Tudo que você precisa saber sobre cuidados masculinos com o corpo

22/11/2021 cuidados masculinos com o corpo

Você tem investido em cuidados masculinos com o corpo para manter a sua saúde em dia? Não? Pois deveria! Afinal, a pele é o maior órgão do corpo e é uma das principais responsáveis por manter o organismo livre de doenças. Por isso é fundamental saber como tratá-la adequadamente.  

Além de conservar sua vitalidade, o investimento em rotinas de skincare traz como resultado uma pele com um brilho mais controlado, viço, bela e evita processos como o envelhecimento precoce e os que ocorrem devido ao excesso de exposição solar. 

Quer aprender mais sobre a importância dos cuidados masculinos com o corpo e conhecer 4 dicas para colocar isso em prática de maneira simples e rápida no seu dia a dia? Continue lendo o nosso texto.  

Quais devem ser os principais cuidados masculinos com o corpo? 

Os principais cuidados masculinos com o corpo incluem a devida limpeza, hidratação e proteção solar.   

Como nós falamos, a pele é o maior órgão do nosso corpo e tem como função protegê-lo contra agressões externas, fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e fatores ambientais como o sol¹. 

No entanto, ela perde o vigor conforme envelhecemos². Isso porque, com o tempo, o nosso estrato córneo (a camada mais superficial da epiderme) é enfraquecido, se tornando mais fino e apresentando uma maior dificuldade de manter a hidratação.  

Consequentemente, ela fica mais permeável e suscetível a organismos que podem causar infecções e outras enfermidades². Por isso, é interessante investir em alguns hábitos de skincare para mantê-la saudável. 

Outra condição que é combatida por meio dos cuidados masculinos com o corpo é o câncer de pele. É crucial estar atento a isso, porque mais de 80 mil homens no Brasil foram diagnosticados com a doença apenas em 2020³. 

Além disso, o câncer de pele não-melanoma é o mais comum entre homens no país³. Apesar disso, eles ainda recorrem menos aos médicos do que as mulheres para diagnosticar a situação4

Por conta disso tudo, é essencial investir em uma rotina adequada de higiene, hidratação e proteção solar que vai atuar na manutenção do brilho, viço e beleza da sua pele, além de combater acne, infecções e problemas como o câncer. 

Confira como fazer isso com as 4 dicas listadas abaixo.  

4 dicas de cuidados com o corpo masculino 

Agora que você já entendeu a relevância dos cuidados com o corpo masculino, quer aprender como colocá-los em prática?  

Para adotá-los no seu cotidiano siga as dicas listadas abaixo. Esses hábitos não ocupam muito tempo no seu dia a dia, mas trazem resultados duradouros e perceptíveis em curto prazo.   

1 – Comece usando um sabonete líquido para o corpo 

A higienização é o primeiro passo dos cuidados masculinos com o corpo. Por meio do uso de um sabonete líquido, é possível retirar impurezas que se depositam ao longo do dia na pele como poluição, suor, bactérias, células mortas e outras secreções produzidas pelo organismo5

Caso você não limpe adequadamente a pele, ela pode ter os poros obstruídos e desencadear processos inflamatórios como cravos, espinhas, bolinhas de sebo e aumento da sensibilidade5. Apesar de essas situações serem comuns no rosto, elas ocorrem no resto do organismo também. 

O ideal é utilizar especificamente um sabonete líquido masculino. Isso porque as versões em barra podem prejudicar a camada mais superficial da sua pele e dificultar a manutenção da hidratação natural6

Além disso, a falta de uma limpeza adequada deixa a pele mais opaca e sem vida, acelerando o seu processo de envelhecimento5

2 – Invista na hidratação 

A hidratação é outra etapa fundamental nos cuidados masculinos com o corpo, especialmente durante o inverno, o que não significa que ela deve ser negligenciada nas outras estações. 

Ela é importante porque a nossa pele possui uma lubrificação natural para protegê-la de ressecamento, irritação, envelhecimento precoce e infecções7. Para garantir a sua conservação, é preciso evitar a desidratação e, portanto, investir em hábitos como7

  • ingerir ao menos dois litros de água por dia; 
  • evitar exposição excessiva ao sol; 
  • investir em uma alimentação saudável rica em frutas e verduras; 
  • utilizar hidratantes corporais diariamente. 

O cuidado especial no inverno se dá porque nosso corpo tende a ressecar mais e os banhos são mais longos, além de utilizar água mais quente, o que pode favorecer o ressecamento da pele7

Outros dois benefícios da hidratação são a manutenção do brilho e beleza da pele e o combate aos problemas como descamação5

3 – Use um protetor para finalizar 

O protetor solar é um dos maiores aliados no combate ao câncer de pele, que como vimos é uma grande ameaça aos homens brasileiros. 

O ideal é utilizar um produto com FPS 30 e que proteja contra os raios UVA e UVB nas partes expostas à luz solar e reaplicar sempre que necessário. Além disso, evitar o sol entre 10h e 16h5 é mais um dos cuidados masculinos com o corpo que você pode adotar.  

Se for inevitável se expor neste horário, certifique-se de que esteja utilizando a proteção adequada, especialmente se pratica esportes e sua mais, o que faz com que o protetor saia facilmente. 

4 – Utilize produtos específicos para a pele masculina  

Por fim, todos esses hábitos só terão efeito se você utilizar produtos adequados para o seu tipo de pele. 

Os homens, em geral, têm uma tendência a ter a pele mais oleosa, por conta da testosterona e do número de glândulas sebáceas que possuem8

Isso não quer dizer que não precisem investir em uso de hidratantes e protetores, mas sim que é ideal reconhecer as melhores soluções para a sua necessidade. 

Para isso, você pode contar com os produtos para o corpo masculino desenvolvidos especialmente pela Mantecorp Skincare, uma empresa criada por dermatologistas que atua há mais de 40 anos com foco na pele brasileira.  

A linha Urby Men conta com um sabonete líquido pensado especificamente para a pele do rosto e corpo masculino, que limpa sem ressecar e controla a oleosidade, além de promover a renovação celular. Também ajuda a reduzir os pelos encravados, melhora a presença de foliculite e reações como inflamação, irritação e coceira. 

Conheça mais soluções de hidratação e proteção solar para os cuidados masculinos com o corpo na aba “produtos” do nosso site!  

Ficou curioso para saber mais sobre como manter a saúde e beleza da pele? Acesse os posts do no nosso blog.  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Funções da pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/funcoes-da-pele/>. Acesso em: agosto, 2021. 

2. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. The body’s overlooked defense system. 3 agosto, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-bodys-overlooked-defense-system>. Acesso em: agosto, 2021. 

3. Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde. Câncer de pele não melanoma. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: agosto, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. 11 agosto, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-pele-unhas-cabelos-e-barba/>. Acesso em: agosto, 2021.  

5.  Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/> Acesso em: agosto, 2021. 

6. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: agosto, 2021. 

7. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cuidados gerais com a pele. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/cuidados-gerais-com-a-pele/ >. Acesso em: agosto, 2021. 

8. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Rio de Janeiro. Pele de homem também precisa de cuidados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/pele-de-homem-tambem-precisa-de-cuidados/>. Acesso em: agosto, 2021. 

posts relacionados