Quais são os cuidados com a pele negra no verão? Conheça os 3 principais

11/03/2022 cuidados com a pele negra

Você talvez já tenha ouvido falar que pessoas negras não precisam utilizar protetor solar. Mas você sabia que isso é um mito e que o uso de um filtro é parte fundamental de uma rotina de cuidados com a pele negra? 

A pele negra possui especificidades que a torna mais suscetível a determinadas condições, como acne e hiperpigmentação, e justamente por isso necessita de uma rotina de cuidados especial.  

Quer descobrir quais são os cuidados com a pele negra que você deve ter para mantê-la bonita e saudável o ano todo, inclusive no verão? Confira abaixo!  

Qual é a importância da rotina de cuidados com a pele negra? 

Para entender a importância da rotina de cuidados com a pele negra, precisamos compreender as especificidades dela. 

Para começar, a pele negra tem uma maior concentração de melanina, proteína que dá cor e nos protege contra os raios solares¹. 

Por isso, quando ela sofre com qualquer tipo de processo inflamatório ou irritativo, tende a escurecer ainda mais¹.  

Isso faz com que ela possua mais propensão a desenvolver manchas escuras em decorrência de problemas como¹: 

  • acne; 
  • foliculite; 
  • alergia; 
  • melasma

As pessoas que têm esse tom de pele também podem lidar mais frequentemente com condições como2,3

  • hiperpigmentação; 
  • sensibilidade a lasers; 
  • cicatrizes hipertróficas e quelóides 

Além da produção mais alta de melanina, a pele negra também tende a ter uma maior atividade das glândulas sebáceas. Isso favorece a ocorrência de infecções e acne e consequentemente a hiperpigmentação no processo de cicatrização¹. 

Diante disso, é vital contar com o apoio de uma rotina de cuidados com a pele negra, seja no inverno ou no verão!  

Cuidados com a pele negra para tratar hiperpigmentação e acne 

Dois tratamentos importantes para quem procura os melhores cuidados para a pele negra são os envolvendo a hiperpigmentação e a acne.  

Confira em detalhes cada um deles! 

Tratamento para hiperpigmentação 

Se você está buscando um tratamento para hiperpigmentação, saiba que o protetor solar é um excelente aliado, pois ele consegue impedir o desenvolvimento de novas manchas. No entanto, ele não elimina as já existentes³. 

Para esses casos, é possível utilizar dermocosméticos que possuem ingredientes como³: 

  • hidroquinona: ela interrompe a produção em excesso de melanina; 
  • ácido kójico: outro clareador que pode reduzir as manchas escuras; 
  • vitamina C: alguns estudos sugerem que esse micronutriente pode diminuir a hiperpigmentação. 

O uso de produtos contendo essas substâncias deve ser feito com cautela e sempre com o acompanhamento de um dermatologista³. 

Tratamento para a acne 

Já o tratamento da acne é necessário para evitar que essa situação piore e prevenir a formação de manchas escuras, quadro chamado de hiperpigmentação pós-inflamatória³. 

Além dos cuidados com a pele negra por meio de uma rotina de skincare, o ideal é utilizar dermocosméticos não comedogênicos e sem óleo³. 

Também é imprescindível consultar um dermatologista e verificar a necessidade de usar produtos com ingredientes como retinóides, ácido salicílico e peróxido de benzoíla ou até mesmo antibióticos4

3 cuidados com a pele negra no verão 

Além de realizar esses tratamentos específicos dentro da rotina de cuidados com a pele negra, é fundamental investir também em hábitos diários de skincare.  

A rotina de cuidados com a pele negra no verão e também no inverno é basicamente constituída por três passos: limpeza, hidratação e proteção.  

Veja como colocar em prática um skincare para a pele negra! 

1 – Limpeza 

A limpeza é o primeiro passo do skincare para pele negra. Ela é essencial para retirar poluentes e agentes infectantes que se acumulam ao longo do dia no nosso rosto e corpo5

O ideal é que a face seja lavada duas vezes por dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos, pois isso favorece o aparecimento de cravos e espinhas5

Para lavar o rosto, use um sabonete que não obstrua os poros e massageie a pele com as pontas dos dedos, depois enxágue com água morna e seque a face com uma toalha limpa³. 

2 – Hidratação  

A hidratação é crucial na rotina de cuidados com a pele negra para que ela não fique com um aspecto seco e acinzentado³. 

Além disso, a hidratação auxilia na manutenção do viço e beleza da pele e mantém a integridade da camada de proteção cutânea5

Outros problemas que são evitados com o uso de um hidratante adequado são a descamação, o ressecamento, o envelhecimento precoce, irritações e infecções5

Para isso, use diariamente um hidratante apropriado para o seu tipo de pele e beba ao menos dois litros de água por dia5

3 – Proteção  

Pessoas com tons de pele mais escuros têm uma proteção solar natural, que varia na faixa do que seria equivalente ao FPS de oito até 13, e não queimam com tanta facilidade². 

No entanto, é um mito que as pessoas de pele escura não precisam passar protetor solar². 

O uso de um filtro, de FPS no mínimo 30, deve ser feito diariamente antes de se expor ao sol, mesmo em dias nublados5

O protetor adequado deve ter um amplo espectro, ou seja, proteger contra raios UVA e UVB, infravermelho e luz visível, não ser irritante e ter uma certa resistência à àgua5

Para usar o protetor solar, aplique e reaplique o produto a cada duas horas. Espalhe ao menos uma colher de chá rasa no rosto e três colheres de sopa no corpo5

Agora que você entendeu a relevância do uso do filtro, descubra qual é o protetor solar indicado para a pele negra!  

Qual é o protetor solar indicado para pele negra? 

Como você viu, dentro da rotina de cuidados com a pele negra o uso de um protetor solar é indispensável e não deve ser ignorado.  

E nada melhor do que utilizar um produto pensado especialmente para a rotina de cuidados com a pele negra, não é mesmo? Se você busca um item assim, que tal conhecer o Episol Color da Mantecorp Skincare?   

Este protetor está disponível em seis tons distintos, sendo quatro específicos para quem tem a pele negra. 

Ele tem uma textura leve e fácil de espalhar, uma rápida absorção, um toque seco e promove uma cobertura perfeita com efeito natural.  

Além disso, ele possui alta proteção contra raios UVA, UVB, luz visível e Infravermelho A. 

Essa é uma fórmula hipoalergênica e não comedogênica! 

Quer incluir o protetor solar Episol Color na sua rotina de cuidados com a pele negra? Acesse o nosso site!  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Por que a pele negra está mais suscetível a manchas? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/por-que-a-pele-negra-esta-mais-suscetivel-a-manchas/>. Acesso em: janeiro, 2022. 

2. Allen M, Stuart E. Dermatologist tips for dark skin. Byrdie. 24 agosto, 2021. Disponível em: <https://www.byrdie.com/dermatologist-tips-for-dark-skin>. Acesso em: janeiro, 2022. 

3. Leonard J. Black skin care: The top 5 tips. MedicalNewsToday. 13 junho, 2019. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/325458>. Acesso em: janeiro, 2022. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Acne. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/doencas/acne/>. Acesso em: janeiro, 2022. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. 1 outubro, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: janeiro, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Proteção Solar

posts relacionados