Vitamina C nanoencapsulada: conheça essa solução que melhora a aparência da pele!

20/01/2022 o que são radicais livres

Você provavelmente já ouviu falar da importância que micronutrientes como vitaminas e minerais têm para a nossa saúde, mas você sabe o que uma vitamina C nanoencapsulada pode fazer pela sua pele? Esse tipo de produto alia o que há de melhor na tecnologia de desenvolvimento de dermocosméticos com os benefícios naturais desse nutriente.  

Entre os principais efeitos que uma pessoa que usa vitamina C nanoencapsulada percebe estão o retardamento do envelhecimento precoce, a diminuição de manchas e a melhora da acne. Isso porque ao ser absorvida em micropartículas ela tem uma maior penetração na pele e se torna ainda mais eficaz! 

Quer entender em detalhes como a vitamina C nanoencapsulada é capaz de fazer tudo isso pela sua pele? Continue lendo o nosso post.  

O que é a vitamina C nanoencapsulada? 

A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as nossas células contra os efeitos dos radicais livres e traz intensos benefícios para a aparência e saúde da nossa pele¹.  

Mas o que é então a vitamina C nanoencapsulada? Algumas empresas encapsulam este micronutriente para que ele não se exponha ao ar até que a pessoa o espalhe na pele².  

Isso porque os fabricantes enfrentam desafios ao criar aplicações de vitamina C tópica, porque ela pode se decompor facilmente na presença de fatores como ar, calor e luz². 

Diante disso, essa técnica é fundamental para minimizar o tempo de decomposição dela, garantindo uma ação ainda mais proveitosa. 

A palavra nano, por sua vez, indica que a vitamina C nanoencapsulada é formada por partículas minúsculas, medidas em nanômetros, que são muito úteis na produção de dermocosméticos, pois podem ter uma maior penetração na pele e otimizar seus efeitos³. 

Para você ter uma ideia, um nanômetro corresponde à bilionésima parte de um metro4 e um fio de cabelo tem mais ou menos 100.000 nm3. Já os nanocosméticos, como a vitamina C nanoencapsulada, costumam ter entre 50 nm e 200 nm³. 

O resultado dessa combinação de um micronutriente potente com uma tecnologia avançada de utilização de micropartículas faz com que a vitamina C nanoencapsulada adentre nas camadas mais profundas da pele, elevando a sua eficácia.  

Para que serve a vitamina C nanoencapsulada? 

Como falamos acima, a vitamina C nanoencapsulada combate os radicais livres, toxinas que entram em contato com a pele por meio de fontes externas, como a poluição, ou através de processos normais de metabolismo do corpo¹.  

Essas moléculas têm capacidade de prejudicar e muito a saúde e beleza da nossa pele e esse é um dos principais motivos pelos quais este item é tão importante de ser inserido na nossa rotina de skincare¹.  

Em linhas gerais, além de combater os radicais livres, a vitamina C nanoencapsulada serve para proteger a pele, melhorar a sua aparência e prevenir o envelhecimento precoce¹.  

Agora que você já entendeu para que ela serve, confira os benefícios da vitamina C nanoencapsulada.  

Quais são os benefícios da vitamina C nanoencapsulada? 

As vantagens apontadas por pesquisas científicas sobre a utilização da vitamina C nanoencapsulada incluem:  

  1. proteção contra os malefícios dos raios solares: ela protege contra os danos causados pelos raios ultravioletas, principalmente quando combinada com um protetor solar de amplo espectro¹; 
  2. suavização de olheiras e linhas de expressão: a vitamina C nanoencapsulada pode reduzir as manchas escuras no rosto, ao diminuir a produção de melanina na nossa pele. Por conta disso e também por sua ação hidratante, ela é capaz de amenizar as olheiras e linhas de expressão ao redor dos olhos5
  3. promoção da produção de colágeno: pesquisas reconhecem o poder da vitamina C nanoencapsulada para aumentar a produção e síntese dessa proteína, que está associada à elasticidade e firmeza da pele5
  4. atuação contra o envelhecimento precoce: alguns estudos demonstraram que o uso de vitamina C nanoencapsulada durante três meses atenuou o aspecto geral de rugas finas e grossas na face e no pescoço dos participantes, assim como a textura e aparência da pele¹; 
  5. melhora da acne: ela também pode melhorar a acne na nossa face devido às suas propriedades anti-inflamatórias, que colaboram com o controle da produção de sebo na pele¹. 

Como usar a vitamina C nanoencapsulada no rosto? 

A maneira como usamos a vitamina C nanoencapsulada é crucial para que a gente perceba os resultados a partir de três meses de uso¹! 

Para isso, você deve: 

  1. selecionar uma pequena área da pele que seja fácil de esconder, como o antebraço5
  2. aplicar uma pequena quantidade e esperar 24 horas. Caso não tenha nenhuma reação alérgica durante esse período, pode passar a vitamina C na face no dia seguinte5
  3. começar a rotina de skincare lavando o rosto com um sabonete gentil e adequado para o seu tipo de pele¹;  
  4. espalhar algumas gotas de vitamina C nanoencapsulada na face e no pescoço¹; 
  5. passar um hidratante e um protetor solar¹. 

Lembre-se sempre que a vitamina C nanoencapsulada não substitui o protetor solar e precisa ser utilizada junto com ele!  

Qual vitamina C nanoencapsulada devo escolher? 

Depois de saber de todos esses efeitos benéficos para a saúde e beleza da nossa pele que a vitamina C nanoencapsulada traz, ficou interessado em encontrar um produto que ofereça tudo isso?  

Conheça o Rejuvenescedor Facial Ivy C Aox, criado pela Mantecorp Skincare, uma empresa fundada por dermatologistas e que atua há 40 anos buscando soluções focadas especialmente na pele brasileira, trazendo o que há de mais atualizado na tecnologia para o desenvolvimento de dermocosméticos.  

O Ivy C Aox é um gel rejuvenescedor facial composto por vitamina C nanoencapsulada com a finalidade de maior estabilidade e permeação na pele, intensificando sua atuação antioxidante.  

Ele também contém Ácido Hialurônico e Nanoesferas de Retinol que em combinação têm ação rejuvenescedora e antioxidante, combatendo sinais de envelhecimento, reduzindo rugas e linhas de expressão, além de melhorar a firmeza, textura e maciez da pele.  

Além disso, ele tem uma cosmética leve e agradável e é ideal para todos os tipos de pele, podendo ser usado no rosto, pescoço e colo.  

Quer ver mais detalhes deste produto? Acesse o nosso site!  

Referências consultadas:  

1. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. Why is topical vitamin C important for skin health? 10 novembro, 2021. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/why-is-topical-vitamin-c-important-for-skin-health-202111102635>. Acesso em: novembro, 2021. 

2. Nall R. Top 3 benefits of vitamin C serum. MedicalNewsToday. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/325801>. Acesso em: novembro, 2021.   

3. Barradas T, Cerqueira C. Nanoemulsões: princípios e aplicações em cosmetologia. Instituto de Macromoléculas – Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2013. Disponível em: <https://www.ima.ufrj.br/images/documents/documentos/semana-de-polimeros/29-10.30-Nanoemuls%C3%B5es.princ%C3%ADpios-e-aplica.pdf>. Acesso em: novembro, 2021. 

4. Antonio JR et al. Nanotecnologia em Dermatologia. 2012; 89 (1). Disponível em: <http://www.anaisdedermatologia.com.br/detalhe-artigo/101986>. Acesso em: novembro, 2021. 

5. Doyle A. 11 Reasons to Add Vitamin C Serum to Your Skin Care Routine. 15 novembro, 2021. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/vitamin-c-serum-benefits>. Acesso em: novembro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados