O que é ácido salicílico? Conheça esse poderoso antiacne!

09/03/2022 o que é acido salicilico

Você já tentou de tudo para combater a acne e ainda não atingiu os resultados esperados? Se o seu objetivo é eliminar cravos e espinhas e também as cicatrizes em decorrência deles, é indispensável aprender o que é o ácido salicílico.   

Essa substância tem um poderoso efeito contra a acne e outros quadros dermatológicos que fazem com que a pele descame. Inclusive, ele é muito utilizado em produtos dermocosméticos e peelings que tem como objetivo tratar de cravos, espinhas e até mesmo outras condições que ocasionam manchas na pele.  

Saiba em detalhes o que é o ácido salicílico, para que ele serve e como utilizá-lo na sua rotina de skincare!  

O que é o ácido salicílico? 

O ácido salicílico é uma substância que tem uma ação levemente antisséptica, queratoplástica e queratolítica, agindo como um esfoliante químico, que promove a renovação celular¹. 

A sua classificação química indica que ele é um ácido beta-hidroxi fraco, solúvel em água e que possui atividade antimicrobiana¹. 

Além disso, ele ajuda a diminuir a produção de sebo na pele e tem uma ação anti-inflamatória, o que o torna uma das substâncias mais usadas no tratamento da acne². 

Isso também acontece porque ele pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como salicilatos e quando é aplicado na pele auxilia a eliminar as células mortas da camada superior e a reduzir a vermelhidão, inchaço e inflamação³.  

Entendeu o que é o ácido salicílico? Descubra para que ele serve! 

Para que serve o ácido salicílico? 

Por ser um queratolítico, o ácido salicílico serve para o tratamento de doenças nas quais a pele descama4

Ele funciona da seguinte maneira: ao suavizar a queratina, proteína que faz parte da estrutura da pele, ele ajuda a soltar as escamas secas, facilitando a sua remoção4

Por isso, as preparações tópicas contendo o ácido salicílico, seja de forma isolada ou combinado com outros ingredientes, podem ser usadas nas seguintes condições comuns que fazem com que a pele descame4

  • verrugas virais; 
  • psoríase; 
  • dermatite seborreica; 
  • dermatite atópica crônica; 
  • ictiose; 
  • acne. 

No entanto, o seu uso mais conhecido com certeza está relacionado à prevenção e tratamento da acne.  

Quando ele é aplicado na pele, auxilia a eliminar as células mortas da camada superior do nosso corpo e a diminuir o inchaço e a vermelhidão, isso faz com que o número de espinhas reduza e que a cicatrização seja acelerada3

Ele é recomendado para todos os tipos de acne5

  1. cravos abertos: uma pequena bolinha com a superfície preta que se desenvolve por conta de um bloqueio dentro de um folículo piloso; 
  2. cravos fechados: um folículo completamente bloqueado; 
  3. pústulas: espinhas cheias de pus; 
  4. pápulas: pequenas bolinhas endurecidas da cor da pele que podem dar uma sensação áspera ou texturizada para a pele.  

Já o seu uso em concentrações mais altas, especificamente para procedimentos como peeling, também pode ser útil para6

Entendeu para que serve essa substância? Aprenda como usar o ácido salicílico!  

Como usar o ácido salicílico? 

O ácido salicílico está disponível em diversos tipos de formulações, que incluem4

  • cremes; 
  • loções; 
  • pomadas; 
  • compressas; 
  • shampoos; 
  • sabonetes; 
  • soluções tópicas. 

Antes de iniciar o uso de qualquer item contendo ácido salicílico, é interessante consultar um dermatologista e descobrir qual é a concentração indicada para a sua pele. 

Na hora de usar um produto dermocosmético com essa substância, é importante experimentá-lo antes em uma pequena área da sua pele para testar a sua reação e confirmar que você não tem nenhuma alergia6

O uso do ácido salicílico, em geral, é muito seguro e ele costuma ser atóxico, além de possuir uma mínima infiltração dérmica¹. Mesmo assim, é fundamental perceber como a sua pele reage ao produto antes de usá-lo. 

Além disso, sempre siga as orientações prescritas no rótulo do item escolhido e nunca o use por mais tempo do que o recomendado4

Também é essencial que você evite o contato com os olhos e outras membranas mucosas, como a boca e o interior do nariz, e que não use o ácido salicílico na pele irritada ou em qualquer área infectada4

Qual sabonete com ácido salicílico para acne posso utilizar? 

O ácido salicílico para a acne tem se mostrado muito efetivo, principalmente se utilizado em peelings e produtos dermocosméticos.  

Se você ficou curioso sobre o uso do ácido salicílico para a acne, que tal conhecer o Sabonete Facial Epidac OC em barra da Mantecorp Skincare

Esse é um sabonete para peles oleosas que controla a oleosidade por até 12 horas sem causar irritações ou ressecamento.  

A sua formulação contém ácido salicílico associado ao Complexo Oil Control que juntos diminuem a oleosidade e os poros aparentes do rosto, removem as impurezas e células mortas, além de prevenir o surgimento da acne, deixando a pele limpa e com uma sensação de frescor! 

Além disso, ele tem como benefícios o fato de não ressecar a pele e de desobstruir os poros. 

Ficou interessado em incluir esse sabonete com ácido salicílico na sua rotina de skincare? Confira mais detalhes sobre ele no nosso site

Agora que você entendeu o que é o ácido salicílico e como ele pode te ajudar a combater e tratar a acne, que tal aprender mais sobre os cuidados necessários para ter uma pele bonita? Acesse o nosso blog!  

Referências consultadas:  

1. Rogeri C, Sinigaglia G. Peeling de ácido salicílico no tratamento da acne. Univates. 2018. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2034/1/2018ChaianiRogeri.pdf>. Acesso em: janeiro, 2022. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Os ácidos indicados para renovar a pele durante o inverno. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/os-acidos-indicados-para-renovar-a-pele-durante-o-inverno/>. Acesso em: janeiro, 2022. 

3. WebMD. Salicylic Acid Gel – Uses, Side Effects, and More. Disponível em: <https://www.webmd.com/drugs/2/drug-18-193/salicylic-acid-topical/salicylic-acid-for-acne-topical/details>. Acesso em: janeiro, 2022. 

4. Ngan V. Salicylic acid. DermNet NZ. Disponível em: <https://dermnetnz.org/topics/salicylic-acid>. Acesso em: janeiro, 2022. 

5. Sissons B. Is salicylic acid good for acne? MedicalNewsToday. 29 março, 2021. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/salicylic-acid-for-acne>. Acesso em: janeiro, 2022. 

6. Frothingham S. Can Slicylic Acid Help Treat Acne? Healthline. 12 dezembro, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/skin/salicylic-acid-for-acne>. Acesso em: janeiro, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados