Rotina de skincare para pele seca: como fazê-la? Quais as etapas essenciais?

11/11/2021 Imagem do blog de Mantecorp Skincare, do post Rotina de skincare para pele seca: como fazê-la? Quais as etapas essenciais?

Pele seca ou xerose, como também é conhecido, é uma condição de secura na pele resultado de um desequilíbrio da hidratação da cútis.  

Além da desidratação, pessoas que possuem esse tipo de pele podem sofrer com outras condições acarretadas pela perda de água.  

Para evitar o problema, uma rotina de skincare para pele seca pode ser adotada com simples passos para manter a derme saudável e bem nutrida.  

Se você não sabe por onde começar, abaixo vamos apresentar alguns passos essenciais e produtos eficientes que podem eliminar de vez a aparência ressecada da sua pele. Vamos lá!  

Como identificar uma pele seca? 

Identificar o seu tipo de pele é um desafio para muitas pessoas. Desse modo, antes de falarmos sobre uma rotina de skincare para pele seca, vamos apresentar as principais características desse tipo de pele para você entender se a sua se encaixa nessa categoria.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele seca é caracterizada pela perda de água em excesso, o que causa a falta de hidratação natural. 

Ao contrário do que acontece com a pele oleosa, as glândulas sebáceas de uma pele seca não produzem a quantidade de sebo necessária para que o tecido permaneça hidratado.  

Como consequência, pessoas que possuem este tipo de pele apresentam uma aparência sem brilho e com pouca luminosidade.  

Em geral, alguns pontos que podem ser percebidos em pessoas com pele seca são: 

  • vermelhidão, 
  • descamação, 
  • poros pouco visíveis, 
  • ressecamento, 
  • coceira ou sensação de repuxamento, 
  • pequenas linhas e fissuras. 

Por que isso acontece? 

Ainda de acordo com informações da SBD, a pele seca pode ser resultado de alguns hábitos e fatores externos.  Porém, na maioria das vezes, a causa pode ser explicada por fatores genéticos ou hormonais.  

Alterações na tireoide e menopausa, por exemplo, são alguns dos fatores hormonais que podem levar ao ressecamento cutâneo. 

O fator genético, por sua vez, pode ser comprovado também por um estudo publicado no periódico Journal of Cell Science, que constatou que uma mutação genética presente em cerca de 10% da população pode levar à condição.  

Isso porque o gene FLG, responsável pela produção de proteínas que hidratam e protegem a pele, são inexistentes ou aparecem em poucas quantidades em pessoas de pele seca.  

Além disso, no que diz respeito às variantes externas, hábitos como banhos longos e quentes, e baixa ingestão de água podem causar a desidratação cutânea.  

Para quem sofre com essa condição, desenvolver uma rotina de skincare para pele seca pode ser a alternativa ideal para melhorar a hidratação e o aspecto físico da pele.  

Rotina de skincare para pele seca: 4 passos práticos e funcionais 

Agora que você sabe o que caracteriza uma pele como seca e quais as causas desse estado, vamos falar sobre os cuidados e a rotina de skincare para pele seca ideal para adotar no dia a dia. 

Seja por uma condição permanente ou por fatores externos que possam ter resultado na desidratação da cútis, caso a pele seca apresente fissuras, descamação em excesso e coceira, o caminho mais indicado é consultar com um dermatologista para que o tratamento certo seja recomendado e acompanhado.  

Confira os principais passos para deixar a sua rotina de skincare para pele seca em dia. 

1. Limpeza de pele  

Assim como a limpeza em excesso pode prejudicar a pele oleosa, a falta de higienização da pele seca também deve ser evitada. Desse modo, o primeiro passo para uma rotina de skincare focada em pele seca é a limpeza da pele. 

Afinal, durante um único dia nossa pele pode estar em contato com cosméticos, poluição, sujeira, além das células mortas que precisam ser retiradas para que a renovação celular aconteça. 

Essas partículas que vão se acumulando em nossa pele quando não removidas, favorecem o desequilíbrio da pele, além de contribuir para o envelhecimento precoce.  

Para a higienização, aposte em sabonetes e produtos de limpeza indicados para peles secas e que beneficiam a hidratação corporal.  

Para essa etapa, nossa indicação é o Glycare Sabonete Líquido, um dermocosmético da Mantecorp Skincare que higieniza sem ressecar, mantendo a hidratação e o pH fisiológico da pele.  

2. Tonificação facial  

Apesar de a limpeza ser o principal passo de uma rotina de cuidado e beleza, nem sempre o sabonete sozinho consegue retirar todas as impurezas.  

Sendo assim, os tônicos faciais são complementos indispensáveis para a higienização completa da pele. Em uma rotina de skincare para pele seca, seu uso também é recomendado. 

O tônico auxilia a regular o pH da pele, aprofundamento da limpeza sem agredir a derma ou estimular a produção excessiva de sebo.  

Na pele seca, por mais que a produção de sebo seja abaixo do esperado, a tonificação continua necessária. Nesse caso, o indicado é optar por um tônico facial hidratante.  

3. Hidratação da pele 

A hidratação é uma das fases de um skincare para pele seca que jamais deve ser esquecida. Isso porque, entre as suas características, a baixa hidratação é o principal ponto de atenção. 

Para potencializar o resultado, hidratantes emolientes são excelentes alternativas, pois a combinação de água e óleos, além de hidratar, favorece a restauração da oleosidade perdida.  

Na prática, as emulsões ultrapassam a barreira superficial epidérmica, permitindo que as propriedades contidas nos dermocosméticos recomponham as estruturas encarregadas por manter a hidratação da cútis. 

Para essa etapa, nossa indicação é  o hidratante Glycare Loção, formulado para tratar peles secas e extrassecas, além de áreas ásperas e rugosas como cotovelo, joelho e calcanhar.  

Com ácido glicólico e manteiga de karité, o hidratante intensivo promove a reparação prolongada da derme. 

Já para o corpo, você pode optar pelo Epidrat Corpo Intensivo, hidratante próprio para peles secas com ação antioxidante.   

4. Proteção solar  

Por fim, para uma rotina de skincare para pele seca completa, temos o protetor solar. Independentemente do seu tipo de cútis, a exposição solar sem proteção deve ser sempre evitada, para prevenir não apenas o ressecamento como outras condições como melasma, lesões cutâneas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.  

No caso de pessoas com pele seca, seu uso é indispensável, pois a derme desidratada é mais sensível e pode acabar sofrendo prejuízos futuramente. Mesmo em dias nublados ou chuvosos, os filtros solares devem complementar a rotina de cuidados.   

Entre os produtos próprios de proteção solar da Mantecorp Skincare, indicamos para peles secas o Episol Antiox FPS 60, que associa a ação de antioxidantes à proteção solar, agindo não apenas como um filtro contra raios UVA e UVB, mas também na prevenção de sinais de envelhecimento cutâneo.  

Agora que você sabe quais os passos essenciais para uma rotina de skincare para pele seca, aproveite para conhecer os dermocosméticos da Mantecorp Skincare. Estamos há mais de 40 anos oferecendo produtos inovadores, eficientes e seguros para a pele dos brasileiros. 

Conheça as opções disponíveis e encontre os produtos ideias para você! 

Referências 

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em:<https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: 27 de junho 2021.  

Journal of Cell Science. Filaggrin in the frontline: role in skin barrier function and disease. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2721001/>. Acesso em: 27 de junho 2021.  

Repositório Digital Institucional UFPR. UM ESTUDO DA PELE SECA. Disponível em:<https://revistas.ufpr.br/academica/article/viewFile/548/457>. Acesso em: 27 de junho 2021.  

posts relacionados