Como fazer uma massagem facial? Aprenda com 10 dicas simples e práticas

21/01/2022 massagem facial

Já pensou em ter um momento de autocuidado só para você, relaxante e que ainda por cima proporcione benefícios para a saúde e beleza da sua pele? Normalmente quando precisamos de algo assim procuramos um esteticista ou até mesmo um dia no spa. Mas sabia que é possível sentir tudo isso fazendo uma massagem facial em casa diariamente?  

A massagem facial feita com um creme, óleo ou sérum tem efeitos comprovados na redução do estresse, na melhora da aparência e até mesmo no brilho e na firmeza da sua pele.  

Então que tal aprender como fazer uma massagem facial em casa com 10 dicas simples e completas? Confira todas as informações que você precisa abaixo!  

4 benefícios da massagem facial 

A massagem facial traz diversos benefícios que afetam diretamente a beleza e saúde da sua pele. Os principais são os quatro listados abaixo.  

1 – Alívio do estresse e melhora do humor 

Uma das vantagens de fazer uma massagem facial, seja diariamente em casa, ou periodicamente com algum profissional, é o alívio do estresse e a melhora do humor¹, já que ela ativa o sistema nervoso simpático². 

2 – Efeito antienvelhecimento, contra as rugas e rejuvenescimento facial   

Outro grande benefício da massagem facial apontado por pesquisas é a melhora do aspecto geral da pele, incluindo aqui a diminuição de rugas e flacidez e a suavização da sua textura, além de seu rejuvenescimento³. 

De acordo com um estudo feito em 2017, os efeitos de cremes antienvelhecimento foram aumentados graças à sua aplicação durante massagens faciais4

Já uma pesquisa realizada em 2020 demonstrou que 59% das mulheres que fizeram massagem facial reportaram uma sensação de frescor e rejuvenescimento³. 

3 – Pele mais radiante e menos inchada  

A massagem facial é muito útil para deixar a pele mais radiante e brilhante e se livrar do inchaço indesejado que se acumula em algumas partes do rosto. Isso ocorre especialmente quando é empregada alguma ferramenta complementar, como um rolo facial de jade5.   

4 – Melhora do fluxo sanguíneo 

Por fim, a massagem facial pode melhorar a circulação sanguínea, o que ajuda a suavizar a fisionomia da pessoa5. Ao longo prazo, há ainda o aumento da resposta da dilatação vascular6

Para esses casos, também é interessante contar com um rolo de massagem facial5

Como fazer uma massagem facial? 

Há vários tipos de massagens faciais que podem ser realizadas por um profissional ou por você mesmo em casa. Entre os principais estão³:  

  1. drenagem linfática; 
  2. reflexologia; 
  3. gua sha; 
  4. sueca; 
  5. corretiva. 

Para fazer uma massagem simples e efetiva, é preciso seguir esse passo a passo¹ ³:  

  1. escolha um momento tranquilo do dia; 
  2. coloque uma música calma ao fundo e tente relaxar; 
  3. antes de começar, lave as mãos e a face; 
  4. passe uma pequena quantidade de creme, sérum ou óleo adequado para o seu tipo de pele nos dedos e espalhe na face gentilmente, usando também a superfície da palma da sua mão; 
  5. defina a quantidade de tempo que você vai investir nessa prática, pois ela pode variar de um minuto até uma hora; 
  6. escolha os movimentos que você quer incluir na sua rotina de massagem; 
  7. repita cada movimento cinco vezes ou foque em uma área específica a cada 20 ou 30 segundos; 
  8. faça uma pressão gentil, mas sempre firme; 
  9. não esqueça de incluir as regiões do pescoço e colo na sua massagem; 
  10. adicione uma ferramenta, como um rolo de jade ou gua sha, para aumentar o impacto positivo da sua massagem facial; 

Alguns movimentos que você pode experimentar são³:  

  • fazer um movimento circular esfregando gentilmente os dedos nas têmporas; 
  • usar a palma da mão e a ponta dos dedos, massageando os lados da face, começando no queixo e caminhando até em cima da testa. Em seguida, deslizar as mãos para baixo novamente; 
  • utilizar o polegar e o indicador, começando nos cantos externos das sobrancelhas, beliscando-as suavemente e puxando-as para fora; 
  • pressionar os dedos no centro das sobrancelhas e deslizá-los em direção à linha do cabelo; 
  • usar os dedos indicador e médio para pressionar suavemente as maçãs do rosto, começando no centro da face e indo em direção às têmporas; 
  • se você quer um efeito mais forte, pode aproveitar os nós dos dedos para pressionar o rosto, iniciando no nariz, passando pelas bochechas e indo até as orelhas; 
  • pressionar a mandíbula e mover os dedos da parte externa dela em direção ao queixo; 
  • fazer um movimento circular para massagear os lóbulos das orelhas; 
  • usar as pontas dos dedos para tocar suavemente todas as áreas do rosto, e depois apertar as partes mais carnudas da pele. 

Quer ver na prática como uma massagem facial funciona? Confira no vídeo abaixo:  

Qual creme de massagem facial posso utilizar? 

Se você está buscando um creme para massagem facial que te auxilie a tirar ainda mais proveito desta prática, saiba que pode contar com o Epidrat rosto, um hidratante facial da Mantecorp Skincare

Ele possui ação antioxidante, sendo indicado para peles secas, normais e mistas, e atua prevenindo o envelhecimento e hidratando de forma eficaz. 

Além disso, ele é ainda mais perfeito para uma massagem pela manhã, já que contém FPS 30, podendo ser utilizado como hidratante e protetor solar. 

Sua fórmula não possui fragrâncias, corantes e parabenos e ainda é oil free, sendo uma opção suave e gentil para a sua pele. 

Que tal conhecer melhor o Epidrat Rosto FPS 30? Confira no nosso site

E você, está pronta para iniciar uma rotina de massagens faciais que vai melhorar ainda mais o aspecto da sua pele? Que tal continuar lendo sobre outros cuidados que você pode ter com ela? Veja mais posts no nosso blog.  

Referências consultadas:  

1. Gadd E. How to Give Yourself a Facial Massage at Home. 28 janeiro, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/facial-massage-routine-at-home>. Acesso em: novembro, 2021. 

2. Hatayama T et al. The facial massagem reduced anxiety and negative mood status, and increased sympathetic nervous activity. Biomed Res. dezembro, 2008; 29(6): 317-20. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19129675/>. Acesso em: novembro, 2021. 

3. Cronkleton E. 8 Benefits of a Facial Massage. 12 maio, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/facial-massage-benefits>. Acesso em: novembro, 2021. 

4. Caberlotto E. Effects of a skin-massaging device on the ex-vivo expression of human dermis proteins and in-vivo facial wrinkles. PLoS One. 2017; 12(3): e0172624. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5383004/>. Acesso em: novembro, 2021. 

5. Coelho S. Face roller benefits and how to use them. Medical News Today. 29 outubro, 2020. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/face-roller-benefits>. Acesso em: novembro, 2021. 

6. Miyaji A, Sugimori K, Hayashi N. Short and long-term effects of using a facial massage roller on facial skin blood flow and vascular reactivity. Complementary Therapies in Medicine. Dezembro, 2018; 41: 271-276. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0965229918306423?via%3Dihub>. Acesso em: novembro, 2021. 

posts relacionados