Tudo sobre protetor solar para pele negra: da importância à escolha do melhor produto!

14/01/2022 protetor solar para pele negra

Você sabe quais características avaliar antes de escolher um protetor solar para a pele negra? Esse tipo de pele possui especificidades que devem ser consideradas antes de levar um produto para casa, como sua textura e tom. 

Além disso, é preciso observar as formulações e verificar o FPS do protetor, a sua composição e se ele atua contra raios UVA, UVB, Infravermelho e Luz visível. 

Veja como descobrir qual é o protetor solar indicado para a pele negra com as nossas dicas abaixo! 

Qual é a importância do protetor solar para a pele negra? 

Talvez você já tenha escutado por aí que quem tem pele negra não precisa usar um protetor solar, mas isso é um mito

Apesar de ter mais melanina na pele¹, as pessoas negras ainda necessitam utilizar um filtro solar para se proteger contra os raios UVA, UVB e infravermelho; e por causa da maior quantidade de melanina, necessitam de proteção contra a luz visível; isso porque ambos causam danos como² ³ 4

  1. câncer de pele; 
  2. envelhecimento precoce (manchas e rugas decorrentes da exposição solar); 
  3. fotoenvelhecimento;  
  4. melasma; 
  5. rosácea; 
  6. queimaduras da pele;  
  7. flacidez; 

Somente um produto apropriado será capaz de combater essas situações. Por isso, é fundamental encontrar um protetor solar para a pele negra que atenda as particularidades da sua pele. 

Para que ele tenha o efeito almejado, é necessário aplicá-lo sobre a pele 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar depois de duas ou três horas, dependendo do seu nível de suor e também se você entrou na água do mar ou da piscina4.  

Lembre-se de que mesmo nos dias nublados ele deve ser usado, afinal, os raios UVB e a luz visível conseguem atingir a pele igualmente nessas situações4.  

3 perguntas e respostas para te ajudar a encontrar um protetor solar para a pele negra 

Agora que você já sabe a importância de um protetor solar para a pele negra, ainda está em dúvidas sobre qual escolher com tantas opções no mercado? 

Separamos aqui três perguntas e respostas para te ajudar na sua seleção! 

1 – Qual deve ser o fator de protetor solar para a pele negra? 

O fator de proteção solar para a pele negra indicado pelas entidades de saúde, como a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é de no mínimo 305

Apesar de as peles mais escuras possuírem um fator de proteção natural, que varia entre oito e 13, por conta da alta quantidade de melanina, isso é insuficiente para uma defesa adequada6. 

Isso porque os níveis de proteção abaixo de 15 não atuam de maneira efetiva contra o câncer de pele ou envelhecimento precoce, e apenas evitam a queimadura por causa do sol³. 

Importante lembrar também que, por conta da alta quantidade de melanina, as peles mais escuras apresentam maior tendência a mancha. Por isso a importância da proteção com FPS alto e proteção para luz visível.  

Mas você sabe o que significa esse fator e por que ele é tão importante na hora de selecionar um filtro solar para a pele negra? Ele indica o quanto a pele está protegida.  

Se o FPS for 30, por exemplo, isso significa que a pele está 30 vezes (em unidade de tempo) mais protegida dos raios solares do que estaria caso não tivesse passado nada4

Na teoria, se em condições normais você levaria 10 minutos para se queimar, com um protetor solar FPS 30 isso aconteceria em 300 minutos. Mas na prática não funciona dessa forma, pois inúmeros fatores interferem no tempo em que o protetor vai permanecer protegendo sua pele. Por isso a importância da reaplicação em 120 minutos. 

2 – O que devo buscar num protetor solar facial para a pele negra? 

Ao escolher um protetor solar facial para a pele negra, e também corporal, você deve avaliar se ele combate os raios UVA, UVB, Infravermelho e luz visível. 

Primeiro porque os raios UVB são a principal causa de queimaduras e câncer de pele³. 

Da mesma forma, os raios UVA contribuem para o desenvolvimento da doença e do envelhecimento precoce da epiderme, por isso precisam ser combatidos³. 

Por sua vez, os raios Infravermelho favorecem o envelhecimento cutâneo, conforme alguns estudos mais recentes têm demonstrado. Nesses casos, itens que possuem substâncias antioxidantes são interessantes para reduzir a exposição da epiderme a esses fatores². 

E a luz visível contribui para o aparecimento de manchas.   

Também é imprescindível verificar o tipo de textura do filtro e optar por um que esteja de acordo com o seu tipo de pele

  • seca: a versão em creme é mais interessante pelo seu aspecto hidratante, especialmente para a face7
  • mista e oleosa: as composições com toque seco, em gel, sérum ou loção são ideais, pois tendem a ser mais finas e menos sebosas7

3 – Qual é o melhor protetor solar para pele negra? 

O melhor protetor solar para a pele negra é aquele que: 

  1. atenda às especificidades da sua pele, seja ela muito seca ou oleosa; 
  2. supra necessidades como, por exemplo, ter uma coloração de base, que não deixa nenhuma mancha branca e uniformiza o tom; 
  3. tenha FPS no mínimo 30 e atue contra raios UVA, UVB, Infravermelho e Luz visível.  

Se você está buscando uma alternativa assim, que tal conhecer o novo Episol Color?  Ele tem opções para diversos tons de pele negra com FPS 70, protege contra raios UVA, UVB, Infravermelho A e luz visível, não obstrui os poros e tem um toque seco, perfeito para o uso diário. 

Além disso, ele suaviza e diminui as linhas de expressão e promove uma cobertura perfeita da pele, mantendo a sua uniformidade com um efeito natural! 

O novo Episol Color é uma formulação da Mantecorp Skincare, uma empresa criada por dermatologistas e que atua há 40 anos no mercado desenvolvendo produtos com foco nas singularidades da pele brasileira! 

Conheça a linha completa do Episol Color no nosso site

Agora que você já sabe qual é o protetor solar indicado para pele negra, quer aprender mais sobre cuidados com a sua pele? Confira os posts do nosso blog.  

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no verão. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/>. Acesso em: outubro, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Você sabia que há um protetor solar ideal para você? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/voce-sabia-que-ha-um-protetor-solar-ideal-para-voce/>. Acesso em: outubro, 2021. 

3. Simon S. Choose the Right Sunscreen. American Cancer Society, 2018. Disponível em: <https://www.cancer.org/latest-news/choose-the-right-sunscreen.html>. Acesso em: outubro, 2021. 

4. The Skin Cancer Foundation. All About Sunscreen. Disponível em: <https://www.skincancer.org/skin-cancer-prevention/sun-protection/sunscreen/>. Acesso em: outubro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: outubro, 2021.  

6. Allen, Maya. 8 Incredibly Useful Dermatologist Tips for Dark Skin Tones. Byrdie, 2020. Disponível em: <https://www.byrdie.com/dermatologist-tips-for-dark-skin>. Acesso em: outubro, 2021. 

7. Mayo Clinic. Best sunscreen: Understand sunscreen options. 2019. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/best-sunscreen/art-20045110>. Acesso em: outubro, 2021. 

posts relacionados