Vale a pena usar um pó compacto com protetor solar? Descubra!

17/01/2022 po compacto com protetor solar

Com a saúde da nossa pele nós não podemos descuidar, por isso uma das etapas mais importantes do skincare é a proteção. No entanto, com tantos tipos de filtros disponíveis é possível que você já tenha se deparado com a alternativa de um pó compacto com protetor solar e se perguntado: “vale a pena utilizar esse produto? ”. 

A resposta curta é sim! Investir em um pó compacto com protetor solar não é vantajoso apenas porque ele alia a praticidade de uma maquiagem com um filtro, mas também porque ele protege contra a luz visível, indo além da ação contra os raios UVA, UVB e Infravermelho.  

Descubra em detalhes as vantagens de um pó compacto com protetor solar e confira uma das melhores opções do mercado!  

Por que é importante usar um protetor solar facial todos os dias? 

Antes de entender os benefícios de um pó compacto com proteção solar, é fundamental saber que o uso de um protetor de FPS no mínimo 30 no dia a dia, especialmente no rosto, é indispensável para qualquer tipo de pele, pois ele previne as seguintes condições¹²³:  

  1. câncer de pele; 
  2. envelhecimento precoce (manchas e rugas decorrentes da exposição solar); 
  3. fotoenvelhecimento;  
  4. melasma; 
  5. rosácea; 
  6. queimaduras da epiderme;  
  7. flacidez.

Isso ocorre porque ele preserva a pele contra os raios UVA, UVB e Infravermelho4. Porém, para que ele tenha o efeito desejado, é necessário aplicá-lo 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar depois de duas ou três horas, dependendo do seu nível de suor3.  

Mesmo nos dias nublados ele deve ser passado, porque os raios UVB e a luz visível conseguem atingir a pele igualmente nessas situações³.  

Como ele é imprescindível para a saúde da nossa pele, há uma variedade de formulações à venda, entre elas o pó compacto com protetor solar. Conheça melhor essa possibilidade!  

O que é um pó compacto com protetor solar? 

Um pó compacto com protetor solar é um produto que faz parte da categoria de proteção solar com cor.  

Isso significa que ele alia dois itens em um só: a maquiagem, por meio do pó com cor, e o filtro solar de tipo inorgânico ou físico, que reflete a radiação UVA, UVB, Infravermelha e a luz visível5.  

Essa solução surgiu da busca, particularmente por parte das mulheres, pela praticidade em artigos de beleza aliados ao combate contra os malefícios provocados pela exposição ao sol. 

Diferentemente do filtro comum, que costuma ser mais esbranquiçado, o pó compacto com protetor solar consegue se camuflar na pele por meio da pigmentação da maquiagem5. Isso o torna extremamente útil para o dia a dia do público feminino.  

Agora que você já sabe o que é um pó compacto com protetor solar, aprenda quais são as suas vantagens.  

Quais são as vantagens do pó compacto com proteção solar? 

As principais razões pelas quais vale a pena investir em um pó compacto com proteção solar envolvem o seu exclusivo bloqueio contra a luz visível, sua versatilidade e textura. Confira mais detalhes abaixo!   

1 – Proteção adicional contra a luz visível  

O principal benefício do pó compacto com proteção solar é a sua atuação contra a luz visível4

Explicando melhor, a radiação ultravioleta, formada pelos raios UVA, UVB e UVC, e a luz visível fazem parte do espectro eletromagnético4

Os raios UVA e UVB são os que mais afetam a pele, causando envelhecimento precoce, queimaduras e câncer de pele4

Mas a luz visível, que é emitida pelo sol e por fontes artificiais, como telas e lâmpadas, também é prejudicial para a pele, pois penetra profundamente e causa excesso de pigmentação, incluindo melasma e manchas escuras4

Os filtros comuns costumam agir contra os raios UVA e UVB, mas em geral não são idealizados para bloquear a luz visível, pois para isso eles teriam que ser formados por partículas maiores, como os filtros com cor4

Isso tudo leva ao pó compacto com protetor solar, que combina a defesa contra um amplo espectro eletromagnético, por conta de seus ingredientes como óxido de zinco e dióxido de titânio, com a pigmentação extra. Assim, é criada uma camada visível do mesmo tom da pele da pessoa que é capaz de refletir a luz visível4

2 – Textura e durabilidade  

A textura é uma segunda vantagem do pó compacto com protetor solar, pois ele tende a ter um toque mais seco e aveludado, trazendo uma maior uniformidade para a pele. 

Além disso, esse tipo de composição é interessante para a absorção do suor e oleosidade, controlando o brilho da pele e deixando-a hidratada

De acordo com a dermatologista Bruna Felix Bravo, mercadorias como o pó compacto com protetor solar também têm como especificidade uma maior durabilidade5

3 – Praticidade e versatilidade 

Como se trata de um produto dois em um, ele é muito prático e versátil para o dia a dia, já que você terá o trabalho de utilizar apenas um item, ao invés de aplicar e reaplicar dois.    

O ideal é passar qualquer tipo de filtro na face a cada duas ou três horas e no caso de um pó compacto com protetor solar não é diferente, ou seja, fique atenta a essa necessidade e reaplique-o sempre que preciso.   

Qual é a melhor alternativa de maquiagem com filtro solar? Conheça o pó compacto com protetor solar do Episol 

Agora que você já entendeu os benefícios de um pó compacto com proteção solar, está buscando as melhores possibilidades no mercado? 

Conheça o pó compacto com protetor solar do Episol, que promove a uniformidade da pele e é ideal para a reposição do filtro com o reforço da maquiagem ao longo do dia! 

O Episol Color pó compacto é um protetor solar com cor da Mantecorp Skincare disponível em cinco tonalidades: pele extra clara (FPS 50), pele clara (FPS 50), pele morena (FPS 50), morena mais (FPS 50) e negra (FPS 50).  

Sua formulação exclusiva contém óxido de ferro e zinco especialmente para proteger contra a luz visível. Além disso, ele tem uma elevada capacidade de absorção de suor e oleosidade e fornece alta proteção também contra os raios UVA, UVB e Infravermelho. 

Quer saber mais sobre essa solução? Confira no nosso site!  

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Você sabia que há um protetor solar ideal para você? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/voce-sabia-que-ha-um-protetor-solar-ideal-para-voce/>. Acesso em: outubro, 2021. 

2. Simon S. Choose the Right Sunscreen. American Cancer Society, 2018. Disponível em: <https://www.cancer.org/latest-news/choose-the-right-sunscreen.html>. Acesso em: outubro, 2021. 

3. The Skin Cancer Foundation. All About Sunscreen. Disponível em: <https://www.skincancer.org/skin-cancer-prevention/sun-protection/sunscreen/>. Acesso em: outubro, 2021. 

4. Harvard Health Publishing. Tinted sunscreens: Benefits beyond an attractive glow. 13 julho, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/tinted-sunscreens-benefits-beyond-an-attractive-glow-2020071320534>. Acesso em: outubro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Revista O Fluminense – 01/02/15 – Maquiagem com protetor solar. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/revista-o-fluminense-010215-maquiagem-com-protetor-solar/>. Acesso em: outubro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Proteção Solar

posts relacionados