Quais são os alimentos bons para a pele? Conheça os 6 melhores

12/11/2021 conheça quais os alimentos bons para a pele

Quem deseja ter um rosto e corpo saudáveis deve manter as atividades físicas em dia, manter-se hidratado e investir em alimentos bons para a pele. Frutas, verduras e legumes são fontes ricas de micronutrientes que auxiliam a saúde do maior órgão do nosso corpo.  

Os alimentos bons para a pele são aqueles que contém as vitaminas A,C e E, os minerais selênio e zinco e gorduras boas como o ômega-3. Cada um deles possui uma atuação essencial, seja por sua ação antioxidante, anti-inflamatória, combate aos radicais livres ou pelo favorecimento à produção de colágeno. 

Tudo isso traz como consequência uma cútis hidratada, macia, firme, sem rugas e, principalmente, saudável. Confira em detalhes 6 alimentos bons para a pele e porque você deve incluí-los nas suas refeições.  

6 alimentos bons para a pele 

Os melhores alimentos para a pele são aqueles mais naturais possíveis, como frutas, verduras, legumes e ingredientes de origem animal que contenham gorduras saudáveis e não sejam ultraprocessados.  

Isso porque uma alimentação saudável, aliada a uma boa hidratação, é capaz de manter a pele protegida, combater o envelhecimento precoce e a possibilidade de câncer, além de ajudar a evitar e tratar acne e psoríase.   

Conheça os 6 melhores alimentos para a pele em detalhes.  

1 – Frutas ricas em vitamina C 

A vitamina C é um dos principais micronutrientes que auxiliam a saúde do nosso corpo todo, inclusive a pele. 

As principais frutas boas para a pele nas quais podemos encontrá-la são a laranja, morango, kiwi, melão, goiaba, uva, acerola, melancia e suco de limão¹. 

Ao investir em uma alimentação rica em frutas com vitamina C, você estará garantindo um maior efeito antioxidante dentro do seu corpo e combate aos radicais livres². Isso terá como consequência a manutenção de uma pele firme e a prevenção contra o envelhecimento precoce³. 

Além disso, você terá como resultado uma pele firme e com brilho, já que a vitamina C também é essencial na síntese de colágeno no nosso organismo4

2 – Cenoura  

A cenoura, assim como outras frutas e legumes alaranjados, como o mamão, manga e abóbora, são alimentos bons para a pele pois têm uma excelente quantidade de vitamina A¹ (também chamada de retinol) e outros nutrientes.  

Assim como a vitamina C, o retinol tem um efeito antioxidante dentro do nosso organismo, não só combatendo o excesso de radicais livres, mas auxiliando na manutenção da saúde das células e na prevenção do envelhecimento precoce². 

Esses alimentos também são ótimos aliados no enfrentamento à acne, no tratamento da psoríase e na defesa contra o desgaste da pele por conta da absorção de raios solares5

3 – Salmão 

O salmão, por sua vez, é um alimento bom para a pele pois é rico em ômega-3¹. Essa gordura saudável é responsável por auxiliar a saúde da cútis por conta de seu reconhecido efeito anti-inflamatório6

Por conta disso, ele ajuda a prevenir e aliviar picos inflamatórios de doenças como a psoríase7. Além disso, é benéfico em quadros de acne, junto com outros ingredientes naturais como frutas, verduras e legumes7

Também está presente na lista de compostos que podem atuar na proteção da pele contra os danos causados por raios ultravioleta8

4 – Sementes e castanhas  

As sementes e castanhas são excelentes aliadas na saúde de todo o nosso organismo, especialmente da pele. A castanha do Brasil, por exemplo, é rica em selênio, um mineral que também tem função antioxidante e de auxílio ao aumento da resistência do sistema imunológico¹. 

Já entre as sementes podemos destacar a de girassol, rica em vitamina E, K, selênio e zinco¹. A união desses micronutrientes colabora na nutrição da pele e na promoção e proteção da barreira cutânea.  

Além disso, ela atua na redução do envelhecimento precoce, por meio de suas propriedades antioxidantes, mantendo a pele firme e saudável. Outras sementes importantes são a chia e a linhaça, ricas em ômega-3, assim como o salmão e outros peixes.  

5 – Cacau  

O cacau é outro alimento bom para a pele, pois contém compostos bioativos chamados de flavonoides9

Estudos demonstram que essas substâncias auxiliam a melhorar a textura da pele, especialmente sua densidade, espessura e estrutura, além de servir como um fator de proteção para agentes internos e externos de transformação da cútis9

A hidratação da pele também é melhorada pela ingestão frequente de cacau. Além disso, os flavonoides aumentam o fluxo de sangue na cútis, auxiliando a melhorar a sua aparência9

Ou seja, se você deseja uma pele macia, hidratada e firme, deve investir no consumo de cacau na sua alimentação diária.  

6 – Abacate 

Por fim, o abacate é uma excelente fruta para melhorar a saúde da nossa pele. Isso porque ele é rico em diversos micronutrientes como: vitaminas A, C, E e K, biotina e magnésio¹. 

Todas essas substâncias são ótimas para a proteção, saúde e beleza do maior órgão do nosso corpo. As vitaminas A, C e E, por exemplo, são reconhecidas pela ação antioxidante e combate ao excesso de radicais livres, neutralizando a sua ação contra a pele e protegendo contra o envelhecimento por fatores como idade e raios ultravioletas². 

Por que é importante investir em uma alimentação saudável para a saúde da pele? 

A nossa alimentação é a fonte dos principais micronutrientes, como vitaminas e minerais, que são responsáveis pela proteção da pele, combate aos radicais livres, produção de colágeno e prevenção e tratamento de condições como acne e psoríase. 

Também é importante manter-se constantemente hidratado e realizar atividades físicas para conservar uma pele saudável, bonita e radiante.  

Além de investir em uma alimentação saudável, é possível também utilizar dermocosméticos e nutricosméticos que se preocupam com o seu bem-estar, a saúde e beleza do seu rosto e corpo.  

Você conhece o Nouve? Esse nutricosmético possui ingredientes que atuam no combate aos sinais de envelhecimento da pele. Para isso, ele contém peptídeos de colágeno e micronutrientes como as vitaminas A, B, C e E e outros minerais que atuam para ajudar no rejuvenescimento da cútis. Saiba mais sobre essa solução

Referências consultadas:  

1. Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. 5. ed. Barueri: Manole, 2016. 

Consulta em: julho, 2021.  

2. Santos MP, Oliveira NRF. Ação das vitaminas antioxidantes na prevenção do envelhecimento cutâneo. Revista Eletrônica Disciplinarum Scientia. 2014; 1(15): 75-89. Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/1067>. Acesso em: julho, 2021. 

3. Mangela TPA, Martins ASS. Benefícios da vitamina C na pele. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer. 15 março, 2021; 18(35): 41-55. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2021A/beneficios.pdf>. Acesso em: julho, 2021 

4. Manela-Azulay M et al. Vitamina C. Anais Brasileiros de Dermatologia. Maio/junho, 2003; 78 (3): 265-274. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/abd/a/hgLDMrqkx63MpNKC8XH5TzG/?lang=pt>. Acesso em: julho, 2021. 

5. Dattola A et al. Role of Vitamins in Skin Health: a Systematic Review. Current Nutrition Reports. 9 setembro, 2020; 9(3): 226-235 Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32602055/>. Acesso em: julho, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. 10 verdades sobre psoríase. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/noticias/informe-se/10-verdades-sobre-psoriase/>. Acesso em: julho, 2021. 

7. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Acne, alimentação e suplementação com vitaminas: existe relação? Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/acne-alimentacao-e-suplementacao-com-vitaminas-existe-relacao/>. Acesso em: julho, 2021. 

8. Batista FC et al. Alimentos com ação fotoprotetora: possível prevenção no câncer de pele? Brazilian Journal of Natural Sciences [Revista eletrônica]. 3 novembro, 2020; 3(1): 268-273. Disponível em: <https://bjns.com.br/index.php/BJNS/article/view/87>.  Acesso em: julho, 2021. 

9. Heinrich U et al. Long-Term Ingestion of High Flavanol Cocoa Provides Photoprotection against UV-Induced Erythema and Improves Skin Condition in Women . The Journal of Nutrition. 1 junho, 2006; 136(6): 1565-1569. Disponível em: <https://academic.oup.com/jn/article/136/6/1565/4664397>. Acesso em: julho, 2021. 

posts relacionados