Uma nova tatuagem pode pegar sol? Confira quantos dias esperar e como protegê-la!

14/04/2022 tatuagem pode pegar sol

Quem busca registrar momentos, histórias e sentimentos na pele sabe que basta uma agulha, tinta e um profissional preparado para colocar isso em prática. Mas depois de feita a arte no corpo, provavelmente você já se perguntou se a tatuagem pode pegar sol, não é mesmo? 

Essa preocupação é extremamente válida, afinal os raios UVA e UVB podem causar danos incômodos no desenho recém feito. Por conta disso, a tatuagem pode pegar sol apenas após a cicatrização dela, que tem um tempo variável de pessoa para pessoa. 

Descubra depois de quantos dias a tatuagem pode pegar sol e o que você deve fazer para protegê-la adequadamente! 

Depois de quantos dias pode pegar sol na tatuagem? 

Muitas pessoas que recém fizeram uma arte no corpo se questionam se a tatuagem pode pegar sol. 

Para entender melhor a resposta dessa pergunta, primeiro precisamos compreender que esse tipo de modificação corporal é feita com a aplicação de pigmentos que atingem a derme, camada mais profunda da pele1

Sempre que abrimos a pele ela fica vulnerável a infecções. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar complicações e garantir a adequada cicatrização dela². 

Diante disso, um dos principais hábitos que você deve adotar ao fazer uma nova tatuagem é não pegar sol durante esse processo nem usar protetor diretamente nela³.  

O filtro solar não deve ser utilizado até que ela esteja totalmente curada. Isso porque as tatuagens novas são feridas abertas e os protetores contêm produtos químicos e minerais que podem irritá-la5

O tempo de cicatrização depende do seu tamanho e do quão complexa ela é. As maiores tendem a ficar vermelhas e inchadas por mais tempo, já que causam um trauma maior na pele2

O ideal é aguardar ao menos 30 dias antes de expor a tatuagem nova ao sol usando protetor solar4. Para algumas pessoas esse tempo pode ser menor e levar apenas duas ou três semanas. 

Por isso, o mais indicado é observar a sua pele atentamente e procurar a ajuda de um dermatologista em caso de dúvidas. 

Mas então como proteger a tatuagem nova do sol? Confira abaixo! 

Como proteger a tatuagem nova do sol? 

Se não é possível utilizar protetor nos primeiros dias, então como proteger a tatuagem nova do sol?  

Para isso, você pode tomar os seguintes cuidados: 

  1. não a deixe exposta ao sol, ou seja, evite praias e piscinas ao máximo3
  2. cubra-a com roupas largas para evitar a incidência direta da luz solar5
  3. limite o seu tempo de exposição solar e se precisar sair de casa evite o sol mais forte, entre as 10h e 16h5
  4. use roupas leves e soltas sobre ela quando estiver ao ar livre5 e dê preferência para aquelas que possuem fator de proteção solar2

Depois da cicatrização, você deve passar protetor solar nela diariamente e adotar hábitos como: 

  • aplicar o protetor 15 minutos antes de sair e reaplicar pelo menos a cada duas horas6
  • escolher um protetor com no mínimo FPS 30 para cobrir a tatuagem e o resto do corpo. Caso a sua pele seja mais sensível, opte por um com FPS 50 ou superior para evitar queimaduras5
  • preferir protetores rotulados como resistentes à água e de “amplo espectro”, pois isso significa que eles protegem a sua pele contra os raios UVA e UVB5

Esse último tópico é essencial, visto que os raios UVA e UVB trazem os seguintes prejuízos para a pele e a tatuagem que pode pegar sol5:  

  • raios UVA: penetram mais profundamente na pele e são capazes de fazer com que ela envelheça prematuramente, levando a rugas e flacidez nas áreas tatuadas. Também podem desbotar muitos tipos de tintas corporais; 
  • raios UVB: são os principais responsáveis por causar danos às camadas superiores da pele e queimaduras solares, que por sua vez podem prejudicar as tatuagens, especialmente as novas. 

Lembre sempre: a melhor maneira de evitar queimaduras, desbotamento da tatuagem, rugas, entre outros, é se protegendo corretamente contra o sol5

Com isso, você também estará ajudando a manter uma melhor aparência da tinta corporal na sua pele5

Pegou sol na tatuagem: o que fazer em casos de queimadura? 

Se a sua tatuagem nova for queimada pelo sol ela pode levar mais tempo para cicatrizar e também pode coçar e formar bolhas5

Caso você não consiga evitar que a sua tatuagem pegue sol e ela se queime, siga essas dicas5:  

  • aplique uma compressa fria na área queimada; 
  • passe um hidratante hipoalergênico calmante sobre a região afetada; 
  • beba muitos líquidos e monitore a pele; 
  • procure atendimento médico se tiver febre, notar inchaço ao redor da tatuagem ou sentir ondas de calor e frio, pois estes podem ser sinais de uma infecção.  

Entendeu quando a tatuagem pode pegar sol e quais cuidados você deve ter com ela? Conheça um protetor solar adequado para o seu uso diário! 

Qual protetor solar usar na tatuagem? 

Depois que o desenho na sua pele está cicatrizado, é hora de investir em um protetor solar para cuidar e preservar essa arte. 

Você não precisa de um protetor específico para tatuagens, apenas de um produto apropriado para o seu tipo de pele!  

Neste caso, você pode confiar no protetor solar Episol Intense, da Mantecorp Skincare, um produto para o rosto e o corpo, que pode ser usado tanto diariamente quanto em atividades de alta exposição solar.  

O Episol Intense promove uma alta proteção contra os raios UVA, UVB e Infravermelho, pode ser aplicado na pele molhada e é resistente à água, ao suor e ao cloro, ou seja, todas as características necessárias para proteger uma tatuagem que já pode pegar sol.  

A sua textura leve não deixa resíduos brancos, é fácil de espalhar, possui rápida absorção e não escorre nos olhos mesmo em condições de sudorese. Além disso, ele possui ação hidratante por 12h e ação antioxidante que preserva o colágeno. Este produto está disponível nos FPS 30 e 60. 

Quer conhecer mais detalhes deste protetor solar? Confira no nosso site

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Não transforme a sua tatuagem em cicatriz. 22 julho, 2010. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/nao-transforme-sua-tatuagem-em-cicatriz/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

2. Watson S. Tattoo Aftercare: What You Need to Know. 28 dezembro, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/tattoo-aftercare>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Tatuagem pode colocar saúde em risco, tome os cuidados certos. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/tatuagem-podem-colocar-saude-em-risco-tome-os-cuidados-certos/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

4. Lise M. Tatuagens – Dra. Michelle Lise. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/tatuagens-dra-michelle-lise/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

5. Cirino E. How to Keep Your Tattoo Looking Good in the Sun. Healthline. 10 julho, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/skin/tattoo-sunscreen>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

6. American Academy of Dermatology Association. Caring for tattoed skin. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/tattoos/caring-for-tattooed-skin>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Proteção Solar

posts relacionados