7 dicas simples de como cuidar da pele depois dos 30 anos

03/06/2022 Imagem do blog de Mantecorp Skincare, do post 7 dicas simples de como cuidar da pele depois dos 30 anos

Como cuidar da pele depois dos 30 anos? Essa é uma dúvida frequente, pois é um período no qual podem começar a surgir sinais de envelhecimento, como as rugas. Contudo, com alguns cuidados simples, como beber bastante água e usar protetor solar diariamente, é possível minimizar as consequências do envelhecimento da pele. 

E quais são os principais cuidados que podem ajudar? É isso que explicaremos neste texto! Listamos sete dicas de como cuidar da pele depois dos 30 anos, que podem ser de grande ajuda para evitar sinais de envelhecimento. Veja: 

  • Hidrate a pele diariamente 
  • Beba bastante água 
  • Mantenha uma dieta equilibrada 
  • Aposte em um sérum 
  • Sempre passe protetor solar 
  • Lembre-se de tirar a maquiagem 
  • Consulte um dermatologista regularmente 

7 dicas de como cuidar da pele depois dos 30 anos 

1. Hidrate a pele diariamente 

A hidratação é parte essencial de uma boa rotina de skincare e uma ótima dica de como cuidar da pele depois dos 30 anos. 

Os hidratantes são dermocosméticos formulados com ingredientes que ajudam na absorção de água pela pele e na retenção do líquido. 

Além disso, fortalecem o estrato córneo, que é a camada mais superficial da pele que atua como “barreira protetora” diante agentes externos, como, por exemplo, a poluição. 

Diante dessas ações, a hidratação diária ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento da pele, minimizando o aparecimento de sinais decorrentes dele. 

Outro ponto é que a grande maioria dos hidratantes também possuem substâncias antioxidantes em sua composição. 

Elas são capazes de neutralizar e eliminar os radicais livres, que são moléculas instáveis que também promovem o aparecimento de sinais. 

2. Beba bastante água 

Falamos sobre a importância da hidratação externa da pele por meio da aplicação tópica de dermocosméticos.  

Contudo, manter uma “hidratação interna” adequada também é uma dica importante de como cuidar da pele depois dos 30 anos. 

Mas o que isso significa? Queremos dizer que é preciso tomar bastante água para que o seu organismo se mantenha hidratado. 

Isso também influencia na saúde da pele, pois ela é formada por células, que possuem água em sua composição. 

Então, o consumo adequado desse líquido ajuda a fortalecer o tecido. Além disso, a água também elimina toxinas que podem causar acnes e outros problemas decorrentes de processos inflamatórios. 

Aliás, um estudo publicado na revista científica Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology mostrou que uma maior ingestão de água está relacionada com um impacto positivo na fisiologia da pele, pois proporciona benefícios à hidratação. 

3. Mantenha uma dieta equilibrada 

Manter uma alimentação equilibrada e diversificada pode ser de grande ajuda para cuidar da pele depois dos 30 anos. 

É por meio das refeições que se obtém os nutrientes que possuem propriedade antioxidante. 

Como dissemos, são eles que combatem os radicais livres, que são moléculas que podem promover o envelhecimento da pele. 

Sendo assim, a ingestão adequada desses nutrientes é fundamental para a prevenção de sinais de envelhecimento, assim como diversas outras condições. 

Mas quais nutrientes possuem essa propriedade e em quais alimentos eles estão presentes? Confira a seguir: 

  • Vitamina A: ovos, bife de fígado, atum e salmão; 
  • Vitamina C: laranja, morango, brócolis e pimentão; 
  • Vitamina E: oleaginosas (castanhas, amêndoas, etc.). espinafre e abacate; 
  • Zinco: frango, feijão, iogurte e sementes de abóbora; 
  • Selênio: arroz, farinha de trigo, castanha-do-Pará e peixes; 
  • Carotenóides: cenoura, tomate, espinafre e brócolis. 

4. Aposte em um sérum 

O sérum é um dermocosmético rejuvenescedor, pois ele é composto por uma alta concentração de nutrientes que proporcionam efeitos anti-idade à pele. 

Normalmente, os nutrientes utilizados são antioxidantes, retinóides ou ácidos, porque eles promovem os seguintes benefícios: 

  • neutralização dos radicais livres; 
  • melhora da renovação celular; 
  • melhora da produção de colágeno e de elastina, que são as proteínas responsáveis pela resistência e elasticidade da pele. 

Por conta dessas ações, o sérum pode ajudar a minimizar a ação do envelhecimento na pele, a prevenir linhas de expressão e a uniformizar o tom de pele, tratando manchas. 

Além disso, este dermocosmético costuma ser muito valorizado devido aos resultados rápidos que ele apresenta. 

Isso acontece porque a alta concentração de nutrientes que ele possui é absorvida rapidamente pela pele, promovendo benefícios visíveis com rapidez.  

5. Sempre passe protetor solar 

A aplicação diária de protetor solar, de longe, é uma das dicas mais importantes de como cuidar da pele depois dos 30 anos. Na verdade, é algo importante para qualquer etapa da vida. 

O protetor solar é a melhor forma de proteger a pele das radiações ultravioleta (UV) emitidas pelo sol. 

Os raios UVA e UVB podem ocasionar tanto danos a curto prazo, como queimaduras, assim como a longo prazo, como o envelhecimento precoce e o câncer de pele. 

Portanto, lembre-se de passar protetor solar todos os dias, independentemente se o tempo está chuvoso ou nublado. 

Recomendamos que você utilize um protetor com, no mínimo, FPS 30 e que ele seja reaplicado pelo menos a cada duas horas. 

6. Lembre-se de tirar a maquiagem 

A maquiagem é capaz de entrar nos poros e penetrar em uma camada mais profunda da pele. E caso ela se mantenha neste local por muito tempo, pode acabar provocando processos inflamatórios. 

Sendo assim, ter atenção na retirada da maquiagem é uma dica fundamental de como cuidar da pele depois dos 30 anos. Dessa forma, garante-se que ela foi removida por completo. 

Para conseguir removê-la com sucesso, é preciso que você utilize um demaquilante ou uma água micelar, porque apenas estas substâncias são capazes de fazer uma remoção apropriada. 

7. Consulte um dermatologista regularmente 

O dermatologista não deve ser consultado apenas quando há algum problema com a sua pele. O acompanhamento deve ser contínuo e frequente. 

Dessa forma, é possível avaliar constantemente a saúde do tecido, o que possibilita a identificação precoce de condições médicas, assim como a prevenção de problemas. 

Além disso, um dermatologista pode recomendar com precisão os melhores produtos e cuidados para a sua pele, evitando reações alérgicas e irritações. 

Melhores dermocosméticos para depois dos 30 anos 

Durante o texto, citamos diversos dermocosméticos que podem ajudar a cuidar da pele depois dos 30 anos, como o hidratante, o sérum e o protetor solar. 

Todos desempenham um papel importante na manutenção da saúde da pele. Por isso, a recomendação é que eles sejam utilizados em conjunto na sua rotina diária de skincare. 

Mas quais são os melhores produtos? Nós indicamos os dermocosméticos da Mantecorp Skincare. 

É uma marca com mais de quarenta anos de história, que foi criada por dermatologista e, em todo esse tempo, vem pesquisando a pele brasileira para desenvolver produtos seguros e eficazes. 

Ela possui linhas de hidratação (Epidrat) e de proteção solar (Episol). Além disso, também conta com o Reviline Sérum e o Glycare Sérum em seu portfólio. 

Todos esses dermocosméticos são de alta qualidade, uma vez que são desenvolvidos por especialistas que conhecem profundamente as necessidades da pele brasileira. 

As dicas de como cuidar da pele depois dos 30 anos foram úteis para você? Caso queira conhecer mais cuidados para a pele, acesse o nosso blog e confira outros conteúdos! 

Referências 

Palma L, Marques LT, Bujan J, Rodrigues LM. Dietary water affects human skin hydration and biomechanics. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2015;8:413-421. Published 2015 Aug 3. 

Nolan K, Marmur E. Moisturizers: reality and the skin benefits. Dermatol Ther. 2012;25(3):229-233. 

Purnamawati S, Indrastuti N, Danarti R, Saefudin T. The Role of Moisturizers in Addressing Various Kinds of Dermatitis: A Review. Clin Med Res. 2017;15(3-4):75-87. 

Schalka, Sérgio; Steiner, Denise. Consenso Brasileiro de Fotoproteção.1 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2013. 

Harvard Health Publishing. Moisturizers: do they work?. Harvard Medical School, 2008. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/moisturizers-do-they-work>. Acesso em: 8 mar. 2021. 

School of Public Health. The Nutrition Source: Antioxidants. Harvard T.H. Chan. Disponível em: <https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/antioxidants/>. Acesso em: 8 mar. 2021. 

posts relacionados