Conheça 3 soluções práticas para disfarçar a falha na barba!

22/12/2021 falha na barba

 O público masculino tem se preocupado cada vez mais com a beleza e a saúde da pele, incluindo aqui os cuidados com os pelos faciais, porque perceberam a importância dessa prática. Porém, muitos homens sofrem com uma condição que pode abalar um pouco a autoestima e trazer incômodos: a falha na barba.  

As causas da falha na barba variam desde fatores genéticos até doenças que podem ser tratadas junto ao dermatologista. Em todos os casos, é possível tomar atitudes simples para disfarçar esse problema.  

Quer saber mais sobre o que provoca as falhas na barba e descobrir como você pode resolver essa situação de maneiras simples? Continue lendo o nosso texto.  

Por que a barba fica falhada? 

Há diversos motivos que explicam o porquê de a barba ficar falhada. O primeiro fator é a característica genética de cada pessoa. Alguns homens nascem com genes que determinam uma distribuição de pelos com aspecto mais ralo¹.  

Então se você sente que a sua barba é falhada desde que ela começou a crescer, na puberdade, esse pode ser o seu caso.  

Outra possibilidade são algumas infecções como micoses cutâneas ou até mesmo a sífilis, que podem se manifestar por meio da queda de fios na região¹. 

Também é possível que alguma bactéria esteja causando episódios de infecção dos folículos pilosos de maneira intensa, o que leva à destruição folicular e à formação de cicatrizes na barba¹. 

Por fim, algumas doenças autoimunes, como a alopecia areata, também estão entre as prováveis razões de diminuição e ausência de pelos ou falhas na sua barba².  

Essa enfermidade não é contagiosa e pode ser influenciada por fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos, que são capazes de desencadear ou agravar a situação². 

Como você pode ter visto, há ao menos quatro motivos para as falhas na barba. Por isso, é importante consultar um dermatologista se você tiver sinais de queda dos pelos da face.  

Agora que você já sabe as causas, quer aprender como tirar as falhas da barba? Conheça três opções práticas para o seu dia a dia.  

Como disfarçar barba falhada? 3 soluções 

Apesar de ser um incômodo, há algumas maneiras simples de como disfarçar a barba falhada. As três principais soluções que você pode adotar são as seguintes.  

1 – Escolher um estilo de corte de barba que te favoreça  

Caso o seu problema seja genético, você provavelmente não vai conseguir fazer com que os pelos cresçam na região vazia, ou seja, não será possível saber como tirar as falhas na barba. No entanto, você pode encontrar um estilo de corte que favoreça o formato do seu rosto e realce outros aspectos da sua face.  

Invista em um corte que permita que você se livre dos espaços sem pelo. Há várias possibilidades distintas e, com certeza, você vai encontrar um que combine com o tipo de crescimento da sua barba4

2 – Esperar pela barba crescer para ocupar os espaços vazios 

Agora, se você não quer mudar o estilo da sua barba e prefere algo mais volumoso, espere ela crescer para perceber se é viável preencher as áreas falhas com os pelos longos que estão mais próximos aos buracos. 

Para isso, você pode usar uma cera que te auxilia a estilizar a barba e deixar os pelos no lugar desejado4

3 – Procurar um barbeiro  

Se você não está confiante sobre o estilo de corte de barba escolhido, o ideal é contar com o auxílio de um barbeiro especializado. Ele poderá avaliar o seu tipo de rosto e te indicar as alternativas para esconder os buracos que ficam na sua face.  

Como resolver as falhas na barba? 

Se você busca como resolver as falhas na barba de vez, saiba que você deve procurar a ajuda de um dermatologista, pois apenas um profissional de saúde poderá indicar tratamentos mais intensos, que envolvem o uso de medicações de maneira tópica ou oral, especialmente nos casos envolvendo a alopecia areata.  

Entre as soluções que um médico pode te indicar estão²³:  

  • medicamentos tópicos como Minoxidil, corticoides e antralina; 
  • corticoides injetáveis; 
  • imunoterapia; 
  • terapia fotodinâmica; 
  • lasers; 
  • fototerapia de banda restrita. 

Mas atenção, a automedicação é altamente contraindicada! Somente um dermatologista pode te receitar a terapia mais adequada para o seu caso. 

Esses tratamentos podem ser utilizados para controlar a alopecia areata e também para reduzir as falhas na barba e evitar que novas surjam, além de estimular os folículos pilosos a produzirem pelos novamente. 

Além desses procedimentos, uma recomendação extra da Sociedade Brasileira de Dermatologia² é tentar reduzir o estresse, pois as crises agudas de queda de pelos podem estar associadas a períodos críticos de saúde mental, como problemas no trabalho, família, acidentes, entre outros. 

Como cuidar da barba para manter um aspecto saudável?  

Embora não seja possível resolver por conta própria as questões genéticas ou de saúde que possam estar causando as falhas na barba, é viável investir em uma rotina de cuidados com o seu rosto, que consequentemente farão os pelos da face parecerem mais bonitos e viçosos, e assim tirar o foco daquilo que não te agrada.   

Para isso, é interessante adotar uma rotina de skincare masculina composta de limpeza, hidratação, proteção e rejuvenescimento. Ao colocá-la   em prática, você estará cuidando da sua pele e dos pelos da barba, evitando inflamações, pelos encravados e mantendo a saúde e beleza da sua pele.  

Dentro da linha Urby Men da Mantecorp Skincare, você conta com dois itens essenciais para a aparência da sua barba e da pele da sua face: o sabonete para rosto e corpo e o hidratante e loção pós-barba.  

O sabonete auxilia a reduzir os pelos encravados da barba, melhora a presença de foliculite e ainda atua para reduzir as reações como inflamação, irritação e coceira. Além disso, ele limpa sem ressecar a epiderme, controla a oleosidade e promove a renovação celular.  

Por sua vez, o hidratante e pós-barba atua para acalmar a pele, reduzir a vermelhidão, aumentar a elasticidade e suavidade dela, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear, o que é essencial para evitar o pelo encravado no rosto e proporcionar um aspecto agradável da barba.  

Quer conhecer melhor todas as nossas soluções para você implementar cuidados rápidos e eficientes com a sua pele e pelos da barba? Veja todos os nossos produtos para skincare masculino no site.  

Referências consultadas:  

1. Rocha J. Falhas na barba? Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/falhas-na-barba/>. Acesso em: setembro, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Alopecia Areata. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-areata/22/>. Acesso em: setembro, 2021. 

3. Ramos PM et al. Consenso sobre tratamento da alopecia areata – Sociedade Brasileira de Dermatologia. Anais Brasileiros de Dermatologia. 1 novembro, 2020; 95 (S1): 39-52. Disponível em: <http://www.anaisdedermatologia.org.br/en-consenso-sobre-tratamento-da-alopecia-articulo-S2666275220303131>. Acesso em: setembro, 2021. 

4. American Academy of Dermatology Association. DIY treatment for 5 common beard problems. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/face/diy-treatment-common-beard-problems>. Acesso em: setembro, 2021. 

posts relacionados