O que passar primeiro: hidratante, protetor solar ou maquiagem?

30/03/2021 O que passar primeiro: hidratante, protetor solar ou maquiagem?

O que passar primeiro: hidratante, protetor solar ou maquiagem? Levando em conta a saúde e proteção da pele, a ordem deve ser a seguinte:

  • hidratante
  • protetor solar
  • maquiagem

Quando se fala em skincare, essa é uma dúvida frequente. Afinal, um produto pode anular a efetividade do outro, certo? Sim, mas isso está totalmente relacionado com a ordem de aplicação.

Por isso, você vai conhecer o que passar primeiro, se é o hidratante ou o protetor solar, e o passo a passo completo para um skincare efetivo:

  1. Sabonete líquido
  2. Adstringente ou tônico facial
  3. Sérum
  4. Hidratante
  5. Protetor solar
  6. Maquiagem

O que passar primeiro: hidratante ou protetor solar? Passo a passo correto

O passo a passo a seguir mostra a rotina ideal de skincare para esclarecer o que passar primeiro, e porque a ordem é hidratante, depois protetor solar e, por último, maquiagem. Confira!

1. Sabonete líquido

Limpar a pele do rosto sempre deve ser a primeira etapa em uma rotina de skincare. Isso porque o sabonete líquido, ou qualquer outro produto de higienização que você utilize, removerá o excesso de oleosidade e todos os resíduos presentes.

Desse modo, além de remover as substâncias que podem ser prejudiciais para a saúde da pele, você também a prepara para absorver melhor os ingredientes dos próximos dermocosméticos que serão utilizados. Assim, os efeitos dos produtos que você utiliza serão mais eficazes.

E lembre-se de ser gentil na hora de limpar a sua pele, utilize movimentos gentis para não irritá-la. Outra dica é evitar usar água quente para retirar o produto aplicado, porque aumenta a oleosidade. Então, procure usar água gelada ou, no máximo, morna.

2. Adstringente ou tônico facial

O adstringente e o tônico facial são fundamentais para, de certa forma, finalizar a higienização da pele, porque eles são capazes de fazer uma limpeza mais profunda.

Além de auxiliarem a diminuir a oleosidade, ambos os dermocosméticos removem as células mortas, desobstruem os poros e regulam o pH.

Portanto, essa limpeza mais profunda finaliza a preparação para o início da aplicação de outros tipos de produtos. Afinal, esse processo de higienização deixará a pele em sua melhor forma, preparada para absorver todos os nutrientes aplicados nela.

Entretanto, recomendamos a procura por adstringentes ou tônicos faciais que não sejam à base álcool, pois esse tipo é mais agressivo. Busque produtos com fórmulas mais leves.

Essa indicação é ainda mais relevante para pessoas com peles secas, pois ela é muito sensível e facilmente pode ficar irritada.

3. Sérum

Nós falamos muito que a limpeza é uma preparação para que a pele consiga absorver melhor os nutrientes, não é mesmo? Agora, esse destaque ficará bem claro.

O sérum é um rejuvenescedor composto por uma alta concentração de ingredientes que trazem efeitos anti-idade para a pele, como os antioxidantes, os retinóides e os ácidos.

A sua combinação de altas doses de nutrientes é capaz de combater os radicais livres, moléculas que causam, por exemplo, o envelhecimento da pele e as rugas. Portanto, esse produto age como um defensor da pele.

Diante disso, dependendo da fórmula do sérum, ele pode proporcionar os seguintes benefícios:

  • melhor reparação celular, evitando o envelhecimento da pele;
  • maior resistência e elasticidade, prevenindo rugas e outras linhas de expressão;
  • amenização de danos, como manchas e cicatrizes de acnes.

São muito benefícios! Por isso, recomendamos a inclusão do Reviline Sérum ou do Glycare Sérum em sua rotina de skincare. Ambos foram desenvolvidos pela Mantecorp Skincare, uma marca criada por dermatologistas que há mais de quarenta anos cria produtos eficazes, seguros e cruelty-free.

O Reviline é um sérum à base de retinol, que é capaz de reduzir as rugas e estimular a produção de colágeno e elastina, proteínas que garantem a resistência e a elasticidade da pele.

O Glycare é formulado com ácido glicólico nanoencapsulado, niacinamida e alfa-arbutin que, associados, promovem a renovação celular, reduzem as rugas, controlam a oleosidade e uniformizam o tom da pele.

4. Hidratante

O hidratante é indispensável para uma boa rotina de skincare independentemente do seu tipo de pele. Ele ajudará a manter a “barreira” natural que protege a sua pele e a mantém segura dos resíduos externos que podem causar danos, como a poluição.

Então, por mais que a sua pele seja oleosa, nunca pule esta etapa, pois é um cuidado essencial. Atualmente, existem fórmulas específicas para os diferentes tipos de pele. Sendo assim, há vários hidratantes disponíveis que não aumentam a oleosidade.

Mais uma vez recomendamos os produtos da Mantecorp Skincare. Afinal, ela possui a Epidrat, uma linha completa de hidratantes que foi criada pensando nas particularidades de cada tipo de pele e nas diferentes regiões do corpo. Conheça e experimente!

5. Protetor solar

Passar protetor solar é a última etapa do skincare e pode ser considerada uma das mais importantes, senão a mais. Isso porque ele é o responsável por proteger a pele das radiações ultravioleta emitidas pelo sol.

Os raios UVA e UVB são grandes causadores de danos na pele, como o envelhecimento, manchas e até mesmo câncer. Então, procure usar protetor solar todos os dias, independentemente de como o clima está.

O ideal é buscar por um protetor adequado para o rosto e outro para o corpo, ambos com pelo menos FPS 30. Além disso, é bom lembrar que é preciso reaplicá-lo dentre um intervalo de tempo. O indicado é que seja pelo menos a cada duas horas.

Para encontrar o melhor protetor para o seu tipo de pele, conheça a Episol, a linha de fotoproteção da Mantecorp que foi criada com o intuito de atender as necessidades de cada tipo.

6. Maquiagem

A maquiagem não é exatamente uma etapa do skincare, mas ela está nesta lista para responder a pergunta: “o que passar primeiro: hidratante, protetor solar ou maquiagem?” Sim, a maquiagem vem depois de tudo.

Afinal, a sua pele já estará hidratada, protegida e preparada para receber a maquiagem sem sofrer danos tanto dela quanto de fatores externos.

Onde o protetor solar com cor entra?

O protetor solar com cor pode substituir a maquiagem por conta da sua aparência, que é semelhante a de uma base. Sendo assim, você tira uma etapa do processo apresentado, mas mantém a mesma proteção e cuidados com a pele.

Por isso, essa pode ser uma alternativa mais prática. E, além disso, esse tipo de protetor ainda entrega uma proteção a mais, visto que ele cria uma barreira física entre a pele e as radiações solares.

Diante dessas considerações, fica à sua escolha avaliar o que é melhor para as suas necessidades. A consulta com um dermatologista também pode ajudar nessa consideração, pois esse profissional saberá indicar com precisão o que é melhor para você.

Caso você opte por utilizar um protetor solar com cor, a nossa recomendação é o Episol Color, a linha de proteção solar com cor da Mantecorp. Ela está disponível em cinco tonalidades.

Os produtos dessa linha garantem uma alta proteção contra as radiações UVA, UVB, infravermelho A e luz visível. Além disso, tem toque seco, textura fondant com efeito base e não obstrui os poros.

Agora você não tem mais dúvidas sobre o que passar primeiro: hidratante, protetor solar ou maquiagem, não é mesmo? Deixe seu feedback sobre o artigo nos comentários e veja outros conteúdos nossos para sanar todas as suas dúvidas!

Referências

Sharkey, Lauren. What Order Should I Follow When Applying Skin Care Products?. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/order-of-skin-care>. Acesso em: 02 fev. 2021.

Pattemore, Chantelle. This Skin Care Order Will Change Your Face Game. Greatist, 2020. Disponível em: <https://greatist.com/health/skincare-order>. Acesso em: 02 fev. 2021.

posts relacionados