Tudo sobre skincare: aprenda agora como ter uma rotina eficaz de cuidados com a pele

15/11/2021 aprenda tudo sobre skincare

Os cuidados com a pele ganharam muita importância nos dois últimos anos. Inclusive, as pesquisas na internet relacionadas ao tema mais do que dobraram entre março e maio de 2020, de acordo com o Google Trends. Isso mostra o interesse das pessoas para saber tudo sobre skincare e como colocá-lo em prática.  

Esse interesse súbito se deu porque ao passar mais tempo em casa as pessoas perceberam a importância de garantir a saúde da pele, prevenindo situações como cravos, espinhas e até mesmo condições mais severas como o câncer de pele.  

Prova disso foi esse levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos que constatou o aumento das vendas de produtos dermocosméticos em 21,9% entre 2019 e 2020¹.   

Se você faz parte deste grupo que está buscando cada vez mais informações sobre o tema e quer saber tudo sobre skincare para tirar o máximo de benefícios dessa prática, continue lendo o nosso texto!  

O que quer dizer skincare? 

O skincare nada mais é do que uma rotina de cuidados com a pele que devem ser feitos idealmente duas vezes ao dia, pela manhã e à noite². A importância de manter essa frequência é de proteger a pele, manter sua saúde, atuar contra impurezas e combater o envelhecimento precoce.  

Conforme envelhecemos, a nossa pele vai perdendo seus mecanismos de defesa e a sua gordura e vai ficando mais fina. Aprender tudo sobre skincare e adotar essa prática, mesmo que em uma idade mais avançada, auxilia a reverter alguns danos e a prevenir futuros efeitos desse processo, conforme explica a dermatologista Abigail Waldman para a Harvard Health Publishing³. 

Para isso, é importante contar com o apoio dos dermocosméticos, que ajudam a melhorar aspectos como rugas, diminuir a flacidez e a perda de elasticidade da pele4. Entenda melhor como funciona o skincare e como utilizar esses produtos no seu dia a dia!  

Como funciona o skincare? 

Antes de colocar uma rotina de skincare em prática, você precisa saber qual é o seu tipo de pele. Assim, você utilizará os melhores produtos indicados e não terá nenhum efeito adverso. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)5, há quatro possibilidades:  

  1. normal: tem uma textura saudável e produz gordura em uma quantidade adequada. Dessa forma, ela não possui muito brilho ou ressecamento; 
  2. seca: a sua principal característica é a perda de água em excesso. Está propensa à descamação e vermelhidão, além de ter tendência a apresentar pequenas linhas e fissuras; 
  3. oleosa: caracterizada por produzir mais sebo, tende a ser mais brilhante e espessa. Os fatores externos que contribuem para isso são alimentação com alto teor de carboidratos, açúcares e gordura e excesso de sol. Já as causas internas são a genética e os hormônios. Os poros costumam ser dilatados e há uma propensão à formação de cravos e espinhas; 
  4. mista: é a mais comum. Possui aspecto oleoso e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nessa região, ao mesmo tempo em que é seca nas bochechas e extremidades. 

Além de saber o seu tipo, é importante consultar um dermatologista de sua confiança, que irá lhe indicar as melhores possibilidades de produtos dermocosméticos e te informar também tudo sobre o skincare para as suas necessidades.   

Como fazer um skincare? 3 passos  

A rotina de skincare é feita todos os dias e pode ser muito básica, porém é fundamental para a saúde e nutrição da nossa pele. Ela consiste em três passos: limpeza, hidratação e proteção solar. Conheça melhor cada um deles abaixo.  

1 – Limpeza 

O primeiro passo para quem quer saber tudo sobre skincare é investir na limpeza. Essa etapa é essencial para retirar resíduos e impurezas que se acumulam ao longo do dia², como poluição, suor, bactérias, restos de maquiagem, células mortas e secreções produzidas pelo nosso corpo. 

Todos esses resíduos podem causar a obstrução dos poros e iniciar processos inflamatórios como cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce². 

Por isso, recomenda-se a limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite, utilizando o sabonete ideal para o seu tipo de pele. Isso vai evitar o acúmulo excessivo de oleosidade e outros resíduos.  

2 – Hidratação  

Para colocar em prática tudo sobre skincare também é preciso hidratar constantemente a pele. Ao fazer isso, você ajudará a manter o brilho e a beleza da sua pele, além de garantir a integridade da camada de proteção cutânea. 

No inverno, a hidratação é ainda mais importante, pois evita problemas como ressecamento, irritações, infecções e o envelhecimento precoce². Lembre-se que ela deve ser feita no corpo todo, além do rosto.  

Quem tem a pele oleosa também precisa ter o hábito de utilizar hidratantes, mas idealmente deve-se optar por produtos oil free, feitos à base de água, para não aumentar a oleosidade². 

Outro ponto importante é investir na hidratação interna do nosso corpo, ou seja, beber bastante água durante o dia. O mínimo indicado é 2 litros diariamente². 

Mais hábitos que ajudam a manter a hidratação da epiderme²: 

  • evitar exposição excessiva ao sol; 
  • manter uma dieta rica em frutas e verduras
  • evitar banhos muito quentes e prolongados, especialmente no inverno.  

3 – Proteção solar  

Por último, uma etapa fundamental do skincare é a proteção solar. Isso vai assegurar que a sua pele esteja protegida contra a exposição à radiação ultravioleta, que prejudica a nossa epiderme com o favorecimento ao surgimento de manchas, sardas, rugas e outros problemas como tumores benignos e malignos². 

Segundo a SBD6, o devido cuidado com os raios solares ainda é negligenciado pelos brasileiros. Em uma campanha realizada pela instituição de conscientização contra o câncer de pele, foi registrado que 63,05% das pessoas atendidas não utilizavam qualquer proteção ao se exporem ao sol6

Inclusive, a maioria dos cânceres de pele está relacionada à exposição solar². Por isso, é importante usar sempre um protetor com fator de proteção de no mínimo 30. 

Além de combater tumores, a proteção solar atua contra os efeitos do envelhecimento por conta do sol e ajuda a evitar o aparecimento de manchas marrons³. 

Quais produtos devo usar na rotina de skincare? 

Agora que você já sabe tudo sobre skincare, está pronto para colocar esse passo a passo em prática? A escolha dos melhores produtos é uma das principais partes da sua rotina de cuidados, por isso é importante não negligenciar a sua qualidade e procedência.  

A Mantecorp Skincare te auxilia a tornar todo esse processo em algo simples, prático, seguro, eficaz e prazeroso com alternativas testadas e comprovadas há mais de 40 anos.  

Para a limpeza, você conta com as opções Glycare ou Epidac OC. A primeira é ótima para remover as impurezas de peles normais e mistas, por meio da ação do ácido glicólico, que também acelera a renovação celular e estimula a produção de colágeno.  

Já o Epidac OC é excelente para peles oleosas e acneicas, realizando uma limpeza profunda e controlando a oleosidade por 12 horas, sem causar irritações e ressecamentos. 

Já para a hidratação, a Mantecorp tem produtos para o rosto, lábios e corpo. Como o Epidrat Rosto, com FPS 30 e ação antioxidante, indicado para peles secas, normais e mistas. 

Por fim, para a proteção solar, você encontra alternativas para o rosto e corpo de crianças e adultos. O Episol Intense, por exemplo, é uma linha para uso diário que protege contra os raios UVA, UVB e Infravermelho. Além disso, tem uma textura leve que não deixa resíduos, é fácil de espalhar e possui rápida absorção. Sua ação se prolonga por 12h e ainda tem efeito antioxidante que preserva o colágeno do nosso organismo. 

Conheça melhor todas as soluções da Mantecorp Skincare. São produtos que ajudam na limpeza, hidratação e proteção de uma pele sadia e que promovem seu brilho, sua firmeza e sua maciez! 

Quer saber mais sobre skincare? Leia mais nossos posts no blog!  

Referências consultadas:  

1. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Brasileiros estão cuidando mais da pele desde o início da pandemia. 30 abril, 2021. Disponível em: <https://abihpec.org.br/brasileiros-estao-cuidando-mais-da-pele-desde-o-inicio-da-pandemia>. Acesso em: julho, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

3. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: julho, 2021. 

4. Rodan K et al. Skincare Bootcamp: The Evolving Role of Skincare. International Open Access Journal of the American Society of Plastic Surgeons. 14 dezembro, 2016; 4(12): e1152. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5172479/>. Acesso em: julho, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Campanha do Câncer de Pele da SBD registra mais de 4 mil casos da doença no Brasil. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/campanha-de-cancer-de-pele-da-sbd-registra-mais-de-4-mil-casos-da-doenca-no-brasil/>. Acesso em: julho, 2021. 

posts relacionados