O que causa olheiras: entenda como prevenir a aparência de cansaço

09/11/2021 Imagem do blog de Mantecorp Skincare, do post O que causa olheiras: entenda como prevenir a aparência de cansaço

Se alguma vez você chegou a pesquisar coisas como: “o que causa olheiras?” ou “por que tenho olheiras escuras?”, saiba que não está sozinho. 

Afinal, em alguns dias não há como escapar: ao se olhar no espelho, você se depara com grandes bolsas escuras e arroxeadas abaixo dos olhos. 

Essa bolsa, conhecida popularmente como olheira, é a hiperpigmentação periorbital, uma condição de origem complexa.  

Segundo um estudo publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, as olheiras aparecem majoritariamente em mulheres, na faixa etária de 16 a 25 anos. ¹ 

Devido à sua característica multifatorial, “o que causa olheiras” é uma pergunta que está em constante estudo e expansão. Abaixo, apresentaremos as causas mais comuns estudadas e comprovadas.  

Tipos de olheiras: entenda qual a origem da sua 

Quando pensamos sobre o que causa olheiras, raramente imaginamos que, assim como não existe um único tipo, também são diversos os motivos que causam esse problema.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia regional do Rio de Janeiro 

(SBDRJ), essa condição  pode ser classificada em quatro grupos. ² São eles: 

  • olheiras vascular; 
  • olheiras pigmentar; 
  • olheiras profunda ou estrutural; 
  • edema. 

Já a razão do aparecimento das bolsas arroxeadas abaixo dos olhos, segundo um estudo do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pode ser resultado de:  

  • excesso de melanina na pele;  
  • reações inflamatórias; 
  • vascularização;  
  • edema periorbital ; 
  • depressão da região periorbital ³ 

O que causa olheiras e como tratá-las? Tipos detalhados  

Olheiras vasculares 

Quando falamos sobre o que causa olheiras, um motivo comum para o aparecimento incômodo das bolsas abaixo dos olhos é o aumento do fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.  

Esse tipo, conhecido como olheiras vasculares, além da vascularização, também pode ser resultado da congestão dos vasos perioculares.  

Quando isso acontece, a região apresenta uma coloração arroxeada, resultando na conhecida aparência de cansaço.  

Para tratar olheiras de origem vascular, os procedimentos dermatológicos indicados são laser e luz intensa pulsada. Já para um efeito imediato, porém não totalmente eficaz, compressas geladas podem proporcionar uma melhora visual. 

Portanto, quando você se pergunta sobre o que causa olheiras escuras, as questões relacionadas aos fluxo sanguíneo podem ser a resposta.  

Olheiras pigmentares 

As olheiras pigmentares são causadas por um excesso de pigmentação na região abaixo dos olhos. Esse tipo  é mais comum em pessoas de pele parda e negra, que naturalmente apresentam uma quantidade maior de melanina na pele, olhos e cabelos.  

Além disso, outro motivo que pode levar ao aparecimento de olheiras são processos inflamatórios, como as alergias, que também provocam o aumento de melanina da área. 

Sua coloração varia em diferentes tons de castanho, e pode ser tratada em casa gradativamente com cremes clareadores ou com procedimentos profissionais, como os peelings e lasers.  

Olheiras profundas ou estruturais 

Poucas pessoas imaginam, mas a estrutura óssea também pode ser uma das respostas para a comum pergunta sobre o que causa olheiras.  

Isso é, indivíduos  que apresentam olheiras profundas ou estruturais, como são conhecidas, possuem um desnível na área ao redor dos olhos, resultando em uma região mais funda. 

Assim, devido a anatomia óssea e de gordura, acontece o escurecimento da área, sobretudo devido às sombras causadas por essa diferença de nível.  

Para o tratamento das olheiras profundas, preenchimentos com ácido hialurônico podem ser indicados para “encher” a área periocular.  

Edema 

Por fim, o edema pode ser uma das causas para as bolsas arroxeadas abaixo dos olhos. Os edemas são inchaços provocados por fatores externos e internos que levam ao acúmulo de líquidos ou gordura em algumas partes do corpo. 

Para tratar esse tipo de olheiras, compressas geladas podem ser o suficiente para melhorar a aparência da região, especialmente  para edemas causados por retenção de líquido. Já para os de gordura, a blefaroplastia, cirurgia plástica para retirar a bolsa, pode ser a mais indicada.   

O que causa olheiras? 3 hábitos que podem agravar o quadro 

Como podemos observar, a causa das olheiras pode ser explicada por diversos motivos sobre os quais não temos controle. No entanto, isso não significa que alguns hábitos de vida não tenham relação com as bolsas de escuras abaixo dos olhos, 

Na realidade, muitas vezes, as olheiras se tornam mais aparentes por questões externas, que acabam por agravar a condição. Desse modo, vamos apresentar agora alguns comportamentos que devem ser evitados para prevenir uma piora no quadro.  

1. Exposição solar  

Sobretudo em olheiras classificadas como pigmentares, em que há aumento de melanina na região, a exposição solar sem o uso de filtro solar pode favorecer o escurecimento das olheiras, tornando-as mais evidentes. 

Sendo assim, independentemente do clima ou se você irá ou não sair de casa, o uso de um protetor solar adequado para o seu tipo de pele é indispensável para prevenir a piora da  hiperpigmentação periorbital.  

2. Insônia ou baixa qualidade de sono 

Não há como falar sobre o que causa olheiras sem citar a insônia ou as noites mal dormidas. Seu impacto é tão forte que a hiperpigmentação periorbital muitas vezes é relacionada ao cansaço.  

A baixa qualidade de sono, além de agravar os quadros de olheiras escuras,  pode acometer vários outros problemas. Por isso, manter uma rotina de sono é o mais indicado para uma saúde de qualidade.  

3. Tabagismo 

Como vimos, sobretudo nas olheiras vasculares, a circulação sanguínea é uma das causas das bolsas arroxeadas ao redor dos olhos.  

Dessa forma, o tabagismo é um hábito que deve ser evitado, visto que os componentes do cigarro, especialmente a nicotina, pode levar à diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, o que pode favorecer o aparecimento de olheiras vasculares..  

Agora você já sabe o que causa olheiras, como tratá-las e como preveni-las!  O que achou de aprender sobre isso? Acompanhe nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como esse!  

Referências 

¹ Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. Periorbital Hyperpigmentation: A Comprehensive Review. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4756872/>. Acesso em: 27de junhho 2021.  

² Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro. Olheiras: causas e tratamentos. Disponível em:<https://sbdrj.org.br/olheiras-causas-e-tratamentos/>. Acesso em: 27 de junho 2021. 

³ Departamento de Dermatologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Blackwell Publishing Inc What causes dark circles under the eyes?. Disponível em:<https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/viewFile/23330/pdf>. Acesso em: 27 de junho 2021. 

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Causas e tratamento da hipercromia periorbital. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/viewFile/23330/pdf>. Acesso em: 27 de junho 2021.  

posts relacionados