Como tratar as manchas e cicatrizes de acne? Conheça 4 melhores maneiras

16/11/2021 saiba como tirar mancha de cravo do rosto

Quando a acne surge na nossa face muitas pessoas podem sentir uma vontade grande de espremê-las. O problema é que isso leva à ocorrência de manchas e cicatrizes que podem causar ainda mais incômodo e diminuir a nossa autoestima. Por isso, é importante saber como tratá-las e consequentemente melhorar a aparência da nossa pele. 

Além disso, é interessante saber quais são as origens da acne no seu caso e investir em soluções para acabar com essa situação, antes que chegue em um ponto no qual a textura da sua pele te deixe infeliz.  

Entenda as causas da acne e saiba como tirar as manchas por ela causada com 4 métodos indicados por dermatologistas. 

O que causa acne? 

A acne é uma doença de pele caracterizada pela presença de comedões abertos ou fechados (cravos) e espinhas. Elas surgem em decorrência de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos polissebáceos¹. 

Apesar de serem popularmente relacionadas à adolescência, elas são muito comuns na vida adulta, especialmente em mulheres¹, e podem ocorrer em qualquer idade.  

Entre os principais fatores que favorecem o surgimento da acne, de acordo com a Harvard Health Publishing² estão: 

  1. excesso de produção de óleo; 
  1. poros obstruídos por células mortas; 
  1. bactérias; 
  1. inflamação. 

O estresse e o ciclo menstrual também podem influenciar na produção de óleo, o que acarreta em cravos e espinhas na face². 

Além disso, os fatores hormonais podem causar um aumento da produção de óleo pelas glândulas sebáceas, impactando no surgimento dessas lesões na nossa pele¹. 

Por fim, é fundamental estar atento aos produtos para a pele que são utilizados; caso não sejam adequados, podem causar a obstrução dos poros e facilitar a manifestação da acne². 

Como tratar as manchas e cicatrizes de acne? 4 soluções 

As principais formas de como tirar mancha de acne do rosto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia³, envolvem consultar um profissional da área que irá indicar o melhor tratamento para o seu caso. 

Os 4 métodos sugeridos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia³ e pela regional do Rio de Janeiro4 da instituição são os listados abaixo.  

1 – Peeling 

O peeling é um processo de aplicação de agentes que destroem a camada mais superficial da pele, trabalhando com a sua textura e promovendo a sua regeneração4

Ele consiste em um tipo de método de “esfoliação” com o objetivo de renovar a pele, melhorar manchas, rugas, cicatrizes ou acne. Além disso, pode ser superficial, médio ou profundo4. Por isso é um dos métodos indicados de como tirar manchas de acne do rosto.  

No fim, ele vai auxiliar a eliminar manchas e melhorar a textura da pele. 

Apesar disso, saiba que esse tratamento pode gerar efeitos colaterais e desconfortos3

2 – Lasers 

Por atuarem diretamente nas alterações de relevo e cor da pele4, essa é outra solução indicada para tirar manchas de acne. 

Por conta do calor gerado, os lasers são capazes de provocar um remodelamento das camadas superficiais e médias da epiderme4. Mas atenção, esse método também deve ser feito por um profissional gabaritado para isso, além de ser indicado pelo seu dermatologista. 

3 – Dermoabrasão 

Já a dermoabrasão é uma forma de lixar a pele com um aparelho específico para esse fim, atuando na irregularidade da epiderme e deixando-a mais uniforme4, dessa forma, pode ser utilizado para as manchas e cicatrizes de acne da face. 

4 – Preenchimento cutâneo 

Por fim, o preenchimento cutâneo pode ser feito por meio de uma técnica denominada microgotas, na qual são injetadas substâncias preenchedoras à base de ácido hialurônico sob as cicatrizes. Esse tratamento é indicado para cicatrizes que somem quando a pele é esticada e pode levar até um ano de duração para surtir efeitos3

Esses métodos indicados podem ser combinados, já que as cicatrizes possuem aspectos diferentes entre si4. Para isso, é preciso ter paciência e contar com o apoio de um médico dermatologista, que deve ser o responsável por indicá-los e realizá-los. 

Como evitar o surgimento de manchas e cicatrizes de acne? 

No fim das contas, o ideal é evitar o surgimento de manchas e cicatrizes pela acne e também garantir que as já existentes não piorem. Para isso, você pode investir nas seguintes práticas: 

  • lavar o rosto duas vezes ao dia5
  • optar por produtos dermocosméticos indicados para pessoas com acne; 
  • não usar produtos que pioram a oleosidade da pele e priorizar loções e sabões que a controlem; 
  • passar protetor solar para evitar a piora de manchas já existentes5
  • não espremer cravos nem espinhas; 
  • realizar limpeza da pele, que deve ser recomendada por dermatologista e executada por um esteticista treinado¹; 
  • fazer tratamentos com produtos indicados por dermatologista (que podem ser ácido salicílico, peróxido de benzoíla, retinóides, antibióticos e ácido azeláico)¹; 

De acordo com a Harvard Health Publishing5, os produtos dermocosméticos não irritantes são importantes para qualquer pessoa com acne. Por isso, é necessário escolher aqueles que são gentis e seguros para a pele com espinhas e cravos e que auxiliam a melhorar a situação. 

Se você está buscando produtos que ajudem a evitar e tratar as complicações da acne conheça a solução da Mantecorp Skincare: Epidac OC Gel. Essa é uma possibilidade menos invasiva que os métodos listados anteriormente.  

O Epidac OC Gel é um corretor antioleosidade e antiacne com ácido salicílico, associado à niacinamida, zinco, aloe vera e o exclusivo complexo oil control. Tudo isso auxilia a controlar a oleosidade da pele, reduzir as lesões de acne, melhorar o inchaço e a vermelhidão, além de reduzir os poros dilatados. 

Além desses produtos, a Mantecorp conta com soluções para a limpeza, hidratação e proteção de peles que têm tendência a acne. Conheça melhor os nossos produtos no site

Entendeu como tratar as complicações da acne e quer continuar lendo mais sobre cuidados para a sua pele? Acesse o nosso blog

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Acne. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acne/23/>. Acesso em: julho, 2021. 

2. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. Adult acne: Understanding underlying causes and banishing breakouts. 23 setembro, 2019. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/adult-acne-understanding-underlying-causes-and-banishing-breakouts-2019092117816>. Acesso em: julho, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Quais são os tratamentos mais adequados para marcas da acne? 8 abril, 2011. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/quais-sao-os-tratamentos-mais-adequados-para-marcas-de-acne/>. Acesso em: julho, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Cicatrizes de acne têm tratamento. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/cicatrizes-de-acne-tem-tratamento/>. Acesso em: julho, 2021. 

5. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. Acne: What you need to know. 3 janeiro, 2019. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/acne-what-you-need-to-know-2019010315717>. Acesso em: julho, 2021. 

posts relacionados