Como diminuir os poros dilatados do rosto de modo prático e fácil?

18/01/2022 como diminuir os poros dilatados

Cada pele é única, mas existem alguns problemas que são compartilhados por muitas pessoas e ter os poros obstruídos é um deles. Essa situação incomoda especialmente quem tem a pele mista e oleosa. Se você faz parte desse time, é natural que queria saber como diminuir os poros dilatados. 

Muitas soluções podem ser adotadas por você mesmo, como uma rotina de skincare fácil e rápida em casa, mas outras devem ser indicadas por dermatologistas, após uma avaliação detalhada do seu histórico e da sua pele. 

Ficou interessado em melhorar a aparência da sua pele? Aprenda de vez como diminuir os poros dilatados do rosto com oito passos simples e conheça os produtos ideais para o seu skincare! 

O que causa os poros dilatados? 

Para tratar os poros dilatados, é importante que você entenda as causas dessa condição. Em primeiro lugar, todo mundo tem esses orifícios abertos no corpo, que são responsáveis por ser a saída dos pelos (orifício externo dos folículos) e por excretar substâncias como suor e sebo. No entanto, a maioria deles não é visível¹.  

Cada poro contém um folículo piloso e pode ter também glândulas sebáceas, abundantes na face, costas, peito e virilha e responsáveis por produzir sebo. Essa produção de óleo intensa faz com que os buraquinhos do rosto, principalmente na zona T (testa, nariz e bochechas), pareçam maiores¹. 

Ou seja, o que acontece é que em algumas pessoas esses orifícios são mais largos do que em outras e podem ter um aspecto ainda mais evidente, especificamente por conta de razões como¹ ²:  

  • altos níveis de produção de sebo; 
  • folículos pilosos grossos; 
  • genética ou hereditariedade; 
  • redução da produção de colágeno, provocada pelo envelhecimento, e consequentemente elasticidade reduzida da epiderme; 
  • acne; 
  • danos ocasionados pela exposição solar em excesso; 
  • maquiagem inadequada. 

Outro fator que piora os poros dilatados é o acúmulo de sujeiras ao longo do dia, incluindo bactérias, óleo em excesso e células mortas¹. Isso gera cravos e espinhas, o que faz com que os poros pareçam maiores do que são.  

Entendeu as causas dessa condição? Saiba como diminuir a aparência de poros dilatados resolvendo cada um desses problemas! 

Como diminuir os poros dilatados? 7 passos simples 

Se você busca como diminuir a aparência de poros dilatados, deve investir nas soluções descritas abaixo que são as mais recomendadas por dermatologistas! 

1- Utilize produtos não comedogênicos  

Você não tem como mudar a sua genética, idade ou tipo de pele, mas é capaz de adotar uma rotina de skincare proativa para diminuir os poros dilatados, ou ao menos esse aspecto exagerado¹. 

Mas para diminuir os poros dilatados de modo eficiente, é crucial que você utilize dermocosméticos e também cosméticos que sejam não comedogênicos³.  

Isso significa que esse tipo de produto não irá obstruir os poros. Para isso, procure por itens identificados como não comedogênicos ou oil free em seu rótulo³.  

Também é interessante investir em alternativas que contenham antioxidantes, pois eles podem ser benéficos para aumentar o colágeno e a saúde da sua pele¹. 

2 – Limpe a pele duas vezes por dia 

Depois de escolher os produtos adequados, o primeiro passo do skincare é limpar a pele duas vezes por dia, para reduzir a oleosidade e garantir a desobstrução desses orifícios³. 

Prefira lavar o rosto com água morna, pois a quente irrita a pele, e evite esfregá-lo, pois isso também pode criar uma inflamação³. 

3 – Hidrate a pele diariamente 

Um dos maiores erros de quem tem a pele oleosa é acreditar que não precisa utilizar hidratantes, com medo de que a oleosidade aumente, mas isso é um mito². 

Inclusive, o hidratante correto para o seu tipo de pele ajuda a manter a produção adequada de sebo, uma vez que, sem o hidratante, a pele ressecada estimula nossas glândulas sebáceas a produzir mais óleo para compensar o ressecamento. 

Para isso, escolha dermocosméticos que sejam oil free e à base de água². 

4 – Proteja a sua pele contra o sol  

Como você viu, os danos causados pela exposição solar indevida fazem parte dos motivos que tornam os orifícios na face mais aparentes. 

Ou seja, se você busca como diminuir os poros dilatados, precisa proteger a pele contra os raios solares todos os dias. Por isso, escolha um protetor solar com FPS no mínimo 30 e aplique na face todos os dias 15 minutos antes de sair¹. 

Você também pode optar por um hidratante que já contenha FPS 30, como é o caso do Epidrat Mat da Mantecorp Skincare, um creme facial com efeito ultramate e um excelente produto dois em um, que hidrata e protege a pele contra os efeitos do sol. 

Além da proteção contra os raios UVA e UVB, a sua fórmula contém ativos antioxidantes, antipoluição e matificantes que controlam a oleosidade, reduzem os poros dilatados e previnem os danos que resultam do processo de envelhecimento da epiderme. 

5 – Invista em máscaras faciais 

As máscaras faciais, que promovem um efeito mais seco para a pele, são efetivas para controlar a acne e ainda auxiliam a reduzir os poros dilatados¹. 

Elas também limpam as impurezas que se concentram, o que faz com que os orifícios da face pareçam menores¹. 

6 – Use os medicamentos indicados por um dermatologista 

Um dermatologista é capaz de acompanhar o seu caso e te indicar medicamentos tópicos, como o ácido retinóico e o salicílico, pois ambos atuam no controle da oleosidade4

Mas atenção, nunca se automedique, pois o uso de medicamentos impróprios pode piorar a sua situação e gerar dermatites, alergias ou queimaduras na pele. 

7 – Invista em tratamentos como peelings e lasers 

Outro tratamento que pode ser prescrito e realizado por profissionais capacitados é o uso de peelings químicos, microdermoabrasão, microagulhamento e lasers. Esses procedimentos melhoram a textura da pele e o aspecto dos poros4

Os lasers também atuam rejuvenescendo a pele e auxiliando na produção de colágeno, o que pode ser efetivo para os poros dilatados em decorrência do envelhecimento da pele por conta da idade ou pela exposição solar inadequada. Eles também costumam ser eficazes para diminuir as cicatrizes de acne¹. 

Como acabar com os poros dilatados? Escolha produtos de skincare adequados 

Como você viu, a primeira maneira de como reduzir os poros dilatados é investir em produtos gentis e não comedogênicos para a sua pele. Inclusive, essa etapa é vital para tratar e prevenir qualquer problema na pele.  

Nesses casos, saiba que você sempre pode contar com a Mantecorp Skincare, uma empresa idealizada por dermatologistas, que atua há 40 anos no mercado criando dermocosméticos especialmente para a pele brasileira.  

Entre os itens pensados para pessoas com os poros obstruídos está o sabonete facial líquido Epidac Oc, ideal para uma limpeza profunda da pele oleosa e que não provoca irritação ou ressecamento.  

Ele reduz os poros aparentes, remove impurezas e células mortas e previne o surgimento da acne. Também possui ácido salicílico em sua fórmula e é não comedogênico e não acnegênico. 

Quer conhecer em detalhes as nossas soluções para a pele oleosa e com poros dilatados? Confira no nosso site!  

Referências consultadas: 

1. Whelan C. The Misnomer of Open Pores and How to Treat Them When They’re Clogged. 7 março, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/open-pores>. Acesso em: outubro, 2021. 

2. Cherney K. Top 8 Ways to Get Rid of Large Pores. 6 abril, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/how-to-get-rid-of-large-pores>. Acesso em: outubro, 2021. 

3. American Academy of Dermatology Association. What can treat large facial pores? Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/face/treat-large-pores>. Acesso em: outubro, 2021. 

4. Lorenzini FK. Palavra do dermato – Poros dilatados. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/palavra-do-dermato-poros-dilatados/>. Acesso em: outubro, 2021. 

posts relacionados