Como esfoliar a pele? Aprenda as 6 melhores dicas para colocar isso em prática

15/06/2022 como esfoliar a pele

Quem busca manter o rosto limpo, melhorar a sua aparência, estimular a circulação e desobstruir os poros tem na esfoliação uma grande aliada. Mas você sabe como esfoliar a pele da maneira certa?  

Caso a esfoliação seja feita de um jeito inadequado, isso pode piorar a saúde e a beleza da pele. Contudo, quando realizada corretamente e com os produtos apropriados, ela traz inúmeros benefícios.  

Quer entender o que é esfoliar a pele, saber como fazer isso, conferir os efeitos positivos dessa prática e quais produtos usar? Continue lendo o nosso texto.  

O que é esfoliar a pele? 

A esfoliação consiste na remoção das células mortas da camada externa da pele, por meio da utilização de produtos químicos ou mecânicos para isso¹. 

Essa prática de skincare é importante porque a pele naturalmente elimina as células mortas para dar espaço às novas a cada 30 dias, mais ou menos². 

Porém, algumas vezes as células mortas permanecem na pele, gerando manchas secas e escamosas e poros entupidos². 

Diante disso, entre os benefícios que esfoliar a pele traz estão2,3,4

  • melhorar a sua aparência; 
  • estimular a circulação; 
  • desobstruir os poros; 
  • manter a pele limpa; 
  • permitir uma melhor absorção de hidratantes e séruns; 
  • ajudar a aumentar a produção de colágeno, substância essencial para a firmeza e elasticidade da pele (em longo prazo). 

Mas atenção, nem todo mundo deve esfoliar a pele da mesma forma e é preciso tomar alguns cuidados na hora de realizar este procedimento.  

O primeiro deles deve ser analisar o seu tipo de pele e as suas necessidades³:  

  1. sensível: tem mais propensão a arder, queimar ou sentir vermelhidão após o uso de certos produtos; 
  2. normal: geralmente não é tão sensível ao uso de itens de esfoliação; 
  3. seca: é escamosa ou áspera, por isso recomenda-se usar um esfoliante químico suave ou um pano para a esfoliação mecânica leve; 
  4. oleosa ou mais grossa: podem precisar de métodos de esfoliação mecânicos ou químicos mais fortes.  

Também é relevante levar em consideração o seu tom de pele. Pessoas com a pele mais escura devem evitar uma esfoliação forte, devido ao risco de surgimento de manchas³. 

No fim das contas, o ideal é consultar um dermatologista e descobrir quais produtos para esfoliar a pele são apropriados para você.  

Agora que você já sabe o que é esfoliar a pele, entenda em detalhes a diferença entre esfoliante químico e físico! 

Qual é a diferença entre esfoliante químico e físico? 

Há duas maneiras de esfoliar a pele: usando um esfoliante químico ou um físico.  

A esfoliação mecânica utiliza uma ferramenta para remover fisicamente as células mortas da pele. Já a química, como o próprio nome diz, usa produtos químicos para ter esse mesmo resultado¹. 

As técnicas mecânicas incluem²:  

  • esfoliantes de limpeza
  • luvas esfoliantes; 
  • escovas esfoliantes; 
  • buchas; 
  • pedras-pomes; 
  • rolos de microagulhamento ou micro derma. 

A maior desvantagem da esfoliação física é que por vezes ela pode irritar a pele e resultar na perda da sua hidratação. Por isso, é vital finalizá-la com o uso de um óleo ou sérum². 

Já os ingredientes que costumam estar presentes nos esfoliantes químicos são2,4,5,6

  • hidroxiácidos; 
  • retinol; 
  • enzimas para renovar a pele; 
  • ácido salicílico; 
  • ácido glicólico; 
  • zinco; 
  • ácido cítrico. 

Quer entender como esfoliar a pele em casa? Confira as seis melhores dicas para fazer uma esfoliação para o rosto! 

Como esfoliar a pele? 6 dicas de esfoliação para o rosto! 

Se você quer esfoliar a pele do rosto, pode seguir estas dicas1,3

  1. selecione um método de esfoliação adequado para o seu tipo de pele
  2. independentemente do tipo de esfoliação escolhida, faça pequenos movimentos circulares ao aplicar o produto; 
  3. se for um esfoliante físico, como esponja ou pano, faça movimentos curtos e leves; 
  4. repita esses movimentos por 30 segundos e então enxágue o rosto com água morna, nunca quente; 
  5. finalize a esfoliação com um hidratante, para não ressecar a pele e para mantê-la saudável e hidratada. Aplique-o imediatamente depois de esfoliar a face; 
  6. não esfolie a pele se estiver com feridas, cortes abertos ou queimaduras solares.  

A frequência da esfoliação depende do seu tipo de pele e do método escolhido. Quem sofre com oleosidade, por exemplo, pode fazer isso com mais frequência³. 

No entanto, o ideal é não esfoliar a pele da face mais do que uma a três vezes por semana. Em casos de irritação, a prática deve ser interrompida³. 

Além da esfoliação em casa, você pode considerar procurar uma técnica profissional feita por um dermatologista². 

Entre os métodos realizados por esses profissionais estão²: 

  • esfoliação corporal; 
  • peelings; 
  • dermaplaning; 
  • microdermoabrasão. 

Qual sabonete esfoliante posso usar? 

Se depois de compreender as possibilidades de cada tipo de esfoliação, você decidiu optar por usar um produto como um sabonete mais delicado para a sua pele, que tal conferir as soluções da Mantecorp Skincare?  

A nossa empresa foi criada por dermatologistas há 40 anos e atua desde então formulando itens pensados para a pele brasileira.  

No caso de quem busca uma esfoliação suave e efetiva, temos o sabonete líquido facial Glycare Duo e o sabonete líquido facial Ivy C.  

O Glycare Duo é um sabonete diário para limpeza profunda e máscara facial semanal que intensifica a melhora da textura e uniformidade da pele. Com ácido glicólico em matriz nano 3D associado à niacinamida, ele estimula a renovação celular, controla a oleosidade, auxilia na redução de cravos e espinhas e mantém o pH fisiológico e a hidratação natural cutânea. 

Ele pode ser usado por todos os tipos de pele, especialmente pelas oleosas e acneicas. Para utilizá-lo como máscara esfoliante, aplique uma camada generosa sobre a pele, massageie-a levemente, deixe agir por cinco minutos e remova com bastante água. Isso pode ser feito uma vez por semana. 

Já o Sabonete Líquido Facial Ivy C é um produto a base de vitamina C indicado para a limpeza facial diária. Ele remove as células mortas da superfície da pele e mantém a hidratação natural por duas horas. Limpa a pele sem ressecar e ainda possui esferas com suave ação esfoliante, 100% biodegradáveis.  

Quer conhecer detalhes deste sabonete e inseri-lo na sua rotina de skincare? Acesse o nosso site 

Referências consultadas:  

1. American Academy of Dermatology Association. How to safely exfoliate at home. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/routine/safely-exfoliate-at-home>. Acesso em: abril, 2022. 

2. Santos-Longhurst. What Does It Mean to Exfoliate? Why You Should and How to Start. Healthline. 22 outubro, 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/meaning-of-exfoliating>. Acesso em: abril, 2022. 

3.Santhakumar S. How can a person exfoliate their face naturally? MedicalNewsToday. 28 abril, 2021. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/exfoliate-face-naturally>. Acesso em: abril, 2022. 

4. Chertoff J. Everything You Need to Know About Exfoliating Your Skin Safely. 13 novembro, 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/how-to-exfoliate>. Acesso em: abril, 2022. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Três regras para aproveitar mais seus cremes. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/tres-regras-para-aproveitar-mais-seus-cremes/>. Acesso em: abril, 2022. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Cuidar da pele a partir dos 25 anos ajuda a garantir uma aparência mais jovem e saudável no futuro. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/cuidar-da-pele-partir-dos-25-anos-ajuda-garantir-uma-aparencia-mais-jovem-e-saudavel-no-futuro/>. Acesso em: abril, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Limpeza

posts relacionados