Quer saber o que é bom para limpeza de pele? Confira 5 dicas simples

05/11/2021 Imagem do blog de Mantecorp Skincare, do post Quer saber o que é bom para limpeza de pele? Confira 5 dicas simples

Em um dia em que nos exercitamos, cozinhamos, passamos maquiagem, trabalhamos e usamos o transporte público, um banho relaxante e purificante parece ser a solução para todos os problemas, não é mesmo? 

Com a sua pele não é muito diferente. Durante o dia, diversas impurezas se depositam na nossa pele, como partículas de poluição, suor, bactérias, resíduos de maquiagem e cremes – sem contar nas células mortas e secreções produzidas pelo próprio corpo. 

Essas impurezas podem ser responsáveis pela obstrução dos poros, processos inflamatórios e até mesmo cravos, espinhas e miliuns (pequenas bolas de sebo). Sem contar que a pele se torna opaca, sem vida e com um processo de envelhecimento acelerado. 

Por isso que a limpeza de pele é um bom aliado aliada na busca por uma cútis mais bonita e saudável. Você não sabe o que é bom para a limpeza de pele? Descubra com a gente! 

Quando é bom fazer uma limpeza de pele? 

Essa pergunta pode ter duas respostas diferentes – que vamos responder agora. Se a sua dúvida é a respeito da idade em que esse hábito ganha um peso maior, a resposta segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia é 25 anos. 

Segundo o órgão, é nessa faixa etária que os primeiros cuidados são importantes para ter uma pele macia, sem marcas e manchas aos 30, 40, 50 e 60 anos.  

Já para quem está com dúvidas sobre quais momentos do dia em que a pele se torna a protagonista, a resposta é simples: no começo e no fim. 

Uma limpeza pela manhã é responsável por remover as impurezas acumuladas durante a noite, enquanto a limpeza antes de dormir remove impurezas como as que citamos no início do texto. 

O que é bom para limpeza de pele? 

Identificar seu tipo de pele 

Há quem associe a identificação do tipo de pele apenas com a hidratação, mas o seu tipo de pele também influencia na escolha dos produtos de limpeza mais indicados para se adaptar às necessidades da sua pele e não causar reações contrárias. 

Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que existem quatro tipos de pele, podem ser classificados como: 

  • Normal: o sebo é produzido em quantidade suficiente para hidratar a pele sem deixá-la oleosa. Apresenta uma textura macia e possui poros menores e menos visíveis; 
  • Oleosa: essa pele é mais predisposta a ter acnes, cravos e poros dilatados, já que o sebo é produzido além da quantidade necessária para hidratação, fazendo com que ela tenha um brilho excessivo; 
  • Seca: como o sebo é produzido em uma quantidade menor do que a necessária para hidratar a pele, ela não costuma ter brilho. É mais propensa à descamação e à vermelhidão, e seus poros são pequenos; 
  • Mista: esse é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros. Enquanto a “zona T” (testa, nariz e queixo) é oleosa, outras regiões são mais secas. 

Essa definição pode ser feita com a ajuda de um dermatologista, que realizará uma avaliação cuidadosa da pele e indicará os produtos adequados para limpar a sua cutis. 

Deixe a água na temperatura correta  

Nem quente nem fria. O que é bom para limpar a pele é a água em temperatura mediana, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Isso porque enquanto a água quente demais pode irritar e remover a proteção natural da pele, a água fria dificulta a higiene. 

Não se esqueça da hidratação 

Apesar deste ser um texto sobre o que é bom para limpeza de pele, não podíamos deixar de lhe lembrar da importância da hidratação da pele, aliada na busca por uma pele saudável e bonita.  

Esse passo é essencial para cuidar da camada de proteção cutânea a fim de evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. 

Essa hidratação deve ser feita por fora, com o uso de hidratantes adequados para o tipo de pele, e também por dentro, com a ingestão diária de dois litros de água. 

Quais são os produtos Mantecorp ideais para a limpeza da minha pele? 

Se você já sabe o seu tipo de pele e está pronto para criar uma rotina de limpeza de pele, nós temos três recomendações da linha de limpeza da Mantecorp Skincare, uma empresa de dermocosméticos que há mais de quarenta anos estuda a pele brasileira para criar produtos eficazes e seguros. 

A primeira recomendação é o Glycare, uma boa opção para limpeza de peles normais e mistas. Esse sabonete, que pode ser encontrado em barra ou líquido, promove uma limpeza diária com a ação do ácido glicólico. Esse ácido dissolve o sebo e outras substâncias promovendo uma descamação sutil, o que acelera a renovação celular e estimula a produção de colágeno. 

O Glycare também possui uma boa opção para limpar peles oleosas, chamado Glycare Duo. Esse produto pode ser utilizado diariamente como sabonete para limpeza profunda e semanalmente como máscara para intensificar a melhora da textura e uniformidade da pele. 

Na sua formulação o ácido glicólico está em uma Matriz Nano 3D associado à Niacinamida (Vitamina B3), que estimula a renovação celular, controla a oleosidade, auxilia na redução de cravos e espinhas sem prejudicar a função de proteção da pele, mantendo o pH fisiológico e a hidratação natural cutânea.  

O sabonete líquido Epidac OC é outra ótima opção para peles oleosas e acneicas, já que ele limpa profundamente a pele, controlando a oleosidade por até 12 horas, sem causar irritações ou ressecamentos.  

https://www.instagram.com/p/CKj7FRwn1Uw/

Entre os ingredientes do Epidac OC está o ácido salicílico, que promove a esfoliação suave e previnem o aparecimento de lesões da acne. Já seu Complexo Oil Control é composto por quatro ativos botânicos que possuem ação anti-inflamatória, antisséptica, calmante e seborreguladora. 

Agora que você já sabe o que é bom para limpeza de pele, acesse a nossa loja e comece a adotar uma rotina de cuidados para ter uma cútis mais saudável e bonita. Acompanhe também o nosso Instagram para conferir mais informações úteis e confiáveis. 

Referências 

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: 12 mar. 2021. 

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: 12 mar. 2021. 

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: 12 mar. 2021. 

Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidar da pele a partir dos 25 anos ajuda a garantir uma aparência mais jovem e saudável no futuro. <https://www.sbd-sp.org.br/geral/cuidar-da-pele-partir-dos-25-anos-ajuda-garantir-uma-aparencia-mais-jovem-e-saudavel-no-futuro/>. Acesso em: 12 mar. 2021. 

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cuidados gerais com a pele. <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/cuidados-gerais-com-a-pele/>. Acesso em: 12 mar. 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Limpeza

posts relacionados