O que é a rosácea na pele? Entenda em detalhes as causas e tratamentos dessa condição!

18/01/2022 o que é rosácea

Quando o seu rosto começa a ficar vermelho e surgem pústulas parecidas com espinhas, você costuma achar que é uma acne mais intensa? Talvez esse não seja o seu caso. Se você tem mais de 30 anos e a pele clara, é importante saber o que é a rosácea, pois você pode estar vivendo essa condição sem saber.  

As causas exatas da rosácea são desconhecidas, mas é possível afirmar que há uma predisposição genética em algumas pessoas e que fatores ambientais e emocionais, como o estresse, afetam muito os surtos!  

Descubra de vez o que é a rosácea e quais são as dicas de prevenção e tratamentos indicados por dermatologistas! 

O que é a rosácea na pele? Conheça suas causas e sintomas! 

Como essa enfermidade por vezes é confundida com alergias ou acne, é interessante saber o que é a rosácea e quais as suas diferenças para as outras condições. 

Ela nada mais é do que uma doença crônica inflamatória da pele¹, caracterizada por alterações nos vasos sanguíneos superficiais da pele e afeta principalmente a face², mas também pode acometer os olhos (rosácea ocular)³.  

Essa condição é muito comum no Brasil, especialmente entre mulheres com idade de 30 a 50 anos¹, de pele clara e com tendência a corar mais facilmente4.  

Apesar de ser mais frequente no público feminino, ela também afeta os homens, que, por sua vez, estão mais propensos a ter um quadro mais grave que evolui para rinofima, um aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação de folículos e glândulassebáceas¹. 

Além de entender o que é a rosácea, é preciso compreender quais são os seus sintomas. Os principais são os seguintes¹ ² ³:  

  • maçãs do rosto são a área mais afetada; 
  • pele sensível, geralmente mais seca; 
  • irritação; 
  • aparecimento de vasos finos e dilatação permanente desses pequenos vasos; 
  • pápulas e pústulas que lembram acne; 
  • edemas e nódulos; 
  • olho seco e sensível à inflamação nas bordas das pálpebras; 
  • flushing facial, ou seja, períodos de sensação de vermelhidão e calor na pele; 
  • rinofima (o espessamento das glândula sebáceas do nariz); 
  • desconforto; 
  • coceira; 
  • intolerância ao uso de cosméticos; 
  • sensação de ardência.  

Por conta de muitas das suas características, ela pode ser confundida com a dermatite seborréica, o eczema ou o lúpus³. Por isso, é vital procurar um dermatologista e fazer os exames necessários para descobrir se o que você tem é rosácea. 

As causas dessa doença não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que em alguns casos há predisposição genética² e que fatores como calor em excesso, álcool, temperos apimentados, exposição solar, vento e frio podem suscitar os seus surtos¹.  

Entendeu o que é a rosácea? Saiba como tratar! 

Como tratar a rosácea na pele? 3 soluções  

Infelizmente, a rosácea não tem cura permanente5, mas há diversas opções de tratamentos indicados para controlar os danos causados, trazer conforto e melhorar a estética do paciente³.  

As alternativas que podem ser prescritas por um dermatologista são¹: 

  1. uso de antimicrobianos tópicos e antiparasitários; 
  2. laser ou luz pulsada para tratamento de vasos; 
  3. abordagem cirúrgica, radiofrequência, dermoabrasão ou laser para o rinofima.  

É crucial que você não se automedique e consulte um dermatologista, pois o uso de medicamentos equivocados pode provocar o aparecimento de lesões ou ainda piorar o seu estado³. 

Agora que você aprendeu como tratar a rosácea, quer conhecer as melhores formas de evitar os episódios dessa enfermidade? Veja abaixo.  

Como prevenir a rosácea na pele do rosto? 6 formas 

Se você quer prevenir a rosácea, deve investir em combater o que ocasiona os seus surtos. Para isso, é interessante manter um diário no qual você associa hábitos de vida e episódios do quadro. Além disso, é indispensável6:  

  1. proteger-se contra o sol: essa é uma das razões mais comuns dos episódios da doença, por isso procure usar roupas com fator UV e aplique um protetor solar de espectro amplo, de FPS no mínimo 30 ou mais, diariamente no corpo e na face; 
  2. minimizar o estresse: ele também provoca crises de rosácea, por isso busque atividades como exercícios, meditação, yoga e outros para diminuir os seus efeitos; 
  3. preservar-se do calor em excesso: mesmo durante exercícios físicos. Para isso, tome banhos mornos em vez de quentes e sempre tenha uma garrafa de água fria ou outros suprimentos que auxiliem a resfriar o seu organismo; 
  4. optar por bebidas geladas e comidas não muito apimentadas: líquidos quentes e alimentos com pimenta em excesso podem desencadear um surto de rosácea; 
  5. limitar o álcool: se for beber, evite o vinho tinto, pois ele pode ser um dos maiores causadores de rosácea. Prefira outras bebidas e tome um copo de água fria a cada dois drinks; 
  6. proteger a face contra o vento e o frio: um lenço ou um cachecol é uma ótima alternativa para resguardar a pele, especialmente se a peça for feita de um tecido agradável, como a seda. 

O que usar na pele com rosácea? 3 dicas de skincare  

Uma rotina de skincare tem papel imprescindível no controle da rosácea, já que muitos produtos podem ser desagradáveis e agressivos para a pele com essa condição6

Além disso, os cuidados com a pele utilizando produtos que sejam amigáveis para quem tem rosácea pode7

  • ajudar na sensação de conforto; 
  • melhorar resultados do seu tratamento; 
  • aumentar a saúde da sua pele em geral; 
  • reduzir os episódios da doença. 

Para isso, é essencial seguir essas dicas7

  1. limpe a pele duas vezes por dia: escolha um higienizador gentil, que seja agradável e benéfico para peles com rosácea. Aplique-o com os seus dedos, fazendo círculos, e retire o produto com água morna. Passe gentilmente uma toalha limpa e de preferência de algodão; 
  2. hidrate todos os dias: é fundamental hidratar a sua pele, independentemente se ela é oleosa ou seca, pois isso ajuda a manter a água na sua superfície cutânea, o que pode reduzir a irritação; 
  3. proteja a pele contra o sol: isso pode piorar a rosácea e é inclusive um de seus possíveis gatilhos. Por isso, os dermatologistas recomendam usar um protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados. 

Se você está buscando itens de skincare para quem tem rosácea, saiba que pode contar com a Mantecorp Skincare, uma empresa criada por dermatologistas há 40 anos e que investe em produtos formulados especialmente para a pele brasileira.  

Um exemplo é o protetor solar Episol Color, uma linha de filtros para todos os tons de pele com FPS 30 ou 70. Além de promover a proteção da pele contra os raios UV, ele conta com cor, que promove uma perfeita cobertura e uniformidade da pele e proteção contra a luz visível, sendo ideal para aqueles que querem esconder as manchas da rosácea. 

Ele tem um amplo espectro de proteção contra raios UVA, UVB, Infravermelho A e luz visível. 

Além disso, é livre de parabenos e petrolatos e possui em sua formulação óxido de zinco, um ingrediente menos provável de irritar as peles com rosácea6

Conheça melhor essa e outras opções para a sua rotina de skincare no nosso site

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Rosácea. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/rosacea/62/>. Acesso em: 25 de outubro de 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Rosácea: estresse pode agravar a doença. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/rosacea-estresse-esta-entre-as-principais-causa-da-doenca/>. Acesso em: outubro, 2021. 

3. Ozorio KG. Rosácea. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/rosacea/>. Acesso em: outubro, 2021. 

4. Harvard Health Publishing. Rosacea can flare at menopause. 1 agosto, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/womens-health/rosacea-can-flare-at-menopause>. Acesso em: outubro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. O que é Rosácea. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/o-que-e-rosacea/>. Acesso em: outubro, 2021. 

6. American Academy of Dermatology Association. 8 tips to help prevent rosacea flare-ups. 12 março, 2019. Disponível em: <https://www.aad.org/news/prevent-rosacea-flareups>. Acesso em: outubro, 2021. 

7. American Academy of Dermatology Association. 6 rosacea skin care tips dermatologists give their patients. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/rosacea/triggers/tips>. Acesso em: outubro, 2021. 

posts relacionados