Conheça 5 benefícios que mostram o poder da vitamina C pura para o rosto

25/01/2022 beneficios-vitamina-c-rosto

Já imaginou se você pudesse diminuir os efeitos do envelhecimento precoce, clarear as manchas da pele, protegê-la contra os danos causados pelo sol e ainda favorecer a produção de colágeno, tudo isso usando apenas um item? Pois saiba que isso é possível com a utilização da vitamina C. 

Por conta de todos os seus potenciais efeitos positivos para a pele, o uso da vitamina C pura para o rosto tem sido muito estudado ao longo dos últimos anos, o que a tornou uma das queridinhas dos dermatologistas e dos entusiastas de rotinas de skincare. 

Quer saber então como a vitamina C pura age na nossa pele e quais são os principais benefícios comprovados que ela traz? Leia abaixo! 

5 benefícios da vitamina C pura  

A vitamina C é um micronutriente essencial para o nosso corpo pois atua na formação de músculos, cartilagens, vasos sanguíneos e pele, sendo também indispensável para qualquer processo de cura de doenças no nosso organismo¹. 

Ela é um antioxidante que ajuda a proteger as nossas células contra os efeitos dos radicais livres, toxinas que entram em contato com a pele por meio de fontes externas, como a poluição, ou através de processos normais de metabolismo do corpo².  

Essas moléculas podem prejudicar e muito a saúde e beleza da nossa pele e esse é um dos motivos iniciais pelos quais a vitamina C é tão importante de ser inserida na nossa rotina².  

Outros benefícios apontados por pesquisas científicas sobre a utilização da vitamina C pura incluem: 

  1. atuação contra o envelhecimento precoce: alguns estudos demonstraram que o uso de vitamina C pura para o rosto durante três meses melhorou o aspecto geral de rugas finas e grossas na face e no pescoço dos participantes, assim como a textura e aparência da pele²; 
  2. proteção contra os malefícios dos raios solares: outra ação da vitamina C pura é a sua proteção contra os malefícios dos raios ultravioletas, especialmente quando combinada com um protetor solar de amplo espectro (aliás, ela nunca deve substituir um filtro solar). Além disso, ela pode diminuir a vermelhidão causada por queimaduras solares e proteger a pele contra os danos a longo prazo em decorrência dos raios UV²; 
  3. diminuição de manchas e suavização de olheiras e linhas de expressão: a vitamina C pura pode reduzir a aparência de manchas escuras ao diminuir a produção de melanina na nossa pele². Por conta disso e também do seu efeito hidratante, ela é capaz de amenizar as olheiras e linhas de expressão ao redor dos olhos³; 
  4. melhora da acne: ela também pode melhorar a acne na nossa face devido às suas propriedades anti-inflamatórias, que colaboram com o controle da produção de sebo na pele²; 
  5. promoção da produção de colágeno: a vitamina C pura é reconhecida por aumentar a produção e síntese dessa proteína, que está associada à elasticidade e firmeza da pele, mas que com o tempo vai diminuindo no nosso organismo³.  

Quais são os tipos de vitamina C para o rosto? 

Apesar da vitamina C estar presente na nossa dieta cotidiana, principalmente por meio de frutas como laranja, limão, acerola e morango, não há uma garantia de que ela esteja indo diretamente para o seu rosto³. 

Para isso, é preciso utilizar algum gel, sérum ou creme contendo vitamina C, para assegurar esses benefícios de maneira direta na pele. 

Esses produtos podem contar com os seguintes tipos de vitamina C: 

  • ácido ascórbico (forma natural da vitamina C), que a pele absorve bem³; 
  • palmitato de ascorbila, que tem mais estabilidade quando misturado com outras soluções4
  • ascorbil fosfato de magnésio, que também possui grande eficácia como hidratante³. 

Além disso, eles podem conter outros antioxidantes na formulação para garantir um resultado ainda mais potente da vitamina C, como a vitamina E, por exemplo²,4.  

Mas então como devemos usar um gel, sérum ou ampola de vitamina C no rosto? É muito simples, basta seguir os passos abaixo:  

  1. selecione uma pequena área da pele que seja fácil de esconder, como o antebraço³; 
  2. aplique uma pequena quantidade e espere 24 horas. Caso não tenha nenhuma reação alérgica durante esse período, pode começar a utilizar a vitamina c no dia seguinte³; 
  3. inicie a rotina de skincare lavando o rosto com um sabonete gentil e adequado para o seu tipo de pele²; 
  4. aplique algumas gotas do produto com vitamina C na face e pescoço²; 
  5. termine passando um hidratante e um protetor solar². 

Ficou interessado em descobrir produtos com vitamina C? Confira abaixo!  

Quais produtos com vitamina C posso utilizar? 

A formulação de itens, como gel, creme ou sérum de vitamina C, varia bastante. Algumas empresas encapsulam o micronutriente para que ele não se exponha ao ar até que a pessoa o espalhe na pele, por exemplo4. Isso é excelente para minimizar o tempo de decomposição dele, garantindo uma ação ainda mais proveitosa. 

Se você está buscando um produto com vitamina C para o rosto que ofereça o que há de mais potente neste micronutriente, saiba que pode contar com o Rejuvenescedor Facial Ivy C10 da Mantecorp Skincare, uma empresa criada há mais de 40 anos por dermatologistas que buscam constantemente novas soluções especialmente para a pele brasileira. 

O Ivy C 10 é um creme rejuvenescedor facial que traz a vitamina C nanoencapsulada, por meio de uma fórmula inovadora, garantindo assim maior estabilidade e penetração, permitindo que ela atinja e atue nas camadas mais profundas da pele.  

Por causa disso, o Ivy C 10 tem ação rejuvenescedora e antioxidante, estimula a produção de colágeno, hidrata e uniformiza o tom da pele. Esse produto é ideal para peles normais a secas, não a deixa oleosa e pode ser usado no rosto, pescoço e colo, graças ao seu toque leve e de rápida absorção. 

Quer começar a ter os efeitos positivos da vitamina C hoje mesmo? Conheça melhor o Ivy C 10 no nosso site!  

Referências consultadas: 

1. Mayo Clinic. Vitamin C. 17 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-vitamin-c/art-20363932>. Acesso em: novembro, 2021. 

2. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. Why is topical vitamin C important for skin health? 10 novembro, 2021. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/why-is-topical-vitamin-c-important-for-skin-health-202111102635>. Acesso em: novembro, 2021. 

3. Doyle A. 11 Reasons to Add Vitamin C Serum to Your Skin Care Routine. 15 novembro, 2021. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/vitamin-c-serum-benefits>. Acesso em: novembro, 2021. 

4. Nall R. Top 3 benefits of vitamin C serum. MedicalNewsToday. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/325801>. Acesso em: novembro, 2021.   

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados