Skincare anti-idade: o que é? Quais são os benefícios?

30/03/2021 skincare anti-idade

O skincare anti-idade é um grande aliado para quem deseja manter a pele saudável e com aparência jovem. Essa técnica consiste em hidratar o rosto com produtos que retardam o envelhecimento precoce das células.

A poluição, a alimentação desbalanceada e rica em gorduras, a falta de protetor solar e o tabaco são alguns exemplos de fatores que podem aumentar a produção de radicais livres, que são as moléculas responsáveis pelo envelhecimento acelerado da pele.

Então, evitar os fatores citados e, em conjunto, criar uma rotina de skincare com produtos de ação anti-aging pode, além de combater os radicais livres, aumentar a hidratação e o brilho da pele.

Pensando nisso, nós separamos 3 dicas para você conseguir desenvolver essa rotina:

  • Passe protetor solar diariamente
  • Aplique os produtos com suavidade
  • Mantenha a pele hidratada

A seguir você confere mais detalhes. Boa leitura!

O que são produtos de skincare anti-idade?

Para entender como os produtos de skincare anti-idade agem, é preciso compreender como a pele humana funciona.

Embora seja um processo não perceptível a olho nu, nossa pele está em uma constante mudança de células a partir do momento que nascemos.

Ao olhar para um recém nascido, é possível perceber que suas bochechas têm um aspecto rosado e firme.

Em contrapartida, ao analisarmos uma pessoa que já está na terceira idade, seu rosto estará com um aspecto mais flácido, além de conter rugas e outras linhas de expressão. Esse é o “ciclo da vida” da pele.

E, como já dito, alguns fatores internos e externos podem acabar acelerando esse processo de envelhecimento. É nessa etapa que os produtos de skincare anti-aging se tornam extremamente úteis.

Como o próprio nome já diz, esses dermocosméticos possuem nutrientes e outros ingredientes em suas fórmulas que ajudam a retardar o efeito do envelhecimento celular.

Portanto, a utilização desses produtos é uma ótima alternativa para reduzir parte dos efeitos causados por motivadores da perda de juventude da pele, como a radiação solar e a poluição.

E para ter uma rotina de skincare anti-aging eficaz é preciso ficar de olho nos ingredientes utilizados pelos produtos. As seguintes matérias primas são algumas das que trazem mais resultados positivos:

  • Retinóides
  • Peptídeos
  • Antioxidantes
  • Ácido hialurônico

Retinóides

Os retinóides são ácidos responsáveis pelo aumento na produção de colágeno, substância que promove a firmeza da pele. Por conta disso, eles ajudam na redução das linhas de expressão.

Estas substâncias podem ser encontradas em alimentos ricos em vitaminas A, como fígado e couve.

Além disso, o sérum rejuvenescedor Reviline é um bom exemplo de produto feito à base de retinol que promove a redução de rugas e melhora a textura e elasticidade da pele.

Peptídeos

Os peptídeos são moléculas que trabalham no organismo como “mensageiros” da pele. Eles são os responsáveis por analisar a quantidade de proteínas no órgão e, caso haja falta de substâncias benéficas, incentivam a produção em massa do que está em débito.

Antioxidantes

Não é apenas os órgãos internos que necessitam de um “detox”. A pele também precisa!

E isso pode ser alcançado com os antioxidantes, substâncias capazes de inibir a oxidação de moléculas.

Por meio desse processo, eles eliminam os radicais livres que, como dissemos no início do artigo, são os responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Os antioxidantes podem ser encontrados em alimentos como azeite de oliva, linhaça, frutas vermelhas, nozes e muitos outros.

Você também os encontra no Ivy C Corpo e Colo, um sérum rejuvenescedor à base de vitamina C nanoencapsulada com alta ação antioxidante e anti-idade.

Ele também conta com FPS 20 e outros ingredientes que estimulam a produção de colágeno e o aumento da renovação celular.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é a substância mais presente no vocabulário de quem deseja adentrar na vida de skincare anti-aging.

Esse ácido serve como um coringa para a pele: hidrata, regenera, diminui as linhas de expressões e, também, ajuda no efeito anti-idade das células.

O produto que recomendamos com esse ingrediente é o gel rejuvenescedor Ivy C. Ele possui uma combinação de ácido hialurônico, vitamina C e ultraesferas de retinol, que é capaz de reduzir as rugas e recuperar a luminosidade e firmeza da pele.

Quais são os benefícios de uma rotina de skincare anti-aging?

Como dito anteriormente, a pele segue o seu próprio ciclo de vida. Entretanto, diversos fatores do dia a dia podem acelerar esse processo de envelhecimento.

Os primeiros passos para adquirir bons resultados e colher benefícios de uma rotina de skin care anti-idade são:

  • conhecer a sua pele;
  • traçar os seus objetivos.

Tipos de pele

É essencial conhecer o seu tipo de pele para ter uma rotina skincare anti-idade eficaz e adequada. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a nossa pele pode classificada em quatro grupos:

  • Normal: textura macia e com poucos poros à vista;
  • Seca: por conta da desidratação em excesso, tende a apresentar menos brilho e mais vermelhidões; 
  • Oleosa: possui um aspecto mais brilhoso, poros mais dilatados e uma maior concentração de cravos e espinhas;
  • Mista: a testa, o nariz e o queixo possuem maior oleosidade (podendo ter mais cravos) e as bochechas são mais secas.

Trace os seus objetivos

Após entender em qual padrão a sua pele se encaixa, é necessário que você planeje os seus objetivos.

A pergunta básica é: “o que eu desejo ganhar com essa rotina de cuidados?”.

Se você deseja resultados imediatos, o melhor caminho é a maquiagem, porque nenhum produto de skincare anti-idade irá trazer resultados do dia para a noite.

Contudo, ter esse objetivo não muda o fato de ser possível criar uma rotina de cuidados com a pele em conjunto.

Esse hábito trará mudanças no médio e longo prazo, deixando a pele mais hidratada e evitando problemas inflamatórios relacionados à pele, assim como o envelhecimento e as rugas.

3 dicas para uma rotina de skincare anti-idade

Agora que você já conhece os benefícios em ter uma rotina de skincare anti-idade, é preciso entender o que é necessário para desenvolver esse hábito.

Assim como toda rotina, o skincare anti-aging necessita de comprometimento e força de vontade. Por isso, separamos 3 dicas simples e fáceis para que você inicie nessa vida de cuidados da pele:

1. Passe protetor solar diariamente

O Brasil é um país onde a incidência de radiação ultravioleta é muito alta. Por isso, é muito importante aplicar o protetor solar diariamente e sempre lembrar de reaplicá-lo com frequência — pelo menos a cada 2 horas — para manter a sua eficácia.

2. Aplique os produtos com suavidade

Às vezes podemos confundir força com maiores resultados. Mas, quando o assunto é pele, a leveza é a maior aliada.

Aplicar produtos com agressividade e esfregar a toalha no rosto pode causar danos, aumentando a possibilidade de rugas.

3. Mantenha a pele hidratada

Qualquer rotina de skincare eficiente necessita de um hidratante para proteger a pele e trazer diversos benefícios para a saúde dela.

À vista disso, incluir um creme hidratante com propriedades anti-idade pode ser uma escolha essencial para garantir uma pele mais jovem e saudável.

Para isso, a nossa indicação é o Reviline Lift, um creme rejuvenescedor nutritivo composto por ácido hialurônico, matrixyl (que é um peptídeo) e vitamina E.

Essas substâncias, em conjunto, estimulam a produção de colágeno, aumentam a hidratação cutânea e possuem ação antioxidante, proporcionando uma pele mais macia, firme e livre de rugas.

Agora você já sabe tudo o que precisa para ter uma rotina de skincare anti-idade! Conta para a gente nos comentários se as informações te ajudaram.

Referências

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: 27 dez. 2020.

Wong, Michelle. 6 Anti-Aging Tips That’ll Transform Your Beauty Routine. Healthline, 2019 Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/anti-aging-routine-skincare>. Acesso em: 27 dez. 2020.

Brady, Krissy. 15 Best Anti-Aging Creams to Fight Wrinkles, According to Dermatologists. Disponível em: <https://www.prevention.com/beauty/a20486194/best-anti-aging-creams/>. Acesso em: 27 dez. 2020.

Mendelsohn, Hadley. The Best Anti-Aging Skincare Routine a Dermatologist Actually Follows. MyDomaine, 2020. Disponível em: <https://www.mydomaine.com/anti-aging-skincare-routine>. Acesso em: 27 dez. 2020.

Hatfield, Heather. Your Bare Minimum Anti-Aging Routine. WebMD, 2013. Disponível em: <https://www.webmd.com/beauty/features/anti-aging-routine#1>. Acesso em: 27 dez. 2020.

posts relacionados