O que são radicais livres? Veja 7 maneiras de combater os seus efeitos na pele

19/04/2022 o que são radicais livres

Quem se preocupa com a saúde e o bem-estar do corpo e principalmente com o processo de envelhecimento da pele precisa saber o que são os radicais livres, como essas moléculas atuam e qual é a sua relação com os antioxidantes dentro do nosso organismo.  

Isso porque é por meio do equilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes que o nosso corpo é capaz tanto de manter a função normal do seu sistema imune, como de combater possíveis danos causados pelo excesso dessas primeiras moléculas.  

Entenda em detalhes o que são os radicais livres na pele, como eles são formados e como você pode evitar os seus efeitos negativos com sete dicas!  

O que são os radicais livres da pele? 

Os radicais livres são moléculas naturalmente produzidas pelo corpo humano, durante o processo de combustão de oxigênio, no qual os nutrientes são convertidos em energia¹. 

Em geral, eles não são prejudiciais à nossa saúde e, inclusive, são essenciais para diversas funções do sistema imunológico. Porém, quando estão em excesso podem ser tóxicos para o nosso organismo¹ e trazer consequências negativas como o aumento do risco de desenvolver doenças e condições como1,2,3

  • câncer; 
  • diabetes; 
  • doenças cardíacas; 
  • arteriosclerose; 
  • envelhecimento precoce da pele; 
  • alzheimer; 
  • artrite reumatoide; 
  • perda de cabelo
  • doenças degenerativas genéticas; 
  • declínio da visão. 

Outra consequência da maior presença de radicais livres é a inibição da produção e destruição de colágeno, uma proteína fundamental que dá elasticidade à pele e ainda auxilia na prevenção de rugas e flacidez4

Isso tudo ocorre por conta do estresse oxidativo, um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes no nosso corpo5, que pode danificar as nossas células². 

Os antioxidantes, por sua vez, são os agentes responsáveis por reduzir as lesões causadas pelos radicais livres, ou seja, bloqueiam o processo de oxidação produzido pela presença deles, protegendo as células¹. 

Entendeu o que são os radicais livres? Veja então como eles são formados!  

Como são formados os radicais livres? 

Para entender como são formados os radicais livres, precisamos lembrar um pouco das aulas de química¹. 

Eles são átomos que possuem uma deficiência de um ou mais elétrons na sua estrutura. Por isso, eles atacam outras moléculas do corpo para roubar essas partículas e se tornarem estáveis¹. 

Ao capturar esse elétron, ele se torna um agente oxidante e causa danos à membrana e à estrutura de outras células¹. 

Diante disso, os antioxidantes são importantes pois doam um elétron para os radicais livres, tornando-os estáveis e menos reativos, ao mesmo tempo em que não se prejudicam e não ficam instáveis5

Os radicais livres são formados por processos internos do nosso organismo e também por fatores externos¹.  

As principais fontes externas dos radicais livres são1,2,6

  • radiação solar; 
  • consumo de tabaco e álcool; 
  • maus hábitos alimentares; 
  • poluição ambiental; 
  • luz ultravioleta; 
  • substâncias presentes em alimentos e bebidas, como os resíduos de pesticidas; 
  • diversos aditivos químicos e hormônios; 
  • alimentação rica em gorduras saturadas, como comidas fritas, por exemplo. 

São esses agentes que podem desencadear um desequilíbrio na quantidade de radicais livres e levar ao estresse oxidativo¹. 

Quer saber então se é possível eliminar os radicais livres do nosso organismo? Confira abaixo!  

Como eliminar os radicais livres do organismo? 7 dicas 

O ideal é não eliminar totalmente os radicais livres do organismo, porque, como você viu, eles têm importante função, especialmente no sistema imunológico. 

No entanto, quando há um excesso dessas moléculas, elas podem se tornar tóxicas ao corpo e contribuir para certos problemas de saúde, como os listados acima1

A questão é evitar a sua multiplicação exagerada e manter o seu equilíbrio com os antioxidantes1,5.  

Para isso, é vital investir em hábitos que evitem o acúmulo de radicais livres e que favoreçam a ingestão de antioxidantes, como os seguintes:  

  1. invista numa alimentação saudável: uma alimentação rica em antioxidantes é imprescindível para manter o bom funcionamento do metabolismo humano. As principais fontes para isso são alimentos contendo as vitaminas A, C e D, zinco, selênio e licopeno¹; 
  2. evite fumar e ingerir álcool em excesso: tente evitar também o fumo passivo e diminua a ingestão de álcool, já que esses são fatores desencadeantes de radicais livres no organismo5
  3. cuide ao se expor ao sol: use protetor solar de FPS no mínimo 30, já que as radiações UV danificam o nosso DNA e produzem perigosos radicais livres1
  4. use cremes com ação antioxidante: há vários dermocosméticos com antioxidantes em sua formulação, que auxiliam no combate aos radicais livres, utilizando substâncias como ácido ferúlico, betacaroteno, resveratrol, vitamina C, lingosten, goji berry, entre outros1
  5. pratique exercícios físicos: fazer atividades físicas regularmente e de intensidade moderada ajuda a manter o sistema de defesa antioxidante atuante1
  6. durma bem: o descanso adequado é crucial para preservar a estabilidade de todos os sistemas do corpo5
  7. tenha cuidado com produtos químicos: evite a exposição desnecessária à radiação e outras fontes possivelmente danosas, como pesticidas5.  

Radicais livres e o envelhecimento cutâneo: qual produto usar para evitar isso? 

Se depois de entender o que são os radicais livres e compreender a importância do seu equilíbrio com antioxidantes para evitar situações como o envelhecimento cutâneo você ficou curioso para descobrir algum produto que tenha esse efeito? Que tal conhecer o Ivy C AOX e o Episol Antiox da Mantecorp Skincare

O Episol Antiox é um protetor solar com FPS 60 e que tem uma associação de antioxidantes com ação comprovada na prevenção dos sinais de envelhecimento cutâneo.  

Ele suaviza rugas e linhas de expressão, melhora a firmeza e elasticidade da pele e possui alta proteção contra os raios UVA/UVB e infravermelho A.  

Já o IVY C AOX é um gel rejuvenescedor composto por uma vitamina C nanoencapsulada que garante maior estabilidade e melhor permeação do ativo na pele, intensificando a sua ação antioxidante.  

Ele também contém ácido hialurônico e retinol nanoencapsulado que em combinação têm ação rejuvenescedora e combatem os sinais de envelhecimento, reduzindo rugas finas, melhorando a firmeza, textura e maciez da pele.  

Em conjunto, esses produtos podem ajudar a renovar a sua pele e combater o envelhecimento precoce. Quer inseri-los na sua rotina de skincare? Confira detalhes no nosso site!  

Referências consultadas:  

1. Mosca SS, Sanches RA, Comune AC. A importância dos antioxidantes na neutralização dos radicais livres: uma revisão. Revista Saúde em Foco. 2017; nº 9: 563-574. Disponível em: <https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/063_radicaislivres.pdf>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

2. Villines Z. How do free radicals affect the body? MedicalNewsToday. 29 julho, 2017. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/318652>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

3. Arnarson A. Antioxidants Explained in Simple Terms. Healthline. 29 julho, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/antioxidants-explained>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Pele também está entre os órgãos ‘atacados’ pelo cigarro; entenda 5 danos do tabagismo. 27 de março, 2019. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/pele-tambem-esta-entre-os-orgaos-atacados-pelo-cigarro-entenda-5-danos-do-tabagismo/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

5. Dix M. Everything You Should Know About Oxidative Stress. Healthline. 29 setembro, 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/oxidative-stress>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

6. Cignachi S. Atualização em Envelhecimento da Pele. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/palavra-do-dermato-atualizacao-em-envelhecimento-da-pele/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

posts relacionados