Como não errar na escolha de um filtro solar para pele oleosa?

14/01/2022 cuidados com a pele no verão

Você já ficou confuso sobre qual filtro solar para pele oleosa escolher diante de tantas alternativas disponíveis? Como já deve ter percebido, a sua pele não se adapta bem a qualquer tipo de produto. Mas saiba que há ótimas opções para o seu caso, é preciso apenas aprender como identificar a mais adequada!  

Para isso, é necessário avaliar a formulação do filtro, o seu tipo de textura, o fator de proteção solar (FPS) e, por fim, se ele atua contra os raios UVA, UVB e Infravermelho.  

Para te ajudar nessa missão, separamos aqui as quatro principais dicas para encontrar um filtro solar para pele oleosa e com acne!  

Por que é importante usar filtro solar para pele oleosa? 

O uso do protetor solar é indispensável para qualquer tipo de pele, pois ele previne as seguintes condições¹²³:  

  1. câncer de pele; 
  2. envelhecimento precoce; 
  3. Fotoenvelhecimento (manchas e rugas decorrentes da exposição solar);  
  4. melasma; 
  5. rosácea; 
  6. queimaduras na pele;  
  7. flacidez; 

No caso da pele oleosa com acne, o filtro solar também auxilia a evitar que as manchas e cicatrizes já existentes4 de cravos e espinhas piorem, e é capaz de amenizá-las.  

Por conta disso tudo, ele é fundamental na sua rotina de cuidados com a pele!  

4 dicas para escolher um bom filtro solar para pele oleosa 

Para escolher um filtro solar para pele oleosa que seja efetivo e não piore o brilho já existente nela, você precisa observar as características que listamos abaixo!  

1 – Procure um protetor para pele oleosa com toque seco 

Como a pele oleosa já produz muito sebo, o ideal é buscar um protetor que tenha um toque seco¹. 

De preferência, opte por um filtro solar para pele oleosa em gel, sérum ou loção¹, pois essas composições tendem a ser menos espessas e sebosas do que os cremes5

Inclusive, evite o uso de cremes, pois eles são mais apropriados para a pele seca5

2 – Verifique os ingredientes do produto 

Outro aspecto relevante para verificar na hora de comprar um filtro solar para a pele oleosa são os ingredientes da formulação. Isso porque você deve evitar produtos que não sejam oil free6 (livre de óleos). 

O objetivo de qualquer dermocosmético que você utiliza, inclusive do protetor solar, deve ser controlar a oleosidade da epiderme7

Afinal, esse tipo de pele precisa ser cuidada com itens específicos, senão eles podem piorar a oleosidade e o brilho dela7

3 – Opte por um filtro de FPS no mínimo 30 

Qualquer pele, seja da mais clara à mais escura, precisa da aplicação de um protetor todos os dias. Para todos os casos, o fator de proteção solar (FPS) mais adequado e recomendado pelas instituições de saúde é de no mínimo 304

Mas você sabe o que esse número significa? Ele demonstra o tempo de proteção da sua pele. Ou seja, com um FPS 30 ela está 30 vezes mais protegida (em tempo) do que se não tivesse o filtro8

Ou seja, na teoria isso significa que se você fica vermelho por conta do sol após 5 minutos de exposição, com um protetor de FPS 30 isso levaria mais de 150 minutos. Porém, na prática, esse tempo dependerá de diversos fatores.  

Também não é propício utilizar um filtro com FPS abaixo de 15, pois eles protegem apenas contra queimaduras e não combatem o câncer de pele ou fotoenvelhecimento². 

4 – Prefira um filtro com proteção UVA E UVB 

Uma última dica muito importante é priorizar um protetor solar de amplo espectro, que defenda a pele de raios UVA, UVB e Infravermelho¹. 

Todos os protetores atuam contra os raios UVB, que são a principal causa de queimaduras e câncer de pele². 

Porém, os raios UVA também contribuem para o desenvolvimento do câncer e para o envelhecimento precoce, por isso devem ser igualmente combatidos².  

Alguns estudos mais recentes têm demonstrado a ação dos raios Infravermelhos no envelhecimento cutâneo. Por essa razão, produtos que possuem substâncias antioxidantes são interessantes para reduzir a vulnerabilidade a esses fatores¹. 

Como usar um filtro solar para pele oleosa? 

O uso de um filtro solar para o rosto com pele oleosa deve ser feito todos os dias, assim como nas demais partes do corpo. 

Para que o seu efeito seja o mais eficaz possível, siga as dicas listadas abaixo4,8:  

  • passe o produto 30 minutos antes de se expor ao sol; 
  • no caso do filtro solar para o rosto com pele oleosa espalhe o equivalente a uma colher de chá na face e no pescoço; 
  • para o tronco, utilize uma colher de sopa na parte dianteira e outra na traseira; 
  • para os braços e pernas 1 colher de sopa a cada dois membros; 
  • reaplique o produto a cada duas horas ou antes, caso você transpire em excesso ou entre na água do mar ou da piscina.  

Qual é o melhor filtro solar para pele oleosa? 

O melhor filtro solar para a pele oleosa é aquele que cumpre todos os requisitos listados acima: que tenha um toque seco, FPS no mínimo 30, sem óleo na sua composição e que proteja contra raios UVA, UVB e Infravermelho.  

Uma excelente alternativa de protetor solar que atende a todas essas necessidades é o Episol SEC OC da Mantecorp Skincare, uma empresa criada por dermatologistas que vem há 40 anos trabalhando para criar itens especialmente para a pele brasileira.  

O Episol SEC OC foi feito pensando especificamente na pele oleosa. Para isso, ele possui a tecnologia Skin Self Control, que atua diretamente nas glândulas sebáceas. 

Assim, ele controla a oleosidade por 12h, reduz os poros e ainda proporciona uma sensação única de pele limpa com seu toque seco e efeito matificante! 

Por fim, ele tem alta proteção contra danos solares causados pelos raios UVA/UVB e Infravermelho A e conta com as opções de FPS 30, 60 ou 99. 

Quer saber mais detalhes sobre o Episol SEC OC? Confira no nosso site!  

Entendeu como encontrar um filtro solar compatível com a pele oleosa? Continue lendo outros textos sobre cuidados com a sua pele no nosso blog!  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Você sabia que há um protetor solar ideal para você? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/voce-sabia-que-ha-um-protetor-solar-ideal-para-voce/>. Acesso em: outubro, 2021. 

2. Simon S. Choose the Right Sunscreen. American Cancer Society, 2018. Disponível em: <https://www.cancer.org/latest-news/choose-the-right-sunscreen.html>. Acesso em: outubro, 2021. 

3. The Skin Cancer Foundation. All About Sunscreen. Disponível em: <https://www.skincancer.org/skin-cancer-prevention/sun-protection/sunscreen/>. Acesso em: outubro, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no verão. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/>. Acesso em: outubro, 2021. 

5. Mayo Clinic. Best sunscreen: Understand sunscreen options. 2019. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/best-sunscreen/art-20045110>. Acesso em: outubro, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no inverno. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/>. Acesso em: outubro, 2021. 

7. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Como cuidar da pele oleosa? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/como-cuidar-da-pele-oleosa/>. Acesso em: outubro, 2021. 

8. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Proteção solar. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/protecao-solar/>. Acesso em: outubro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Proteção Solar

posts relacionados