cuidar do bem-estar, da saúde e da beleza da pele do nosso rosto e do corpo, é preciso adotar algumas práticas que incluem a limpeza, a hidratação e principalmente o uso do protetor solar diariamente. Mas você sabe dizer qual é a ordem dos produtos de skincare? 

Seguir a ordem correta dos produtos de skincare é fundamental porque um passo é complementar ao outro e a sequência dos itens utilizados faz toda a diferença na sua eficácia.  

Aprenda qual é a ordem dos produtos de skincare e o passo a passo de uma rotina de cuidados simples e efetiva para a sua pele! 

Qual é a ordem correta da rotina de skincare? 

A ordem dos produtos de skincare afeta o desempenho dos itens utilizados, por isso, os dermatologistas recomendam que eles sejam aplicados na seguinte sequência¹: 

  1. higienizadores e tônicos; 
  2. hidratantes e séruns; 
  3. protetor solar. 

Se você optar por muitos produtos na sua rotina de skincare, isso pode irritar a sua pele, especialmente se você usar mais de um item antienvelhecimento¹.  

Por isso, consulte um dermatologista e opte por cuidados simples e eficientes para o seu tipo de pele¹. 

Entre os benefícios de se fazer um skincare com produtos na ordem correta estão combater: 

  • a obstrução dos poros; 
  • o aparecimento de acne e outras condições; 
  • o envelhecimento precoce; 
  • as rugas já existentes.   

Mas além de saber a ordem correta da rotina de skincare, para que ela seja efetiva você deve escolher produtos apropriados para o seu tipo de pele que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)², são quatro:  

  • pele normal; 
  • pele seca; 
  • pele oleosa;  
  • pele mista. 

Rotina de skincare: passo a passo 

O passo a passo de uma rotina de skincare eficaz contém três etapas, que estão listadas e explicadas abaixo! 

1 – Limpeza 

A limpeza de pele no skincare é o primeiro passo dessa rotina de cuidados e é basilar para as próximas etapas.  

É por meio dela que retiramos os resíduos e as impurezas que se acumulam ao longo do dia na nossa pele3, como poluição, suor, bactérias, restos de maquiagem, células mortas e secreções produzidas pelo nosso corpo. 

Todos esses resíduos podem causar a obstrução dos poros e iniciar processos inflamatórios, como cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce3

Por isso, recomenda-se que a limpeza seja feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite, utilizando um sabonete ideal para o seu tipo de pele³.  

À noite, essa higienização também pode ser complementada com outros produtos, como tônicos, loções4 ou alguma solução micelar que não agrida a pele5. Eles ajudam a remover traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete ainda possa ter deixado durante a limpeza³. 

2 – Hidratação 

A hidratação da pele ajuda a manter o seu brilho e beleza, além de garantir a integridade da camada de proteção cutânea³.  

Lembre-se que o hidratante deve ser usado tanto no corpo quanto no rosto. Quem tem a pele oleosa, idealmente deve optar pelos que são oil free, feitos à base de água, para não aumentar a oleosidade3

É nesta segunda etapa que você também pode utilizar séruns, pomadas e outros cremes antienvelhecimento5

3 – Proteção solar 

O último passo da rotina skincare é a proteção solar. Ela é responsável por proteger a sua pele contra a exposição à radiação ultravioleta, que por sua vez favorece o surgimento de pintas, sardas, rugas e outros problemas como tumores benignos e malignos³. 

Além de combater tumores, a proteção solar atua contra os efeitos do envelhecimento provocados pelo sol e ajuda a evitar o aparecimento de manchas marrons6

Para isso, use diariamente um protetor solar de FPS no mínimo 30, aplicando-o antes de sair de casa, mesmo em dias nublados, e reaplicando-o ao longo do dia a cada duas horas3

Se você deseja passar maquiagem, faça isso após a aplicação do protetor solar5

Como manter uma rotina de skincare? 

A rotina de skincare deve ser realizada duas vezes por dia, de manhã e de noite, e não precisa durar muito mais do que cinco minutos. O segredo é manter uma constância e tentar fazer isso na hora que você acorda e pouco antes de dormir.  

Além disso, usar produtos de qualidade, que promovem uma diferença perceptível na sua pele, te motiva a continuar mantendo uma rotina de skincare.  

Se você procura itens de qualidade, que tal dar uma conferida nos produtos da Mantecorp Skincare?  

A empresa atua há 40 anos no mercado, produzindo artigos pensados especialmente para a pele brasileira, que ajudam na sua limpeza, hidratação e proteção e ainda promovem o brilho, a firmeza e a maciez dela. 

Para a limpeza de pele no skincare, você conta com as opções Glycare ou Epidac OC. A primeira é ótima para remover as impurezas de peles normais e mistas, por meio da ação do ácido glicólico, que também acelera a renovação celular e estimula a produção de colágeno.  

Já o Epidac OC é excelente para peles oleosas e acneicas, realizando uma limpeza profunda e controlando a oleosidade por 12 horas, sem causar irritações e ressecamentos. 

Para a hidratação, a Mantecorp tem produtos para o rosto, lábios e corpo. Como o Epidrat Rosto, com FPS 30 e ação antioxidante, indicado para peles secas, normais e mistas. 

Por fim, para a proteção solar, você encontra alternativas para o rosto e corpo. O Episol Color é uma linha de proteção solar facial com cor que promove perfeita cobertura com efeito natural e uniforme da pele. Ele conta com efeito matte, toque seco e uma textura leve e fácil de espalhar, além de ter rápida absorção.  

Ele possui proteção imediata contra os raios UVA, UVB, infravermelho A e luz visível, graças ao seu FPS 70. Está disponível em 6 tonalidades.  

Quer conhecer melhor todas as soluções da Mantecorp Skincare e inseri-las na sua rotina de cuidados com a pele? Confira no nosso site

Entendeu a importância da ordem dos produtos de skincare? Continue lendo outros textos no nosso blog!   

Referências consultadas: 

1. American Academy of Dermatology Association. Should I apply my skin care products in a certain order? Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/care/apply-skin-care-certain-order>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: fevereiro, 2022.  

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. 1 outubro, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

4. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cuidados gerais com a pele. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/cuidados-gerais-com-a-pele/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Skincare minimalista ou detalhada: você tem dúvidas sobre qual escolher? Te ajudamos a decidir. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/skincare-2/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

6. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

posts relacionados