Pele do rosto irritada: o que fazer? Conheça as 3 melhores soluções

16/11/2021 pele do rosto irritada o que fazer para melhorar

Coceira, vermelhidão, descamação e irritação. Se você já sentiu algum desses sintomas é provável que já tenha pesquisado sobre “pele do rosto irritada: o que fazer?”. A boa notícia é que há diversas soluções acessíveis para prevenir e tratar essa condição. 

Antes de mais nada é preciso entender as origens dela, para depois encontrar a medida ideal para o seu caso. As causas são diversas e variam entre pele muito seca, dermatite atópica e seborreica, alergia, estresse, entre outros.  

Entenda quais são os principais fatores que favorecem essa situação e o que fazer quando a pele do rosto está irritada! 

Quais são as causas da pele irritada? 

Antes de saber o que fazer quando a pele do rosto está irritada, é preciso entender quais são os agentes causadores dessa condição em cada caso específico. 

Os principais motivos listados são os seguintes: 

  • pele muito seca: é capaz de gerar incômodos, trazendo uma sensação de irritação. Um dos fatores que favorecem a sua origem é a falta de hidratação suficiente da pele¹. Devido a isso, as pessoas afetadas podem apresentar manchas de aspecto áspero ou descamação da superfície da pele, além de ter coceira²; 
  • dermatite atópica: doença crônica que causa manchas vermelhas, descamativas, pele seca e coceira. Em formas mais graves pode acometer todo o corpo, com ocorrência de fissuras que são portas de entrada para infeções. Fatores como alérgenos e estresse pioram a situação²; 
  • dermatite seborreica: é conhecida como caspa, caracterizada por lesões vermelhas e descamaivas em áreas que produzem mais sebo (couro cabeludo, sobrancelhas, canto do nariz, orelhas)²; 
  • alergias: podem ser causadas por substâncias como fragrâncias, shampoo, látex, niquel (presente em acessórios como colares e brincos) entre outros, causando lesões descamaivas que coçam; 
  • doenças sistêmicas: enfermidades como a diabetes ou questões envolvendo o fígado, o rim e a tireóide são capazes de desencadear pele seca e coceira³; 
  • fatores ambientais: o clima muito frio e seco pode favorecer a desidratação da pele e estimular seu ressecamento¹; 
  • picadas de insetos: a picada de pernilongos e outros insetos podem provocar uma coceira, o que leva à irritação da pele4
  • estresse: piora todas as condições já listadas². 

Esses fatores, especialmente a pele seca, podem trazer como sintomas uma pele rachada e de aparência áspera, com escamas, coceira e vermelhidão². 

O ideal é que você consulte um dermatologista para verificar quais são os motivos da pele irritada e o que fazer no seu caso particular. Assim, você descarta possibilidades mais graves e garante um tratamento adequado. 

Abaixo, vamos mostrar as principais dicas e soluções utilizadas nos casos mais comuns de pele do rosto irritada e o que fazer. 

Pele do rosto irritada: o que fazer? 3 dicas 

Se você já foi afetado por alguma das doenças ou condições listadas acima, provavelmente já deve ter se perguntado o que fazer quando a pele do rosto está irritada. Para isso, saiba que as principais soluções estão não só no tratamento adequado, mas também na prevenção dessa situação. 

As principais dicas para tratar e prevenir são as listadas abaixo. 

1 – Investir na hidratação 

Apostar no uso de hidratantes para o rosto, especialmente os hipoalergênicos, é fundamental para evitar o desencadeamento de alergias e é uma das principais respostas para a pergunta “pele do rosto irritada: o que fazer?”. 

Esse tipo de produto é excelente para ajudar a reidratar a camada mais superficial das células da pele e por isso deve ser aplicado logo após o banho². Os ingredientes contidos na formulação atuam para acalmar os sintomas de irritação¹, por isso é importante observar se eles são os mais adequados para o seu tipo de pele.  

2 – Evitar banhos longos e quentes 

Opte por tomar banhos mornos, nunca muito quentes, e limite-os a no máximo dez minutos5

Os banhos frequentes e em temperaturas muito altas são uma das causas para a piora da pele seca e irritada e também um fator determinante para que ela não consiga reter uma hidratação suficiente¹. 

3  – Usar medicações indicadas pelo dermatologista 

Por fim, uma solução interessante é utilizar as medicações indicadas por um dermatologista e seguir as suas indicações. Esse profissional é gabaritado para diagnosticar as causas da irritação da pele e entender como melhor proceder, especialmente se você tem condições como dermatite atópica e seborreica.  

Agora que você já sabe o que fazer para a pele do rosto irritada, que tal conhecer produtos que podem te auxiliar nessa questão?

A Mantecorp Skincare atua há 40 anos trazendo as melhores soluções de dermocosméticos para a pele dos brasileiros e conta com produtos que podem ajudar a aliviar os sintomas da irritação na pele.  

Entre eles está o Epidrat Calm, um hidratante restaurador e calmante para peles sensíveis, intolerantes ou sensibilizadas. Ele possui um exclusivo complexo de ativos calmantes e promove conforto imediato, especialmente após a depilação ou remoção da barba. Além disso, é hipoalergênico e não tem corantes ou conservantes. 

Conheça outros itens para a limpeza, hidratação e proteção da pele no nosso site.  

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Continue lendo outros posts no nosso blog

Referências consultadas: 

1.  Harvard Health Publishing. 9 ways to banish dry skin. 21 setembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/9-ways-to-banish-dry-skin>. Acesso em: julho, 2021. 

2. Cleveland Clinic. Dry Skin. 2020. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/16940-dry-skinitchy-skin>. Acesso em: julho, 2021. 

3. MedlinePlus. Itching. U.S. National Library of Medicine. Disponível em: <https://medlineplus.gov/itching.html>. Acesso em: julho, 2021. 

4. Health Direct – Australian Department of Health. Itchy skin. Setembro, 2019. Disponível em: <https://www.healthdirect.gov.au/itchy-skin>. Acesso em: julho, 2021. 

5. American Academy of Dermatology Association. How to relieve itchy skin. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/itchy-skin/itch-relief/relieve-itchy-skin>. Acesso em: julho, 2021. 

posts relacionados