Devo usar um suplemento para cabelo? Entenda o que é e para que ele serve!

27/01/2022 suplemento para cabelo

Você já parou para pensar na importância que o seu cabelo tem para o seu corpo? Além de refletir o nosso estilo e ajudar na nossa autoafirmação, ele ainda protege a pele contra a radiação solar. Por isso, quando os fios estão fracos e começam a cair é fundamental consultar um dermatologista, que pode te recomendar o uso de um suplemento para o cabelo!  

O suplemento para os cabelos é um nutricosmético da categoria nutracêutico, composto por vitaminas e minerais que fortalecem os fios e auxiliam na diminuição da queda capilar.  

Entenda em detalhes o que é um suplemento para cabelo, quais são as principais vitaminas que ele pode conter e como você deve usá-lo! 

O que é um suplemento para cabelo? 

O suplemento para queda de cabelo nada mais é do que um nutricosmético da categoria nutracêutico. Você já ouviu falar desses termos?  

Um nutricosmético é um produto feito para ser ingerido e que tem como finalidade nutrir partes do corpo, como pele, pelos e unhas, de dentro para fora. Para isso, ele contém princípios ativos como vitaminas, minerais, ervas e aminoácidos¹. 

Seus resultados podem surgir desde 28 dias ou até três meses a partir do início do seu uso. Tudo depende da formulação escolhida¹. 

Já o nutracêutico é um alimento, ou parte dele, que proporciona benefícios médicos para a saúde, podendo variar de nutrientes isolados até suplementos dietéticos². 

O que influencia na queda dos fios e por que usar um suplemento para cabelo nesses casos? 

O cabelo é composto por células geradas pelos folículos pilosos, que por sua vez produzem queratina, uma substância presente em abundância nos fios, responsável pela sua força e resistência³. 

Para você ter ideia, uma pessoa tem em média 100 mil fios de cabelo e é normal que de 100 a 200 caiam por dia. Essa quantidade vai depender de fatores genéticos, hormonais e da idade³. 

Além disso, estudos mostram que a ingestão insuficiente ou inadequada de nutrientes pode estar associada ao problema de enfraquecimento dos fios, particularmente quando relacionada a determinadas doenças².  

Outro fator relevante é o envelhecimento, que contribui para a redução na produção de colágeno e queratina, resultando num crescimento menor de cabelos e unhas². 

Diante disso, os produtos nutricosméticos como os suplementos para cabelo, são desenvolvidos com base no conhecimento dos nutrientes que podem promover um impacto benéfico na saúde dos fios². 

Por exemplo, há relatos científicos que apontam a relação entre a queda capilar e a deficiência de zinco, biotina, cobre, vitamina A, selênio e vitamina C². 

Quer conhecer as vitaminas que um suplemento para cabelo pode conter? Confira abaixo! 

Quais são as principais vitaminas e minerais que um suplemento para queda de cabelo pode conter? 

Para cuidar do couro cabeludo a busca por um suplemento é fundamental, uma vez que podemos encontrar nele alguns nutrientes capazes de deixar os fios mais fortes e sadios4. Veja as principais vitaminas e minerais abaixo! 

Vitaminas do complexo B 

Uma das vitaminas mais conhecidas para o crescimento do cabelo é a biotina (B7). Inclusive, há estudos que relacionam a sua deficiência com a perda de fios5

A biotina auxilia na síntese de queratina, a proteína que mantém os cabelos e unhas mais bonitos, resistentes e saudáveis4

Outras vitaminas do complexo B também são imprescindíveis porque ajudam a criar glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo e os folículos pilosos, vitais para o crescimento dos fios5

Vitamina E 

A vitamina E, por sua vez, é um poderoso antioxidante para o corpo que pode auxiliar a prevenir o estresse oxidativo5.  

Prova da sua importância dentro de um suplemento para cabelo é um estudo que revelou que pessoas com alopecia areata, uma condição que faz com que os fios caiam, tinham concentrações mais baixas de vitamina E no sangue6

Outra pesquisa mostrou que o uso de um suplemento de vitamina E melhorou a saúde do cabelo de pessoas com alopecia, além de colaborar com a prevenção da queda dos fios6

Zinco 

O zinco é outro micronutriente que desempenha um papel crucial no crescimento e reparo do tecido capilar. Inclusive, a perda de fios é um sintoma comum de sua carência5

Selênio 

O selênio é um elemento essencial para a síntese de mais de 35 proteínas no nosso corpo7

A sua insuficiência já foi associada com a perda de fios após a quimioterapia em pacientes. Por outro lado, essa queda foi revertida após a reposição deste micronutriente². 

Silício orgânico 

O silício é um mineral essencial para o funcionamento do organismo que atua principalmente no metabolismo de colágeno e elastina, que são as proteínas responsáveis pela resistência e elasticidade da pele. 

Além disso, também possui ação antioxidante e promove o fortalecimento do cabelo e das unhas. Por conta de todas essas ações, ele se mostra um nutriente com efeitos anti-idade muito importantes para a saúde da pele, do cabelo e das unhas. 

O silício é obtido principalmente pela alimentação, sendo encontrado em alimentos como banana, laranja, peixes, entre outros. Contudo, a sua absorção não é das maiores, por isso o nutricosmético pode ajudar a trazer benefícios. 

Como usar um suplemento vitamínico para unhas e cabelos? 

Antes de iniciar o uso de um suplemento vitamínico para unhas e cabelos é indispensável consultar um dermatologista, que irá avaliar o seu quadro e indicar um produto que seja confiável.  

A partir das instruções do suplemento para cabelo escolhido, é possível observar quantas vezes por dia ingeri-lo e a dosagem a ser utilizada para alcançar os resultados desejados.  

Lembre-se sempre de que aliado ao uso de um suplemento para cabelo, é preciso manter uma alimentação saudável¹. 

Qual é o melhor suplemento para cabelo? 

Se depois de descobrir todas as funções deste produto, você está se perguntando qual é o melhor suplemento para o cabelo, saiba que a resposta é: aquele que contenha as vitaminas e minerais citados acima e que seja sugerido pelo seu dermatologista.  

Uma excelente opção que ele pode recomendar é o Nutracêutico Nouve Silício Orgânico da Mantecorp Skincare, uma empresa criada por dermatologistas que atua há 40 anos criando soluções focadas para as necessidades do público brasileiro.  

O Nouve Silício Orgânico é um nutracêutico multifuncional que age na melhoria da qualidade e saúde do cabelo, pele e unhas. 

Isso é possível graças à sua fórmula composta por silício orgânico (estabilizado em colina), biotina, zinco, selênio, vitaminas E, B3 e B6 e óleo de borragem. Essa associação inteligente age em sinergia, deixando cabelos e unhas mais fortes e a pele mais firme. 

Entre os seus principais benefícios estão o aumento da produção de colágeno, elastina e queratina; a fortificação e hidratação dos fios e o auxílio na diminuição da sua quebra. 

Isso se deve especialmente ao ácido ortosilícico estabilizado em colina, que aumenta a produção de colágeno e queratina, e à biotina, que melhora a qualidade da queratina dos cabelos e unhas. 

Quer conhecer esse produto em detalhes? Confira no nosso site

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Nutricosméticos: beleza de dentro para fora. 22 agosto, 2010. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/nutricosmeticos-beleza-de-dentro-para-fora/>. Acesso: dezembro, 2021. 

2. Anunciato TP. Nutricosméticos. Dissertação de mestrado, 2011. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde-20092011-210914/publico/ANUNCIATO_TP.pdf>. Acesso em: dezembro, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conheça os cabelos. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/conheca-os-cabelos/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Conheça alguns alimentos que podem ajudar na saúde da sua pele, cabelos e unhas. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/conheca-alguns-alimentos-que-podem-ajudar-na-saude-da-sua-pele-cabelos-e-unhas/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

5. McDonell K. The 5 Best Vitamins for Hair Growth (+3 Other Nutrients). Healthline. 17 agosto, 2021. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/best-vitamins-hair-growth#_noHeaderPrefixedContent>. Acesso em: dezembro, 2021. 

6. Ashpari Z. Can I use vitamins to promote hair growth? 30 setembro, 2021. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/318403>. Acesso em: dezembro, 2021. 

7. Hind A, Azhar A. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther Journal, 2019; 9 (1): 51-70. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6380979/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Nutracêuticos

posts relacionados