Curta o calor ao máximo: 5 melhores dicas de cuidados com a pele no verão!

27/01/2022 cuidados com a pele no verão

É só chegar o clima quente que começamos a querer curtir uma praia, uma piscina, tomar bastante sol e aproveitar a vida ao ar livre. Mas nem tudo são flores. O aumento da exposição aos raios UV traz também riscos para a saúde. Por isso, você sabe quais são os cuidados que precisa ter com a pele no verão? 

Entre os conselhos de como se cuidar no verão estão abusar do filtro solar, investir numa alimentação saudável, prevenir doenças que se proliferam na pele por conta do calor e da umidade e usar roupas e acessórios adequados para se proteger. 

Quer conhecer em detalhes as cinco principais dicas de cuidados com a pele no verão para você desfrutar ao máximo e com tranquilidade o que essa estação tem de melhor? Confira abaixo! 

Qual é a importância dos cuidados com a pele do rosto e do corpo no verão? 

Durante os meses de calor, as pessoas transpiram mais e a pele fica mais exposta ao sol. Além disso, o índice de radiação UV é mais alto durante o verão¹, aumentando o risco de queimaduras, câncer e outros problemas².  

Ou seja, há muitos fatores que contribuem para que o maior órgão do nosso corpo sofra mais durante essa estação¹. 

Por isso, devemos redobrar a atenção nessa época do ano com a nossa saúde e tomar certos cuidados com a pele do rosto e do corpo no verão.  

5 dicas de cuidados com a pele no verão 

Desde o uso do filtro até a prevenção de doenças, veja os cinco cuidados com a pele no verão!  

1 – Use e abuse do protetor solar 

O uso do protetor é o principal cuidado com a pele no verão que devemos ter.  

Se você já se perguntou “devemos usar protetor solar apenas no verão?”, saiba que a resposta é não! Ele deve ser utilizado diariamente, independentemente se você vai à praia ou não.  

Para isso, o fator de proteção solar (FPS) indicado é no mínimo 30, podendo ser usado tanto diariamente quanto em exposições mais prolongadas ao sol, como na piscina². 

Outro ponto a ser observado na hora de escolher o produto é a sua proteção contra os raios UVA e UVB².  

Além disso, recomenda-se evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h², quando os raios UV incidem com mais intensidade na Terra. 

Não podemos esquecer também dos pequenos. Para as crianças, é aconselhado o uso de um protetor para pele sensível³. Isso é fundamental já que as queimaduras solares da infância acabam por propiciar o desenvolvimento de melanoma na idade adulta4

Para tirar maior proveito do protetor, você deve²

  1. aplicá-lo 30 minutos antes da exposição ao sol; 
  2. distribuir uniformemente por todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés; 
  3. reaplicar a cada duas horas ou menos, se houver transpiração em excesso ou se entrar na água. 

As quantidades indicadas para cada parte do corpo são as seguintes5

  • no rosto e no pescoço: 1 colher de chá; 
  • no tronco: 1 colher de sopa na parte dianteira e outra na parte traseira.; 
  • nos braços: 1 colher de sopa para ambos; 
  • nas pernas: 1 colher de sopa para ambas. 

2 – Invista em roupas e acessórios para se proteger do sol 

Além do uso do filtro, você deve investir em roupas e acessórios para se proteger do sol². Use chapéus e trajes de algodão e linho, de preferência em cores escuras, nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV²,³.  

Se você for usar uma barraca ou um guarda-sol na praia, eles devem ser feitos igualmente de algodão ou de lona ou de algum outro material que absorva ao menos 50% dos raios UV².  

Lembre-se que até na sombra a radiação reflete na areia, ou seja, mesmo que você esteja debaixo de uma tenda ainda deve passar o filtro6

Outro item essencial são os óculos escuros com fatores UV que ajudam a prevenir danos para a pele sensível ao redor dos seus olhos, assim como a catarata7

3 – Hidrate-se muito por dentro e por fora  

Durante o clima quente, o corpo acaba perdendo muitos fluidos pelo suor. Por isso, é ainda mais crucial repor a hidratação dentro e fora dele8. Aumente a ingestão de líquidos como água, sucos de frutas e água de coco². 

Tenha especial atenção com o consumo de bebidas como álcool e cafeína, pois elas não são efetivas contra a desidratação, inclusive elas podem piorar esse estado8

A hidratação da pele também não pode ficar de fora, pois, um bom hidratante ajuda a manter a quantidade de água adequada na superfície corporal². 

4 – Cuide da sua alimentação 

A alimentação saudável ajuda na prevenção aos danos causados pelo sol à pele. Invista em legumes e frutas de cores alaranjadas ou vermelhas, como abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois elas contêm carotenóides².  

Essas substâncias se depositam na pele e tem uma importante ação antioxidante². 

Além disso, coma carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos, pois eles são boas apostas para ajudar na hidratação do corpo, na prevenção de doenças e também para adiar os sinais de envelhecimento². 

5 – Previna doenças da pele 

Uma última dica de cuidados com a pele no verão para você curtir a melhor estação do ano está nas doenças que podem acometer o maior órgão do corpo humano².  

Isso porque a combinação entre sol, areia, praia, piscina e suor em excesso eleva o risco de surgimento de algumas condições como²: 

  1. micose: infecções causadas por fungos e que podem ocorrer na pele, unhas e cabelos. Para preveni-la mantenha hábitos de higiene como secar-se bem depois de tomar banho, evitar andar descalço em pisos constantemente úmidos e o uso de calçados fechados; 
  2. manchas e sardas brancas: surgem em decorrência de danos dos raios solares na pele e aparecem gradativamente com o tempo. A melhor maneira de evitá-las é passando protetor; 
  3. acne solar: é provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, suor, uso do filtro e da própria radiação. Recomenda-se lavar o rosto com um sabonete apropriado, usar tônicos mais adstringentes e filtros com base aquosa ou em gel, que podem diminuir a oleosidade. 

Como se cuidar no verão: use um protetor solar eficiente! 

Como você viu, a principal dica de cuidados com a pele no verão é o uso de um filtro solar adequado e com FPS no mínimo 30. É ele que vai prevenir queimaduras, câncer de pele e até mesmo doenças como manchas e sardas brancas.  

Para isso, é vital contar com um produto confiável e de qualidade. Se você busca um protetor assim, que tal conhecer a linha de proteção solar da Mantecorp Skincare

Dentro dessa linha você encontra alternativas como o Protetor Solar Episol Infantil, nos FPS 50 e 70, feitos especialmente para a pele delicada das crianças, com proteção UVA, UVB e Infravermelho A. Esse produto não contém parabenos, petrolatos nem fragrância e é muito resistente à água e ao suor, além de ter uma rápida absorção e fácil espalhabilidade. 

Outra excelente opção é o protetor solar Episol Intense, nos FPS 30 e 60, um produto para o rosto e corpo, versátil para atividades do dia a dia ou de alta exposição solar. Ele promove proteção contra os raios UVA, UVB e Infravermelho, e pode ser aplicado mesmo na pele molhada, pois é resistente à água, ao suor e ao cloro. 

A sua textura leve não deixa resíduos brancos e é fácil de espalhar, além de ter rápida absorção. Outro ponto forte é a sua ação hidratante que dura até 12 horas e a sua ação antioxidante que preserva o colágeno. 

Quer conhecer em detalhes esses e outros itens da linha de Proteção Solar da Mantecorp Skincare? Confira no nosso site!  

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Sua pele precisa de cuidados especiais no verão. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/sua-pele-precisa-de-cuidados-especiais-no-verao/>. Acesso em: dezembro, 2021.   

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no verão. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. A pele exige mais cuidados no verão. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/a-pele-exige-mais-cuidados-no-verao/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

4.Fundação Oswaldo Cruz. Dermatologista alerta para cuidados com a pele no verão. 30 janeiro, 2014. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/dermatologista-alerta-para-cuidados-com-pele-no-verao>. Acesso em: dezembro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Proteção solar. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/protecao-solar/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/no-verao-os-cuidados-com-a-pele-devem-ser-redobrados/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

7. Dorfner M. 9 Tips to Protect Your Skin This Summer. Mayo Clinic. 6 maio, 2015. Disponível em: <https://newsnetwork.mayoclinic.org/discussion/9-tips-to-protect-your-skin-this-summer/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

8. Nordqvist J. How to stay healthy during summer. MedicalNewsToday. 22 março, 2019. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/262549>. Acesso em: dezembro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Proteção Solar

posts relacionados