Como usar protetor solar: quais os benefícios? Como aplicar?

25/05/2022 como usar protetor solar

80% dos brasileiros não sabem como usar protetor solar, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele.

Esse dado é alarmante, pois o protetor é essencial para prevenir problemas como manchas, envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer de pele.

De acordo com uma estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), haverão 177 mil casos novos de câncer de pele não melanoma por ano, no período entre 2020 e 2022.

Com esse número, esta doença ganha o posto do tipo de câncer mais frequente no Brasil, sendo responsável também por cerca de 30% dos tumores malignos registrados.

E apesar de as causas serem diversas, a principal é a exposição à radiação solar. Por isso, como dissemos, os protetores solares são uma das principais formas de prevenção.

Pensando nisso, este texto irá te explicar tudo sobre como usar protetor solar:

  • O que é um protetor solar?
  • O que é o FPS do protetor solar?
  • Por que usar protetor solar e quais são os benefícios?
  • Como usar protetor solar?
  • Qual é o melhor protetor solar?

Boa leitura!

O que é um protetor solar?

O protetor solar é uma loção ou spray capaz de proteger a pele da radiação ultravioleta e infravermelha emitida pelo sol.

Apesar de comumente também serem chamados de filtro solar, na verdade, esse é o nome que se dá aos componentes que formulam um protetor.

Existem dois tipos de filtros solares: os químicos e os físicos.

Os filtros químicos são compostos por substâncias orgânicas que absorvem a radiação ultravioleta e a transformam em uma radiação não prejudicial à pele.

Já os físicos são formulados com substância inorgânicas, principalmente minerais. A diferença é que este tipo cria uma barreira na pele que reflete a radiação.

É possível encontrar protetores desses dois tipos específicos. Contudo, os mais potentes costumam unir as duas variações.

Além disso, os melhores protetores são aqueles que protegem tanto contra a radiação UV-B quanto contra a UV-A.

A diferença entre as radiações está no comprimento de onda, causando efeitos distintos: a UV-B é responsável pelos danos imediatos e mais visíveis, que são as queimaduras. Já a UV-A causa problemas a longo prazo, como o envelhecimento precoce da pele.

Confira também: 9 mitos e verdades sobre o protetor solar: saiba o que é real

O que é o FPS do protetor solar?

O Fator de Proteção Solar (FPS) é um método de quantificação do tempo de proteção a mais que o produto fornece à pele.

Ou seja, determina quanto tempo a mais uma pessoa pode ficar no sol sem se queimar.

Por exemplo, digamos que você demora 10 minutos para se queimar no sol. O tempo passa para 300 minutos com um protetor solar de FPS 30.

Os produtos são submetidos a testes para chegar a esse número. E, aqui, uma dica é olhar se no rótulo consta a aprovação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão ligado ao Ministério da Saúde que comprova a realização de testes de eficácia e segurança.

Contudo, na prática a quantificação não é simples como mostrada no exemplo. Diversos fatores influenciam na medida:

  • Quantidade de melanina (cor)
  • Quantidade que foi aplicada
  • Frequência de reaplicação
  • Nível de absorção de protetor que a pele tem
  • Condições a que a pessoa está exposta (entrar na água, muita radiação etc.)

Deu para notar que as variáveis são muitas, não é mesmo? Por isso, quantificar quanto tempo a mais você pode ficar no sol com precisão é impossível.

O importante é aplicar uma boa quantidade de protetor solar e reaplicá-lo com frequência. Assim, você garante uma boa proteção.

Por que usar protetor solar e quais são os benefícios?

Como dissemos, o protetor solar é o melhor método de proteção contra os raios ultravioletas. Sendo assim, também é a melhor forma de prevenção contra o câncer de pele.

Portanto, sua utilização diária é muito importante para a saúde da sua pele. Ainda mais no Brasil, que costuma ter índices altíssimos de radiação infravermelha e ultravioleta, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além disso, usar o protetor no dia a dia pode trazer diversos outros benefícios, principalmente estéticos. Confira a lista de contribuições benéficas que o protetor solar pode proporcionar à pele:

  • Previne contra manchas, melasmas e acnes
  • Evita o envelhecimento precoce do tecido
  • Previne rugas, linhas de expressão e flacidez
  • Clareia manchas já existentes
  • Ajuda na hidratação

Como usar protetor solar?

Agora que você já sabe o que é a importância do uso, hora de entender como usar o protetor solar na prática.

O senso comum costuma ser de apenas usar o protetor solar no verão, quando houver muito sol ou quando visitar a praia.

Contudo, deve-se sempre fazer o uso quando tiver alguma exposição ao sol.

Aliás, o tempo estar nublado ou chuvoso não muda a necessidade de usar o protetor solar também. A radiação é capaz de atravessar as nuvens e atingir a sua pele da mesma forma.

E você se lembra do tempo muito variável de proteção que o FPS garante? Por conta disso, é recomendado fazer uma reaplicação em um intervalo de até 2 horas. Dessa forma, você garante que a proteção continue efetiva.

Em casos de banho de mar ou de piscina, o recomendado é se lavar com água doce logo em seguida para tirar o cloro e reaplicar o protetor solar.

Mas qual quantidade deve ser passada?

O Consenso Brasileiro de Fotoproteção, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, criou a “Regra da Colher de Chá” para facilitar a aplicação.

A regra consiste em você passar o equivalente a uma colher de chá de protetor no rosto, pescoço e braços. Enquanto para o tronco, para a parte superior das costas e para as pernas, recomenda-se a quantidade de duas colheres de chá cada.

Tente se lembrar dessa regra para passar a quantidade correta. E, caso você ache pouco para alguma parte do corpo, passe mais.

Passar protetor a mais não vai causar problema algum, mas passar pouco pode comprometer seriamente a sua eficácia.

Por fim, a única situação em que especialistas consideram dispensável o uso do protetor solar é dentro de casa.

Se você passar o dia inteiro dentro do seu lar, sem exposição ao sol, está tudo bem não passar. Mas vale lembrar que o protetor tem diversos benefícios para a saúde da pele.

Veja também: O que passar primeiro: hidratante, protetor solar ou maquiagem?

Qual é o melhor protetor solar?

Não existe um tipo de protetor solar que seja o melhor de todos. Mas, sim, o melhor para a sua pele.

Portanto, na hora de escolher um protetor solar adequado você deve considerar o seu tipo de pele e a quantidade de tempo que fica exposto ao sol.

É possível encontrar protetores para todos os tipos de pele:

  • sensíveis;
  • mistas;
  • oleosas ou acneicas;
  • secas e extrassecas;
  • ásperas.

Além disso, o ideal também é ter um protetor específico para o rosto e outro para o restante do corpo.

Tudo isso você encontra nos produtos da Linha Episol da Mantecorp Skincare, que é uma linha completa de proteção solar desenvolvida para corpo, rosto e todos os tipos de pele.

Há mais de 40 anos a Mantecorp busca suprir as necessidades da pele dos brasileiros com produtos inovadores, eficientes e seguros.

Conheça as opções disponíveis e encontre o protetor solar perfeito para você!

Leia também: Como escolher protetor solar: conheça 8 dicas fundamentais!

Referências

Instituto Nacional de Câncer. Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/noticias/brasil-tera-625-mil-novos-casos-de-cancer-cada-ano-do-trienio-2020-2022>. Acesso em: 14 dez. 2020.

Schalka, Sérgio; Steiner, Denise. Consenso Brasileiro de Fotoproteção.1 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2013.

Schalka, Sérgio, & Reis, Vitor Manoel Silva dos. (2011). Fator de proteção solar: significado e controvérsias. Anais Brasileiros de Dermatologia, 86(3), 507-515.

Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo. Qual a quantidade ideal de protetor solar?. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/qual-a-quantidade-ideal-de-protetor-solar/>. Acesso em: 14 dez. 2020.

Melanoma Brasil. Como Usar Corretamente O Filtro Solar?. 2020. Disponível em: <https://www.melanomabrasil.org/como-usar-corretamente-o-filtro-solar/>. Acesso em: 14 dez. 2020.

Instituto Nacional de Câncer. Câncer de pele melanoma. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanoma>. Acesso em: 14 dez. 2020.

Instituto Nacional de Câncer. Câncer de pele não melanoma. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: 14 dez. 2020.

Portal do Governo. 7 motivos para usar protetor solar todos os dias. Governo do Estado de São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/7-motivos-para-usar-protetor-solar-todos-os-dias>. Acesso em: 14 dez. 2020.

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Proteção Solar

posts relacionados