Qual é o fator de protetor solar adequado para a pele negra?

30/03/2021 qual o fator de protetor solar para pele negra?

Você já se pegou perguntando qual é o fator de protetor solar adequado para a pele negra? Talvez a dúvida tenha sido até mesmo sobre a necessidade de usá-lo. Entretanto, a proteção solar é essencial independentemente do tom da pele. E o recomendado é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja de pelo menos 30.

Mas, porque o FPS precisa ser pelo menos esse? É isso o que vamos esclarecer neste artigo! Nos próximos parágrafos, você irá acompanhar os seguintes tópicos:

  • Pessoas com pele negra precisam passar protetor solar?
  • Qual é o melhor fator de protetor solar para a pele negra?
  • Quais são os outros cuidados que a pele negra precisa?

Pessoas com pele negra precisam passar protetor solar?

É indispensável que pessoas com pele negra passem protetor solar para manter a sua saúde! A afirmação de que negros não precisam passar protetor por terem mais melanina é um grande mito que por muito tempo foi disseminado pelo senso comum.

A pele negra realmente possui mais proteção do que tons mais claros. Inclusive, estudos indicam que ela tem, naturalmente, um FPS 13 se comparada às peles brancas. Entretanto, isso não significa que ela escapa dos danos causados pelas radiações solares.

Essa proteção natural é mínima e não é capaz de proteger contra todos os espectros de radiação ultravioleta. E, na realidade, a pele negra até mesmo tem mais propensão a desenvolver problemas relacionados à hiperpigmentação.

A hiperpigmentação é uma condição caracterizada pelo excesso de produção de melanina causado pela exposição ao sol. É essa condição que pode provocar manchas escuras ou claras de diferentes tamanhos por todo o corpo.

E essa maior propensão de ocorrência na pele negra é porque a produção de melanina dela é mais ativa. Sendo assim, ela tem uma reação mais forte aos estímulos, como queimaduras, inflamações e erupções.

Deu para entender como é importante passar protetor solar se você tiver pele negra, certo? Essa é a forma mais eficaz de protegê-la contra os mais diversos danos possíveis, que, inclusive, podem ser graves.

Qual é o melhor fator de protetor solar para a pele negra?

Agora que você já sabe que a fotoproteção é algo extremamente necessário para negros, talvez você se pergunte: “mas qual o melhor fator de protetor solar para a pele negra?”.

Primeiramente, para responder essa pergunta, é preciso explicar adequadamente o que é Fator de Proteção Solar (FPS). Isso porque esse conceito tem um significado diferente do que o senso comum divulga.

O FPS é uma medida utilizada para quantificar quanto tempo a mais sua pele consegue ficar exposta ao sol sem sofrer danos.

Por exemplo, suponhamos que a sua pele demora cinco minutos para começar a sofrer com a queimadura solar. Então, após passar um protetor solar de FPS 30, ela levará trinta vezes mais tempo para sofrer esse dano, ou seja, irá demorar duas horas e meia.

Diante disso, os dermatologistas recomendam que pessoas com pele negra utilizem pelo menos um protetor com FPS 30.

Mas, aqui mais uma vez é importante não se apegar à questão da melanina, porque pode ser que um protetor de FPS 60 seja mais recomendado para as suas necessidades.

Por isso, é importante levar em conta a sua rotina na hora de escolher o FPS. Se você fica exposto ao sol por muito tempo, com certeza um FPS maior será melhor para a sua situação.

Portanto, consultar um dermatologista pode ser o caminho mais certeiro para saber qual é o melhor fator de protetor solar para pele negra. Afinal, esse profissional conseguirá avaliar as necessidades da sua pele e poderá indicar o produto mais apropriado.

Além disso, na hora de escolher um protetor, é importante procurar por aqueles que possuem um amplo espectro. Mas, o que isso significa?

Amplo espectro é o termo utilizado para se referir aos protetores que protegem contra todos os tipos de radiações ultravioleta. Pois, há radiações com comprimentos de ondas diferentes que causam danos distintos à pele.

Protetor solar com cor pele negra

Os protetores solares com cor pele negra são uma ótima opção para substituir a maquiagem, porque eles têm aparência semelhante à uma base.

Além disso, eles podem garantir um pouco mais de proteção por conta da barreira física que criam na pele. Dessa forma, ele também é capaz de proteger contra as luzes visíveis, que são emitidas tanto pelo sol quanto por lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Então, esse tipo de protetor se mostra uma opção prática, que uniformiza o tom da pele e, ao mesmo tempo, protege-a.

Se interessou por essa opção? Nossa recomendação é a linha Episol Color, da Mantecorp Skincare. Ela conta com um protetor para pele negra e mais outras quatro tonalidades. Além disso, todos estão disponíveis em FPS 30 e FPS 70.

Todos os produtos dessa linha possuem um amplo espectro de proteção, protegendo contra radiações UVA, UVB, Infravermelho A e luz visível. Além disso, possuem efeito matte, textura fondant com efeito base e não obstruem os poros.

E, caso o seu principal objetivo seja substituir a maquiagem, a melhor opção é o Episol Color Pó Compacto. Essa linha também tem um protetor para pele negra e outras quatro tonalidades, todas com FPS 50.

Quais são os outros cuidados que a pele negra precisa?

Como qualquer outra, a pele negra precisa de uma rotina de skincare e certos cuidados para se manter saudável e prevenir o envelhecimento, as manchas e as rugas.

Esse cuidado pode começar pela identificação do seu tipo de pele, que pode ser normal, seca, oleosa ou mista. Saber em qual grupo você se encaixa é fundamental para escolher os produtos mais adequados, assim como ter cuidados especiais.

Além disso, incluir certas etapas em sua rotina pode ser de grande ajuda para a saúde da sua pele. Por isso, separamos três passos que não podem faltar no seu skincare:

  • Limpeza
  • Sérum
  • Hidratação

1. Limpeza

A limpeza da pele deveria ser algo rotineiro no dia a dia de todo mundo. Afinal, a higienização remove todos os resíduos prejudiciais à pele, como a poluição, ajuda a reduzir a oleosidade e ainda melhora a absorção de nutrientes, caso você passe outros produtos.

2. Sérum

O sérum é um dermocosmético que proporciona efeitos anti-idade. Ele é composto por uma alta dose de nutrientes, como antioxidantes e retinóides. Sendo assim, é capaz de neutralizar os radicais livres, que podem ser os responsáveis pelo envelhecimento e pelo surgimento de rugas.

Adotar a aplicação do sérum na rotina de skincare é ainda mais importante para a pele negra por causa da maior propensão à hiperpigmentação que comentamos. Isso porque principalmente os antioxidantes são capazes de evitar que essa condição ocorra.

O Glyclare Sérum é uma ótima opção que pode te ajudar na uniformização do tom da pele. Além disso, ele promove a renovação celular e reduz os sinais de envelhecimento, como rugas e outras linhas de expressão.

3. Hidratação

Esse cuidado dificilmente é uma novidade para alguém. A hidratação é algo que deveria estar presente no skincare de todos. Mesmo para as pessoas que possuem pele oleosa.

Afinal, isso não é mais um problema. Pois, hoje em dia, praticamente todos os produtos não aumentam a oleosidade.

E passar um hidratante é essencial para a saúde da pele, porque ele ajuda na manutenção da barreira natural que protege contra fatores externos, como a poluição e outros resíduos prejudiciais.

A Mantecorp possui uma linha completa de hidratação, na qual os produtos foram desenvolvidos pensando nas particularidades de cada tipo de pele. Conheça e experimente!

O que achou de entender qual é o melhor fator de protetor solar para pele negra? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas! Acompanhe nosso blog para ter acesso a mais informações confiáveis e relevantes.

Referências

Denton-Hurst, Tembe. The Best Sunscreens for Dark Skin, According to Experts. New York Magazine, 2020. Disponível em: <https://nymag.com/strategist/article/best-sunscreens-for-dark-skin.html>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Allen, Maya. 8 Incredibly Useful Dermatologist Tips for Dark Skin Tones. Byrdie, 2020. Disponível em: <https://www.byrdie.com/dermatologist-tips-for-dark-skin>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Lawrence, Shammara; Thorne, Gabi. The 14 Best Sunscreens That Don’t Leave a White Cast on Dark Skin Tones. Allure, 2020. Disponível em: <https://www.allure.com/gallery/best-sunscreen-dark-skin-tones>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Saunders, Nicole. Best sunscreen for dark skin tones, according to dermatologists. NBC News, 2020. Disponível em: <https://www.nbcnews.com/news/nbcblk/sunscreen-dark-skin-tones-n1237144>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Jones, Alexis. 12 Best Sunscreens for Darker Skin Tones, According to Dermatologists of Color. Prevention, 2020. Disponível em: <https://www.prevention.com/beauty/skin-care/g27091122/best-sunscreen-for-dark-skin-tones/>. Acesso em: 03 jan. 2021.

posts relacionados