O que fazer quando a pele está irritada? Conheça 8 dicas

04/11/2021 pele do rosto irritada o que fazer para melhorar

Você sabe o que fazer quando a pele está irritada? Pode parecer uma tarefa difícil conseguir melhorar esta condição. Contudo, com algumas dicas práticas de skincare é possível amenizar os sintomas da irritação. 

Quer entender quais são os cuidados que podem auxiliar neste caso? Então, veja as oito dicas do que fazer quando a pele está irritada que separamos para você: 

  • Hidrate a pele constantemente 
  • Experimente passar um sérum 
  • Aplique compressas de gelo 
  • Tome um banho de aveia 
  • Evite a exposição ao sol e sempre passe protetor 
  • Beba bastante água 
  • Evite banhos longos e quentes 
  • Use um umidificador 

8 dicas do que fazer quando a pele está irritada 

1. Hidrate a pele constantemente 

A hidratação é a principal forma de tratamento para uma pele irritada, porque fortalece o estrato córneo (camada mais superficial da epiderme) e ajuda a absorver e reter umidade. 

A pele naturalmente perde bastante água, pois o líquido evapora com muita facilidade quando chega à epiderme (camada superficial). Por isso a hidratação é tão importante. 

Além disso, o fortalecimento proporcionado ao estrato córneo melhora a defesa da pele, porque é esta camada que a protege.  

Dessa forma, evita-se que fatores externos, como, por exemplo, a poluição e as radiações ultravioleta, piorem a irritação e causem outros danos. 

2. Experimente passar um sérum 

Adicionar um sérum à sua rotina de skincare é uma boa dica do que fazer quando a pele está irritada, porque este dermocosmético é composto por altas concentrações de nutrientes que possuem efeitos hidratantes e anti-idade. 

Essa alta concentração de nutrientes promove benefícios rápidos e eficazes para a saúde da pele, o que ajuda no tratamento da irritação. 

Além disso, dependendo da sua composição, o sérum pode melhorar a resistência e a elasticidade do tecido, evitando a piora da condição. 

3. Aplique compressas de gelo 

A compressa de gelo é outra ótima dica do que fazer quando a pele está irritada, pois ajuda em diversos aspectos da irritação. 

O gelo auxilia a “acalmar” a pele, podendo contribuir para o fechamento dos poros e para a diminuição de inchaços, coceiras e vermelhidões. Ou seja, ele pode ser um grande aliado na amenização dos sintomas da irritação. 

No entanto, nunca aplique o gelo diretamente na pele, porque ele pode causar queimaduras. Por isso, o ideal é fazer uma compressa com um tecido ou algo do tipo. 

4. Tome um banho de aveia 

Além de ser um cereal que promove diversos benefícios ao organismo, a aveia também possui propriedades que fortalecem o estrato córneo e que proporcionam efeitos anti-inflamatórios. 

Diante disso, tomar um banho de aveia é uma boa opção do que fazer quando a pele está irritada.  

Para preparar este banho é bem simples: o primeiro passo é triturar a aveia com um liquidificador ou triturador para que ela vire um pó. 

Em seguida, você pode utilizá-la de diferentes formas, veja algumas opções: 

  • misture-a com água morna e passe na pele; 
  • encha uma banheira com água morna e jogue a aveia triturada nela; 
  • faça uma “trouxinha” de tecido com a aveia triturada e coloque em uma banheira com água morna. 

5. Evite a exposição ao sol e sempre passe protetor 

O protetor solar é algo que sempre deve estar presente na sua rotina diária de cuidados com a pele, independentemente se o tempo está nublado ou não. 

A sua aplicação é a principal maneira de proteger a pele contra as radiações ultravioleta (UV) emitidas pelo sol, que podem causar diversos danos a curto e longo prazo. 

É por causa dessa proteção que passar o protetor solar também é uma boa dica do que fazer quando a pele está irritada. Afinal, os raios UV podem piorar os sintomas. 

Então, lembre-se de sempre passar protetor solar, de preferência um que tenha pelo menos FPS 30. Além disso, procure reaplicá-lo a cada duas horas para manter a sua eficácia. 

6. Beba bastante água 

Como dissemos, a hidratação constante da pele é o principal tratamento e prevenção da pele irritada. Mas essa dica vai além de passar um hidratante todos os dias. 

Beber bastante água também é essencial para manter a pele hidratada. Pode-se dizer que é uma “hidratação interna”. 

Afinal, a pele é formada por células, que contam com água em sua composição. Além disso, o líquido ajuda na eliminação de toxinas que podem piorar os sintomas da irritação. 

7. Evite banhos longos e quentes 

Tomar certos cuidados no banho é um ponto essencial do que fazer quando a pele está irritada, porque algumas atitudes podem causar mais irritação. 

É preciso controlar o tempo e a temperatura dos seus banhos, pois ficar um período muito longo e/ou utilizar água quente pode resultar em irritações. 

Essas duas condições podem deixar o estrato córneo, que é a “barreira protetora da pele”, frágil e também podem auxiliar na evaporação da água do tecido. Então, procure tomar banhos rápidos e com água, no máximo, morna. 

8. Use um umidificador 

Manter um umidificador perto de você é outra forma de contribuir para a hidratação e mais uma dica do que fazer quando a pele está irritada. 

Essa é uma ação bem prática e simples, porque apenas deixar o umidificador no mesmo ambiente que você já ajudará a melhorar a hidratação da sua pele. 

Isso porque o tecido também absorve uma pequena quantidade da umidade do ambiente para utilizar na sua hidratação. 

Quais são os melhores produtos para a pele irritada? 

Ao decorrer do texto mencionamos três dermocosméticos que podem ajudar a prevenir e a amenizar os sintomas da pele irritada: o hidratante, o sérum e o protetor solar. 

Mas qual é o melhor hidratante, sérum e protetor solar disponíveis no mercado? 

A resposta mais adequada para esta pergunta é a seguinte: não existem os melhores produtos de todos. Na realidade, há aqueles que são mais apropriados para o seu tipo de pele e para as suas necessidades. 

Diante disso, a nossa recomendação são as linhas de hidrataçãorejuvenescimento e proteção solar da Mantecorp Skincare

A Mantecorp é uma marca que foi criada há mais de 40 anos por dermatologistas, com o intuito de desenvolver dermocosméticos seguros e eficazes para a pele brasileira. 

Ela tem diversas linhas de produtos voltadas aos cuidados com a pele em seu portfólio, contando com opções para diferentes tipos e cores de pele, assim como para necessidades distintas. Conheça os nossos dermocosméticos! 

Gostou das dicas do que fazer quando a pele está irritada? Acompanhe o nosso blog para mais conteúdos informativos como este! 

Referências consultadas 

 American Academy of Dermatology Association. How to relieve itchy skin. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/itchy-skin/itch-relief/relieve-itchy-skin>. Acesso em: março/2021. 

 American Academy of Dermatology Association. Dermatologist’s top tips for relieving dry skin. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/dry/dermatologists-tips-relieve-dry-skin>. Acesso em: março/2021. 

 Harvard Health Publishing. 9 ways to banish dry skin. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/9-ways-to-banish-dry-skin>. Acesso em: março/2021. 

 MedlinePlus – U.S. National Library of Medicine. Health Topics: Itching. Disponível em: <https://medlineplus.gov/itching.html>. Acesso em: março/2021. 

 Health Direct – Australian Department of Health. Itchy skin. Disponível em: <https://www.healthdirect.gov.au/itchy-skin>. Acesso em: março/2021. 

posts relacionados