Como cuidar da região dos olhos? Conheça 3 hábitos que você pode adotar

12/05/2022 região dos olhos

A região dos olhos é uma das partes mais sensíveis do corpo e uma das primeiras a mostrar os sinais de envelhecimento¹. Mas você sabia que o aspecto dessa área pode piorar se ela não tiver os devidos cuidados? 

Ao adotar hábitos focados em cuidar da região dos olhos, você estará combatendo os efeitos do envelhecimento precoce (causado principalmente pelos raios solares) e evitando algumas situações incômodas, como as olheiras, a flacidez e até mesmo rugas que aparecem com o tempo. 

Quer saber como fazer isso na prática? Aprenda como cuidar da região dos olhos com três dicas simples e efetivas. 

Por que é importante cuidar da região dos olhos? 

A pele da região dos olhos é mais fina do que a de outros lugares. Conforme envelhecemos, a derme perde colágeno, elastina e ácido hialurônico, ficando frouxa e causando flacidez². 

Com a pele flácida, perdemos sustentação e com isso, as bolsas de gordura que possuímos embaixo dos olhos, saltam para fora formando a olheira. Essa pele mais fina e flácida tem outra consequência, que é permitir que fluidos se acumulem, trazendo um inchaço². 

Em resumo, os problemas mais comuns que afetam a região dos olhos são os seguintes1,3:  

  1. olheiras
  2. linhas finas e rugas; 
  3. inchaço; 
  4. flacidez na região dos olhos. 

Todos esses quadros estão relacionados não só com o envelhecimento da pele, mas também com a sua exposição inadequada ao sol³.  

A combinação de pele mais fina, movimento constante de piscar e exposição aos raios UV faz com que essa área sofra mais alterações com o tempo³. Tudo isso faz com que precisemos ter alguns cuidados especiais com a região dos olhos, para manter uma aparência bonita e saudável.  

A boa notícia é que adotar uma rotina de skincare, mesmo que em uma idade mais avançada, auxilia a reverter alguns danos e a prevenir futuras consequências desse processo de envelhecimento, inclusive na região dos olhos4

Como cuidar da região dos olhos? Adote esses 3 hábitos cotidianos 

Se você procura maneiras de como cuidar da região dos olhos, vai ficar feliz em saber que basta incluir algumas práticas simples no seu dia a dia para ter o efeito desejado em poucos meses. As principais estão listadas abaixo! 

1 – Use um hidratante específico para a região dos olhos 

Como a região dos olhos é mais seca, pois não possui glândulas sebáceas, é fundamental hidratá-la¹. 

Isso é essencial porque quando a nossa pele perde água ela começa a encolher e é nesse momento que as rugas aparecem. Mas se você repõe esse líquido, isso pode ajudar a renovar a região dos olhos e reduzir a aparência de linhas finas e rugas¹. 

Como essa pele é mais fina, ela tende a ser mais sensível ao hidratante comum. Por isso, é interessante optar por um creme para a região dos olhos com ingredientes mais suaves e específicos para a área¹.  

2 – Passe protetor solar  

Um dos responsáveis pelo processo de envelhecimento extrínseco da pele é a exposição aos raios UV, que é capaz de deixar a região abaixo dos olhos mais escura1,5

Para combater isso, você pode investir na aplicação de um protetor solar para o rosto de amplo espectro todos os dias, mesmo naqueles em que o tempo está nublado, pois os raios UV ainda assim podem causar danos1

Não se esqueça de passar também o protetor na pálpebra superior, uma parte que costuma ser negligenciada quando o assunto é o filtro solar1

Você também pode utilizar um par de óculos escuros com fator UV, para aumentar ainda mais a proteção dos seus olhos1

3 – Mantenha hábitos saudáveis 

Alguns hábitos saudáveis, como ter um sono de qualidade, praticar atividades relaxantes e beber mais água para aumentar a hidratação, melhoram a pele como um todo, inclusive a da região dos olhos6

Além disso, você pode utilizar compressas geladas para aliviar as olheiras por conta dos vasos dilatados e fazer massagens na região regularmente para ampliar a drenagem local6

Quais procedimentos estéticos posso fazer na região dos olhos? 

Em alguns casos, os cuidados caseiros com a região dos olhos não são suficientes para se livrar das olheiras, das rugas e da flacidez. Nessas situações, é comum que as pessoas busquem procedimentos estéticos.  

As soluções mais comuns são o preenchimento e a toxina botulínica na região dos olhos, pois ambos ajudam no rejuvenescimento facial. No entanto, eles são métodos invasivos e devem ser indicados e feitos apenas por médicos7.  

O preenchimento realizado com ácido hialurônico corrige rugas finas e olheiras, devolvendo o volume facial que diminui com a idade. Ele repõe essa substância que o corpo vai perdendo com o tempo e pode durar de um a dois anos7

Já a toxina botulínica na região dos olhos pode amenizar os famosos pés de galinha. Ele é feito por meio da aplicação da toxina botulínica no local, para relaxar o músculo temporariamente, tratando rugas de expressão estáticas e dinâmicas. Seu efeito dura de quatro a seis meses7

Qual creme para a região dos olhos posso usar? 

Como você viu, a pele da região dos olhos precisa de um cuidado especial, por conta da sua delicadeza, finura e particularidades. Por isso, é sempre bom contar com produtos confiáveis e que utilizem ingredientes pontuais para essa área.  

Se você busca um item assim, que tal conhecer o creme rejuvenescedor Reviline olhos da Mantecorp Skincare? Ele promove a redução de rugas profundas e da flacidez, melhora a firmeza e elasticidade da pele e a deixa mais lisa e macia.  

Tudo isso ocorre graças à sua formulação exclusiva que contém microesferas de retinol, ou seja, o ativo fica protegido e é entregue nas camadas mais profundas da pele, com ácido hialurônico e silício, linefill MS e biopeptídeos, que são ativos com ação rejuvenescedora. 

Quer conhecer melhor esse produto e incluí-lo na sua rotina de skincare? Confira detalhes no nosso site!  

Referências consultadas:  

1. Darmawan C. 7 Ways to Care for the Skin Around Your Eyes. Healthline. 7 março, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/eye-care#_noHeaderPrefixedContent>. Acesso em: março, 2022. 

2. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. Ask the doctor: baggy eyes. 1 maio, 2011. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/baggy-eyes>. Acesso em: março, 2022. 

3. Cleveland Clinic. How To Fix Droopy Eyelids, Circles and Sags. 1 março, 2022. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/the-best-options-for-droopy-eyelids-circles-and-sags/>. Acesso em: março, 2022. 

4. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: março, 2022. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Envelhecimento. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/doencas/envelhecimento/>. Acesso em: março, 2022. 

6. Dias GDR, Borba A. Abordagem estética da região palpebral inferior – Uma revisão das principais opções terapêuticas. 2021; 10(5): 1-14. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiojKyE8an2AhXbqZUCHVNSBjUQFnoECAIQAQ&url=https%3A%2F%2Frsdjournal.org%2Findex.php%2Frsd%2Farticle%2Fdownload%2F15033%2F13407%2F194950&usg=AOvVaw1GHaCpxMI63s5LxW93RG0M>. Acesso em: março, 2022. 

7. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Toxina butolínica e preenchimento: saiba quais são as diferenças. 6 abril, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/toxina-botulinica-e-preenchimento-saiba-quais-sao-as-diferencas/>. Acesso em: março, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Rejuvenescimento

posts relacionados