5 principais tratamentos e 4 melhores dicas para o rejuvenescimento da pele

26/01/2022 Benefícios ácido hialurônico

Os efeitos do tempo no nosso corpo são inevitáveis e isso aparece com mais intensidade na nossa pele, o maior órgão do nosso organismo e responsável por defendê-lo. Mas você sabia que há excelentes alternativas para o fortalecimento e rejuvenescimento da pele? 

O uso de tratamentos e a incorporação de dicas para o rejuvenescimento da pele podem trazer efeitos positivos não só para a aparência, mas também para a autoestima e confiança das pessoas que buscam essas soluções¹.  

Quer saber como isso é possível? Confira as quatro melhores dicas e os cinco principais tratamentos para o rejuvenescimento da pele!  

5 tratamentos para o rejuvenescimento da pele 

O envelhecimento natural da pele ocorre porque as células somáticas do nosso corpo começam a morrer e não são substituídas por novas, como acontece na juventude. Isso está associado com o nosso envelhecimento celular². 

Outra questão importante nesse processo é que com o passar dos anos a produção de fibras de colágeno, que confere firmeza e tonicidade à pele, cai drasticamente, o que faz com que ela se torne mais fina e flácida, passando a apresentar rugas³. 

Além disso, fatores como a radiação UV, o excesso de consumo de álcool, o abuso do tabaco e a poluição ambiental são responsáveis por favorecer o envelhecimento precoce da pele². 

Diante disso tudo, se você quer diminuir os efeitos do envelhecimento natural e precoce é possível investir em tratamentos para o rejuvenescimento da pele. Os cinco principais indicados por dermatologistas são os seguintes:  

  1. peelings: eles podem ser feitos com ácido glicólico, ácido retinóico, ácido mandélico ou outros. Essa é uma opção não invasiva, que renova as camadas da pele, trazendo brilho e minimizando a visibilidade das linhas finas e das manchas²; 
  2. laser fracionado: os lasers fracionados atingem a água da pele e estimulam a produção de colágeno novo por meio do aumento da temperatura superficial. Isso pode melhorar as rugas e flacidez na face, pescoço, colo, braços, mãos e pernas.4
  3. toxina botulínica: a toxina botulínica do tipo A, também conhecida como botox, é o procedimento mais procurado por mulheres devido à eficácia e segurança que proporciona, trazendo resultados naturais e aparência mais jovem¹; 
  4. preenchimento à base de ácido hialurônico: os preenchimentos faciais feitos à base de ácido hialurônico também promovem uma aparência mais leve, rejuvenescida e duram em média um ano. Essa substância é segura e eficaz para preencher rugas, corrigir sulcos e repor o volume dos lábios. Os seus efeitos costumam ser observados já no primeiro dia de aplicação¹. 
  5. terapia fotodinâmica: essa é uma metodologia que envolve um fármaco fotossensibilizante e uma fonte de luz. Ela conduz a uma melhoria no aspecto da pele envelhecida, tanto na textura quanto na coloração². 

Mas atenção, qualquer um desses procedimentos deve ser recomendado e realizado por um dermatologista, pois apenas ele será capaz de prescrever a terapia adequada para cada caso e fazer uma análise da sua pele e condições de saúde². 

4 dicas de rejuvenescimento da pele 

Além dos tratamentos receitados por dermatologistas, há práticas muito eficazes para favorecer o rejuvenescimento da pele e também evitar o seu envelhecimento. Confira abaixo! 

1 – Use um creme antienvelhecimento  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cremes antienvelhecimento conseguem melhorar e atenuar os sinais do envelhecimento cutâneo². 

Por isso, eles são uma excelente dica para auxiliar no rejuvenescimento da pele. 

2 – Utilize um suplemento em sachê para rejuvenescimento da pele  

Uma segunda alternativa é o uso de um suplemento em sachê para o rejuvenescimento da pele. Ele pode ser composto por peptídeos de colágeno que conseguem ser bem absorvidos pelo organismo5.  

A suplementação oral de colágeno pode ser feita com sucesso a partir dos 35 até os 65 anos de idade. Inclusive, ela pode ser associada a outros procedimentos5

Um estudo feito na Coréia demonstrou que o uso dela antes e depois da aplicação de laser foi benéfica para a satisfação dos pacientes e para um menor efeito de ressecamento e eritema na pele5

Outros dois elementos que podem estar presentes em suplementos são a vitamina E e a vitamina C, já que ambas possuem um papel de proteção do organismo6

A vitamina C é antioxidante e tem papel na produção do colágeno, além de diminuir o dano celular e ajudar a afastar os sinais de envelhecimento da pele7.  

Já a vitamina E também é antioxidante e tem como principal função proteger a pele contra o dano solar7

Mas atenção, o uso de sachês para rejuvenescimento da pele deve ser feito por indicação e com o acompanhamento de um dermatologista.  

3 – Cuide da alimentação 

Os cuidados com a alimentação e a hidratação interna do corpo também são fundamentais se você busca o rejuvenescimento da pele. 

O ideal é beber 2 litros de água por dia, já que isso facilita a eliminação de toxinas que contribuem para o envelhecimento da pele². 

Além disso, uma dieta balanceada e rica em antioxidantes, por meio do consumo de vegetais, legumes e azeite de oliva pode melhorar o aspecto da pele e ter um impacto positivo frente ao envelhecimento6

4 – Invista em uma boa skincare  

Uma rotina de skincare também é crucial para o rejuvenescimento da pele. Duas etapas vitais são a limpeza e a proteção solar. 

A limpeza da pele duas vezes por dia retira o acúmulo de resíduos como suor, poluição, maquiagem e outros que podem obstruir os poros e facilitar o surgimento de rugas². 

Já a proteção solar é imprescindível, especialmente porque o envelhecimento precoce é fruto principalmente da exposição aos raios ultravioleta provenientes da exposição exagerada ao sol². 

Qual é o melhor produto para o rejuvenescimento da pele? 

Se você está buscando um sachê para rejuvenescimento da pele que possua substâncias que facilitem esse processo, como as que vimos acima, pode contar com o Nouve Collagen HA da Mantecorp Skincare, uma empresa fundada por dermatologistas e que trabalha há 40 anos criando soluções focadas no público brasileiro.  

Esse é um suplemento nutricional multifuncional, que contém uma associação de peptídeos bioativos de colágeno Verisol e ácido hialurônico, que juntos agem na melhora da hidratação, firmeza e elasticidade da pele. 

A sua fórmula também inclui vitamina C, vitamina E e zinco, que atuam na preservação e recuperação da estrutura da pele, além de combaterem a ação dos radicais livres. Tudo isso traz como resultado a redução da profundidade das rugas e da celulite! 

Ficou curioso para conhecer esse produto para rejuvenescimento da pele? Confira detalhes no nosso site

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especialista da SBD dá dicas sobre técnicas de rejuvenescimento facial. 9 maio, 2011. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/especialista-da-sbd-da-dicas-sobre-tecnicas-de-rejuvenescimento-facial/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Envelhecimento. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Envelhecimento cutâneo. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/envelhecimento-cutaneo/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Laser. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/laser/8/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina esclarece pontos centrais sobre suplementação oral de colágeno. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/JSBD/JSBD-V25-N-2/noticias/colaboradora-da-unidade-de-cosmiatria-da-escola-paulista-de-medicina-esclarece-pontos-centrais-sobre-suplementacao-oral-de-colageno/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Na 16ª edição do SBD Live, participantes discutiram a influência da nutroterapia no envelhecimento cutâneo. 11 setembro, 2020. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/na-16-edicao-do-sbd-live-participantes-discutiram-a-influencia-da-nutroterapia-no-envelhecimento-cutaneo/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

7. Bowman J. The 4 Best Vitamins for Your Skin. Healthline. 30 julho, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/4-best-vitamins-for-skin>. Acesso em: dezembro, 2021.   

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Rejuvenescimento

posts relacionados