O que fazer para estimular o crescimento dos cílios? Conheça 5 alternativas

13/05/2022 crescimento dos cilios

Ter um olhar marcante é o desejo de muitas pessoas, o que faz com que elas busquem maneiras de acelerar o crescimento dos cílios e até mesmo de alongá-los. Mas você sabia que eles possuem uma função de proteção dos nossos olhos e que por isso precisamos ter cuidados especiais com essa área? 

Além de manter essa região protegida, se você quer estimular o crescimento dos cílios, é indispensável buscar produtos confiáveis com ingredientes que sejam seguros para a saúde da sua pele, dos seus pelos e do seu corpo.  

Aprenda como você pode favorecer o crescimento dos seus cílios com cinco dicas!  

Como acontece o crescimento dos cílios? 

Para entender como funciona o crescimento dos cílios, precisamos compreender que eles possuem uma função orgânica de proteção dos nossos olhos, impedindo a entrada de poeira e do excesso de luz, além de agirem também como sensores que alertam quando objetos se aproximam1,2

Por conta disso, é necessário ter uma série de cuidados para não danificar essa área sensível¹ e também estar atento aos tipos de produtos que se utilizam neles.  

Uma pessoa adulta tem em média entre 100 e 150 cílios na parte superior de cada pálpebra e de 50 a 75 na inferior. Eles não nascem e crescem todos ao mesmo tempo, mas em momentos distintos³. 

A partir disso, o crescimento dos cílios se dá em três fases, assim como o cabelo3,4

  1. anágena: é a etapa de crescimento de cada cílio e geralmente dura duas semanas; 
  2. catágena: aqui ele para de crescer; 
  3. telógena: tem duração de quatro a nove meses, sendo considerado o período de descanso antes que ele caia e outro nasça em seu lugar. 

Depois de saber disso, você está se perguntando quanto tempo demora para crescer os cílios? Veja a resposta abaixo! 

Quanto tempo demora para crescer os cílios? 

Ao todo, o ciclo completo de crescimento dos cílios até a sua queda pode durar de cinco a 11 meses. Por isso é normal que na maioria dos dias você perca alguns fios, mesmo que não perceba imediatamente3

Agora, se você observa um volume excessivo de fios caindo diariamente dos seus olhos, isso pode ocorrer por conta das seguintes situações e quadros médicos3,4

  • alopecia areata; 
  • hipertireoidismo; 
  • esclerodermia; 
  • hipotireoidismo; 
  • lúpus; 
  • queimaduras; 
  • quimioterapia; 
  • extensões de cílios que danificam os naturais. 

Se você desconfia que o crescimento dos seus cílios está sendo afetado por alguma condição médica, busque o apoio do seu dermatologista.  

O que fazer para os cílios crescerem e pararem de cair? 5 dicas  

Diante disso tudo, você está se perguntando o que fazer para os cílios crescerem?  

O ideal é não focar só nisso, mas também em adotar cuidados no seu dia a dia para que os fios que já estão na sua pálpebra não caiam.  

Confira abaixo cinco dicas de como fazer os cílios crescerem e como manter os já existentes firmes e fortes!  

1 – Tenha uma dieta saudável 

Se você quer estimular o crescimento dos cílios, precisa descobrir se não está com nenhuma deficiência de nutrientes, pois isso pode contribuir para a queda deles5

Entre os nutrientes que desempenham um papel crucial na saúde do cabelo e dos cílios estão3,5

Se o foco é o crescimento dos cílios, podemos destacar a importância tanto das proteínas quanto da biotina³.  

Isso porque os cabelos do nosso corpo são formados em grande parte por proteínas, responsáveis por fornecer os aminoácidos necessários para a produção de queratina, que, por sua vez, pode ajudar os cílios a permanecerem saudáveis e fortes³. 

 Já a biotina também auxilia na produção da queratina³.  

2 – Evite o uso do curvex 

Esse aparelho utilizado para curvar e acentuar o aspecto longo dos cílios pode acidentalmente puxá-los e danificar os folículos responsáveis pelo seu crescimento5. Por isso, é interessante evitar o seu uso ao máximo.  

3 – Retire a maquiagem do rosto à noite 

A maquiagem dos olhos pode ressecar os cílios se for deixada durante a noite, consequentemente deixando-os mais propensos a quebrar ou cair naturalmente5.  

Para evitar isso, mantenha uma rotina de skincare noturna lavando adequadamente o rosto e retirando as sujeiras que possam ter permanecido na face, inclusive nos olhos.  

4 – Use um suplemento alimentar 

A sua dieta pode ser complementada por um suplemento alimentar que contenha as vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o crescimento dos cílios e também do cabelo³, sempre com o acompanhamento de um médico.  

5 – Utilize produtos específicos para os cílios 

Há também uma variedade de produtos, como géis e condicionadores, que contêm substâncias para estimular o crescimento dos cílios. Mas antes de usá-los, certifique-se com o seu dermatologista sobre a sua procedência e eficácia³. 

O que tomar para os cílios crescerem? 

Como você viu, uma das possibilidades de como fazer os cílios crescerem é utilizando um suplemento vitamínico que contenha alguns dos nutrientes citados acima e que seja sugerido pelo seu dermatologista.  

Uma das alternativas que ele pode te recomendar é o Nutracêutico Nouve Silício Orgânico da Mantecorp Skincare, uma empresa criada pensando nos dermatologistas que atua há 40 anos criando soluções focadas para as necessidades do público brasileiro.  

O Nouve Silício Orgânico é um nutracêutico multifuncional que age na melhoria da qualidade e saúde do cabelo (incluindo cílios), pele e unhas. 

Isso é possível graças à sua fórmula composta por silício orgânico (estabilizado em colina), biotina, zinco, selênio, vitaminas E, B3 e B6 e óleo de borragem. Essa associação inteligente age em sinergia, deixando cabelos, cílios e unhas mais fortes e a pele mais firme. 

Entre os seus principais benefícios estão o aumento da produção de colágeno, elastina e queratina; a fortificação e hidratação dos fios e o auxílio na diminuição da sua quebra. 

Isso se deve especialmente ao ácido ortosilícico estabilizado em colina, que aumenta a produção de colágeno e queratina, e à biotina, que melhora a qualidade da queratina dos cabelos e unhas. 

Quer conhecer esse produto em detalhes? Confira no nosso site

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Obsessão feminina por cílios enormes pode ser perigosa, diz especialista. 24 março, 2011. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/obsessao-feminina-por-cilios-enormes-pode-ser-perigosa-diz-especialista/>. Acesso em: março, 2022. 

2. Cirino E. How to Get Longer Eyelashes. Healthline. 18 maio, 2017. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/how-to-get-longer-eyelashes>. Acesso em: março, 2022. 

3. Whelan C. Eyelash Growth: Know the Facts. Healthline. 20 março, 2017. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/eye-health/do-eyelashes-grow-back>. Acesso em: março, 2022. 

4. Masiero NMS. Queda de cabelos. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/queda-de-cabelos/>. Acesso em: outubro, 2021. 

5. De Pietro M. Do eyelashes grow back? What you need yo know. MedicalNewsToday. 22 dezembro, 2020. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/321849>. Acesso em: março, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Nutracêuticos

posts relacionados