Como fazer limpeza de pele em casa? 5 passos simples para sua rotina de cuidados

15/11/2021 saiba como fazer limpeza de pele em casa

Após um longo dia de atividades e trabalho nada melhor do que descansar não é mesmo? Mas antes disso é importante retirar todas as impurezas da pele para mantê-la bonita, saudável e evitar o envelhecimento precoce. Por isso, que tal aprender como fazer uma limpeza de pele em casa que seja efetiva? 

Essa rotina deve ser realizada duas vezes ao dia e serve para remover as sujeiras acumuladas no rosto como poeira, poluição, restos de maquiagem, suor e outros elementos que obstruem os poros e podem acarretar em acne, além de outras inflamações e irritações. 

Aprenda a reconhecer o seu tipo de pele e como fazer uma limpeza da cútis em casa com 5 passos simples. 

O que preciso saber antes de fazer a limpeza de pele? 

Antes de aprender como fazer uma limpeza de pele em casa, você precisa saber qual é o seu tipo de pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia¹, são quatro: 

  1. normal: tem uma textura saudável e produz gordura em uma quantidade adequada. Dessa forma, ela não apresenta brilho em excesso nem ressecamento; 
  1. seca: a sua principal característica é a perda de água em excesso. Está propensa à descamação e vermelhidão, além de ter tendência a apresentar pequenas linhas e fissuras; 
  1. oleosa: caracterizada por produzir mais sebo, tende a ser mais brilhante e espessa. Os fatores externos que contribuem para isso são alimentação com alto teor de carboidratos, açúcar e gordura e excesso de sol. Já as causas internas são a genética e os hormônios. Os poros costumam ser dilatados e há uma propensão à formação de acne (cravos e espinhas); 
  1. mista: é a mais comum. Possui aspecto oleoso e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nessa região, ao mesmo tempo em que é seca nas bochechas e extremidades. 

Isso influencia diretamente na escolha dos produtos para fazer limpeza de pele em casa, já que cada tipo requer soluções específicas. 

Além disso, é importante saber que as dicas que estamos dando não são sobre a limpeza de pele profissional, que deve ser feita com um dermatologista ou esteticista autorizado. Isso porque durante a sessão o profissional retira acne com aparelhos próprios para esse fim e realiza uma higienização mais profunda. 

Ela pode ser realizada a cada 30 ou 40 dias e é uma solução interessante para lidar com cravos e espinhas².  

Mas a rotina de cuidados diários com a cútis é ainda mais essencial. Para isso, entenda melhor como fazer uma limpeza de pele em casa em 5 passos simples. 

Como fazer limpeza de pele em casa? 5 passos 

A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia, de manhã e à noite³. Pela manhã, ela remove as impurezas acumuladas durante o sono. Já à noite, ela elimina uma quantidade maior de sujeiras que se depositam ao longo do dia na epiderme, por isso pode ser benéfico complementar o processo com tônicos, loções e demaquilantes4

Se você deseja saber como fazer uma limpeza de pele em casa que seja mais profunda, incorporando esses produtos, pode apostar nos cinco passos listados abaixo. 

1 – Passe um demaquilante 

A primeira ação deve ser passar um demaquilante, especialmente se a limpeza for à noite, para retirar os resíduos de maquiagem do rosto e evitar a obstrução dos poros. Lembre-se sempre de optar por dermocosméticos que não sejam agressivos para o seu tipo de pele.  

2 – Use um sabonete 

Se sua pele estiver seca, use sabonetes que não provoquem um ressecamento em excesso, mas que também controlem o brilho5. A principal recomendação é escolher produtos neutros³. 

Já se a sua pele é oleosa, o ideal é investir em sabonetes que são capazes de retirar resíduos, impurezas e desobstruir os poros, favorecendo a remoção de sebo e cravos5

Se você usar sabonetes inadequados na hora de lavar o rosto, eles podem piorar a oleosidade da pele. 

Uma opção para quem tem pele normal ou mista é o sabonete líquido Glycare, da Mantecorp. Esse produto remove as impurezas sem ressecar e mantém a hidratação e pH fisiológico da epiderme, preservando seu equilíbrio e deixando-a macia e agradável. 

Já para peles oleosas, é possível utilizar o Epidac OC, que contém em sua formulação ácido salicílico associado ao complexo oil control, responsáveis por diminuir a oleosidade e os poros aparentes e prevenir o surgimento da acne. Tudo isso sem ressecar a pele e com uma formulação não comedogênica. 

3 – Limpe o rosto com tônicos e águas termais 

Dois ótimos aliados para você que está buscando como fazer limpeza de pele em casa são os tônicos e águas termais. Eles auxiliam na higienização profunda, colaborando também com a remoção de filtro solar e controle de oleosidade, além de retirar outros resíduos que podem ter permanecido mesmo após o uso do sabonete5

Porém, no inverno, o tônico deve dar lugar à água termal, que além de ajudar na higienização, ajusta o pH da pele, hidrata e nutre6. Isso é importante porque nossa pele tende a ressecar mais nas estações frias. 

4 – Faça máscaras 

Fazer uma máscara de limpeza uma vez por semana também ajuda a deixar a pele mais saudável e viçosa.  

Para isso, você pode apostar no Glycare Duo, sabonete facial da Mantecorp para peles oleosas que pode ser aplicado como máscara uma vez por semana para intensificar a melhora da textura e uniformidade da epiderme. 

Esse produto conta com ácido glicólico em matriz nano 3D associado à niacinamida (vitamina B3) na sua formulação, o que estimula a renovação celular, controla a oleosidade e auxilia na redução de cravos e espinhas. Tudo isso sem prejudicar a função de proteção da epiderme, mantendo o pH fisiológico e a hidratação natural cutânea.  

5 – Aplique hidratante e protetor solar 

Por último, todo processo de limpeza da pele precisa ser finalizado com um hidratante e um protetor solar (este deve ser usado apenas na higienização pela manhã).  

A hidratação é fundamental para a manutenção do brilho adequado da pele e diminuição de problemas como descamação, envelhecimento precoce, ressecamento, infecções e irritações5. Além de cremes, invista em beber ao menos dois litros de água por dia³.  

Já a proteção solar é essencial para combater o câncer de pele, possíveis manchas e sardas, além do fotoenvelhecimento5. Opte por produtos com FPS de no mínimo 30.  

E aí, agora que você já sabe como fazer uma limpeza de pele em casa, está pronto para colocar esse passo a passo em prática? 

Para a sua rotina de cuidados com a cútis você conta com os produtos da Mantecorp, uma empresa feita por dermatologistas brasileiros, que atua há mais de 40 anos desenvolvendo itens pensados especialmente para a pele brasileira. Conheça melhor nossas soluções de limpeza, hidratação e proteção no site

Quer saber mais sobre skincare? Acesse o nosso blog.  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

2.  Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Piauí. Com que frequência devo realizar limpeza de pele? 4 março, 2021. Disponível em: <https://sbdpi.org.br/com-que-frequencia-devo-realizar-limpeza-de-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Cuidar da pele a partir dos 25 anos ajuda a garantir uma aparência mais jovem e saudável no futuro. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/cuidar-da-pele-partir-dos-25-anos-ajuda-garantir-uma-aparencia-mais-jovem-e-saudavel-no-futuro/>. Acesso em: julho, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cuidados gerais com a pele. Data de publicação não especificada. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/cuidados-gerais-com-a-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Você cuida diariamente da sua pele? Data de publicação não especificada. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/voce-cuida-diariamente-da-sua-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Dermatologistas indicam cuidados e produtos para pele saudável no inverno. Data de publicação não especificada. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/dermatologistas-indicam-cuidados-e-produtos-para-pele-saudavel-no-inverno/>. Acesso em: julho, 2021. 

posts relacionados