Como ter uma pele mais bonita e saudável? Aprenda com 6 dicas

30/03/2021 como ter uma pele bonita

Ter uma pele bonita e saudável é um grande desafio para muitas pessoas. Afinal, é algo que demanda tempo e cuidados que vão além dos produtos.

Para que isso seja possível, é preciso ter um estilo de vida equilibrado e saudável e uma rotina de cuidados com a pele.

Mas, pode ficar tranquila(o) que nós iremos te ajudar com 6 dicas para melhorar os seus hábitos:

  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Beba água
  • Diminua o consumo de álcool
  • Evite fumar
  • Fique de olho no estresse
  • Tenha um sono de qualidade

E, além disso, também ensinaremos um passo a passo para cuidar da sua pele. Confira!

6 dicas para ter uma pele bonita

1. Mantenha uma alimentação saudável

Uma dieta saudável pode ser a solução para diversos problemas e trazer vários benefícios. Com a saúde da pele não é diferente.

Fazer refeições ricas em nutrientes, com muitos vegetais, grãos e proteínas é uma boa forma de ter uma pele bonita e saudável.

Além disso, alguns alimentos específicos também podem ajudar a pele:

Outra dica é diminuir o consumo de açúcar refinado e gorduras. Em excesso, ambos podem fazer mal à saúde da pele, assim como podem aumentar o risco de desenvolver certas doenças.

2. Beba água

A importância de hidratar a pele por fora é de amplo conhecimento. Mas, você já parou para pensar na importância de hidratar a pele “por dentro”?

Beber água e se hidratar também é uma maneira de ter uma pele bonita e saudável. Dessa forma, evita-se que a pele fique ressecada e flácida.

Além disso, a água também elimina diversas toxinas que podem causar acnes e outras lesões por conta de processos inflamatórios.

3. Evite o consumo de álcool

Um estudo publicado no British Journal of Dermatology(Periódico Britânico de Dermatologia), descobriu que existe uma associação entre o consumo de álcool e o risco de desenvolver o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular cutâneo, dois tipos de câncer de pele não melanoma.

Portanto, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas é uma boa ação para que você não tenha maiores propensões a desenvolver um desses tipos de câncer de pele.

4. Evite fumar

Fumar pode trazer diversos malefícios para o corpo, e o envelhecimento precoce da pele é um deles. Pesquisas mostram que o tabagismo está relacionado com esta situação.

Isso acontece porque o cigarro, pelo fato de causar o estreitamento dos vasos sanguíneos, diminui o fluxo sanguíneo e acaba com o oxigênio e os nutrientes necessários para a pele.

Além disso, ele também causa danos ao colágeno e à elastina, que são fibras responsáveis pela elasticidade e resistência da pele.

E, por incrível que pareça, até mesmo as expressões repetitivas feitas ao fumar podem causar danos à pele, promovendo o aparecimento de rugas.

5. Fique de olho no estresse

O estresse e a ansiedade são problemas que muitas pessoas enfrentam em seu dia a dia devido a diversos fatores.

E isso é péssimo tanto para a qualidade de vida quanto para a pele, pois o estresse excessivo pode levar ao surgimento de acnes e outros problemas inflamatórios.

Uma investigação publicada no periódico científico Acta Dermato-Venereologica, que foi feita com adolescentes, sugere que existe uma associação entre estresse e quantidade de acnes.

Sendo assim, um bom caminho é procurar métodos que aliviam o estresse como a meditação e o yoga.

Experimente as técnicas existentes e veja qual traz resultados positivos. Assim, é possível ter um ganho de bem-estar e ter uma pele bonita e saudável.

6. Tenha um sono de qualidade

Dormir bem é imprescindível para diversos fatores do organismo. E ter uma pele bonita e saudável não fica de fora.

Afinal, é durante o sono que ocorre a reparação das células do tecido que sofreram danos por conta elementos como radiação solar e poluição.

 Além disso, enquanto você dorme o corpo também produz o colágeno.

Portanto, ter um sono de qualidade é essencial para evitar o envelhecimento precoce da pele, a flacidez, as rugas e outros problemas.

O que fazer para a pele ficar mais bonita?

Antes de tudo, você precisa saber qual é o seu tipo de pele, porque isso irá determinar os produtos que podem ser utilizados. Existem quatro tipos de pele:

  • Pele normal: é classificada dessa forma por ter um equilíbrio de gordura, produzindo uma quantidade que não gera ressecamento nem oleosidade. Costuma ter poros pequenos;
  • Pele mista: é uma mistura de tipos. Apresenta oleosidade no nariz, na testa e no queixo, enquanto as outras áreas são normais ou ressecadas. Em geral, tem poros dilatados;
  • Pele seca: é uma pele sem brilho e ressecada por conta da desidratação em excesso. Normalmente, tem poros pequenos;
  • Pele oleosa: neste caso o sebo é produzido em excesso, causando brilho e oleosidade. Geralmente, apresenta poros dilatados.

Para ter uma pele bonita, independentemente do tipo, é necessário criar uma rotina de skincare seguindo o passo a passo:

  1. Limpeza
  2. Tonificação
  3. Hidratação
  4. Proteção solar

1. Limpeza

A pele passa o dia inteiro em contato com poluição, radiação solar, terra e outros elementos. Por causa disso, para ter uma pele bonita e saudável é essencial limpá-la todo dia.

Para isso, basta encontrar o sabonete de líquido ideal para o seu tipo de pele. A Mantecorp Skincare possui três sabonetes para limpeza, veja:

  • Glycare: sabonete facial para peles normais e mistas. É formulado com ácido glicólico, que promove a renovação celular e remove as impurezas sem ressecar.
  • Glycare Duo: ideal para a limpeza profunda de peles oleosas. Tem uma fórmula exclusiva com ácido glicólico em Matriz Nano 3D associado à Niacinamida, que auxilia na redução de acnes e lesões inflamatórias.
  • Epidac OC: é formulado com ácido salicílico e Complexo Oil Control, que diminuem a oleosidade por até 12 horas.

Todos os sabonetes são testados, garantindo segurança e eficácia a você.

2. Tonificação

A ideia da tonificação é fornecer nutrientes que podem ajudar na absorção dos produtos dos próximos passos. Para esta etapa, usa-se um tônico ou uma água micelar.

3. Hidratação

Esta provavelmente é a etapa mais conhecida, onde você irá aplicar um hidratante. O intuito deste processo é proteger contra a desidratação e deixar a pele mais macia e, obviamente, hidratada.

Mas, você pode estar se perguntando: “pele oleosa precisa ser hidratada”? Sim! Apenas é necessário encontrar um hidratante para este tipo de pele.

Para hidratação, a Mantecorp tem uma linha completa chamada Epidrat.

Todos os produtos desta linha foram desenvolvidos pensando que cada região do corpo exige um tipo de tratamento e cuidado, assim como existem diferentes tipos de pele.

Saiba mais em nosso site!

4. Proteção solar

Por fim, o protetor solar é uma boa escolha para finalizar os cuidados e garantir uma pele bonita e saudável.

O protetor é o principal meio de defesa contra as radiações solares. Por conta disso, também é ótimo para prevenir manchas, queimaduras e, principalmente, o câncer de pele.

Portanto, lembre-se de passar protetor solar diariamente. Aliás, é recomendado que o FPS seja, no mínimo, 30 e que a reaplicação ocorra pelo menos a cada 2 horas..

Conheça também a linha Episol, nossa gama completa de protetores solares com versões para corpo e rosto e todos os tipos de pele.

Gostou das informações que foram passadas? Então, deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando nossos conteúdos!

Referências

Angelo, Giana. Essential Fatty Acids and Skin Health. Linus Pauling Institute; Oregon State University, 2012. Disponível em: <https://lpi.oregonstate.edu/mic/health-disease/skin-health/essential-fatty-acids>. Acesso em: 17 dez. 2020.

Roberts RL, Green J, Lewis B. Lutein and zeaxanthin in eye and skin health. Clin Dermatol. 2009;27(2):195-201.

Yen H, Dhana A, Okhovat JP, Qureshi A, Keum N, Cho E. Alcohol intake and risk of nonmelanoma skin cancer: a systematic review and dose-response meta-analysis. Br J Dermatol. 2017;177(3):696-707.

Martires KJ, Fu P, Polster AM, Cooper KD, Baron ED. Factors that affect skin aging: a cohort-based survey on twins. Arch Dermatol. 2009;145(12):1375-1379.

Helfrich YR, Yu L, Ofori A, et al. Effect of smoking on aging of photoprotected skin: evidence gathered using a new photonumeric scale [published correction appears in Arch Dermatol. 2007 May;143(5):633]. Arch Dermatol. 2007;143(3):397-402.

Yosipovitch G, Tang M, Dawn AG, Chen M, Goh CL, Huak Y, Seng LF. Study of psychological stress, sebum production and acne vulgaris in adolescents. Acta Derm Venereol. 2007;87(2):135-9.

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: 17 dez. 2020.

Yuen, Christal. A Guide to Taking Care of Your Skin. Healthline, 2016. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/skin-types-care>. Acesso em: 17 dez. 2020.

The Healthline Editorial Team. What do you want to know about beauty and skin care?. Healthline, 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care>. Acesso em: 17 dez. 2020.

Nichols, Hannah. Five life hacks for healthy skin. Medical News Today, 2017. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/320071>. Acesso em: 17 dez. 2020.

Molvar, Kari. How to Build a Skin Care Routine. The New York TImes T Magazine. Disponível em: <https://www.nytimes.com/guides/tmagazine/skincare-routine>. Acesso em: 17 dez. 2020.

posts relacionados