O que é ácido ascórbico? Conheça seus benefícios para a pele e aprenda como usar

17/03/2022 o que são radicais livres

Quando falamos sobre cuidados com a pele costumamos citar diversas substâncias que ajudam a combater o envelhecimento precoce, a acne e até mesmo manchas e olheiras. Diante disso, você sabe o que é o ácido ascórbico e por que ele é tão utilizado em produtos dermocosméticos para tratar essas condições?  

O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, é muito famoso por conta do seu papel na síntese do colágeno e no auxílio à prevenção de linhas finas e rugas, mas os seus benefícios para a nossa pele vão muito além disso.  

Quer entender na prática o que é o ácido ascórbico, para que ele serve e como você pode usá-lo na sua rotina de skincare? Confira abaixo!  

O que é o ácido ascórbico? 

O ácido ascórbico, ou vitamina C, é um micronutriente antioxidante muito utilizado em produtos para a pele, pois tem uma eficácia comprovada em inúmeros quadros dermatológicos, como a proteção contra o fotoenvelhecimento, por exemplo¹. 

O nosso corpo precisa do ácido ascórbico para formar vasos sanguíneos, cartilagens, músculos e colágeno nos ossos. Ele também é vital para os processos de cura do organismo². 

Normalmente, a nossa pele contém altas concentrações de vitamina C, por conta dessas funções vitais que ela exerce, como a síntese de colágeno e o auxílio na proteção antioxidante³. 

Inclusive, graças ao seu efeito antioxidante, o ácido ascórbico ajuda a proteger as nossas células contra a ação dos radicais livres, moléculas que podem desempenhar papel em doenças cardíacas, câncer e outras enfermidades. Outra função importante da vitamina C é que ela auxilia o organismo a absorver ferro². 

Agora que você já sabe o que é o ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, entenda para que ele serve quando o assunto é a saúde e a beleza da nossa pele.  

Para que serve o ácido ascórbico? 7 usos para a saúde da pele 

Se você já se perguntou para que serve o ácido ascórbico, saiba que ele tem várias funções e benefícios para a nossa pele. 

Diversos estudos mostram os seguintes efeitos do uso de vitamina C tópica¹,4: 

  1. melhora da aparência e redução das linhas finas e rugas; 
  2. cicatrização de feridas, por conta do auxílio à estabilização do colágeno; 
  3. proteção e diminuição da gravidade das queimaduras solares; 
  4. hidratação e iluminação da pele; 
  5. redução da vermelhidão, da hiperpigmentação e da aparência das olheiras; 
  6. promoção da produção de colágeno; 
  7. pode ajudar a prevenir a flacidez. 

A ação mais conhecida do ácido ascórbico é o seu papel na produção de colágeno, proteína natural do nosso corpo, cuja falta leva a linhas finas e rugas4

Ao aumentar a produção de colágeno, a vitamina C combate esse processo de envelhecimento precoce e traz um aspecto mais jovial para a pele5

Ele também atua como um agente anti-inflamatório, por conta da sua capacidade antioxidante, e neutraliza os radicais livres que causam danos à nossa pele4

Os radicais livres são toxinas produzidas na pele por meio de fontes externas, como a poluição, ou até mesmo internas, por conta de processos metabólicos do nosso organismo5

As propriedades anti-inflamatórias do ácido ascórbico também ajudam na redução da vermelhidão geral da pele, o que pode aliviar a descoloração associada às olheiras4, e auxiliam a controlar a produção de sebo, o que traz uma melhora da acne5

Por fim, ele também previne os danos provocados pelo sol, especialmente quando associado a um protetor solar de amplo espectro, e reduz a aparência de manchas escuras5.  

Algumas pesquisas mostraram que em associação com outros ingredientes o ácido ascórbico ajuda a proteger a pele contra os prejuízos causados a longo prazo pelos raios solares5

Além disso, o ácido ascórbico pode reduzir a aparência de manchas escuras, ao bloquear a produção de pigmento em nossa pele5.  

Quer aprender como usar o ácido ascórbico? Confira abaixo! 

Como usar o ácido ascórbico? 

O ácido ascórbico pode ser encontrado em séruns e outros dermocosméticos. Cada item tem uma formulação diferente, por isso é interessante consultar um dermatologista para descobrir qual é a melhor opção para o seu caso. 

Para inserir um sérum ou creme com vitamina C pura para o rosto na sua rotina de skincare, basta5

  1. lavar o rosto com um limpador suave; 
  2. aplicar algumas gotas de um creme ou sérum contendo ácido ascórbico na face e no pescoço; 
  3. usar um hidratante e um protetor solar. 

Para experimentar o ácido ascórbico na sua pele, você pode passá-lo em uma pequena área selecionada e aguardar 24 horas para perceber se o seu organismo reage de alguma maneira negativa. Se não tiver nenhum efeito colateral, pode usar na face4

Também é indispensável que você comece aplicando-o em dias alternados para perceber a aceitação da sua pele. Com o tempo, você pode usá-lo diariamente5

Agora, se você quer saber quanto tempo leva para perceber os resultados da vitamina C, saiba que pode levar até três meses para notar uma melhora perceptível5

Lembre-se que apesar dos seus efeitos positivos na proteção da pele, ela não substitui o uso diário de um protetor solar de amplo espectro5

Qual produto com ácido ascórbico para o rosto posso usar? 

Se você ficou interessado em encontrar um dermocosmético com vitamina C para o rosto que traga os benefícios citados no texto, que tal conhecer a linha Ivy C da Mantecorp Skincare? Ela é composta pelos rejuvenescedores Ivy C 10, Ivy C AOX e Ivy C Ferulic. 

O Ivy C 10 é um creme rejuvenescedor facial que tem uma fórmula inovadora com a vitamina C pura nanoencapsulada. Isso garante maior estabilidade, penetração e eficácia da vitamina C, agindo nas camadas mais profundas da pele.  

Ele tem uma ação rejuvenescedora e antioxidante, estimula a produção de colágeno e uniformiza o tom, além de hidratar a pele. É ideal para as peles normais a secas e pode ser usado no rosto, pescoço e colo. 

Já o Ivy C AOX é um gel rejuvenescedor facial composto também por vitamina C nanoencapsulada junto com ácido hialurônico e nanoesferas de retinol. Essa é uma combinação que têm ação rejuvenescedora e antioxidante.  

Juntos eles combatem os sinais de envelhecimento, reduzem rugas e linhas de expressão, além de melhorar a firmeza, textura e maciez da pele. Com uma cosmética leve e agradável, é ideal para todos os tipos de pele.  

Por fim, o mais recente lançamento da Mantecorp Skincare, o Ivy C Ferulic é um rejuvenescedor da pele com cosmética sérum com dupla ação antioxidante que reduz as rugas finas e melhora a tonalidade da pele. 

Quer ver na prática como estes produtos podem contribuir para que você tenha uma pele mais bonita e saudável? Confira detalhes no nosso site!  

Entendeu o que é o ácido ascórbico? Continue lendo outros posts no nosso blog sobre cuidados com a pele!  

Referências consultadas: 

1. Ngan V. Topical vitamin C. DermNet NZ. Disponível em: <https://dermnetnz.org/topics/topical-vitamin-c>. Acesso em: janeiro, 2022. 

2. MayoClinic. Vitamin C. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-vitamin-c/art-20363932>. Acesso em: janeiro, 2022. 

3. Pullar JM, Carr AC, Vissers MCM. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients. Agosto, 2017; 9(8): 866. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5579659/>. Acesso em: janeiro, 2022. 

4. Doyle A. 11 Reasons to Add Vitamin C Serum to Your Skin Care Routine. Healthline. 15 novembro, 2021. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/vitamin-c-serum-benefits>. Acesso em: janeiro, 2022. 

5. Nathan Neera. Why is topical vitamin C important for skin health? Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. 10 novembro, 2021. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/why-is-topical-vitamin-c-important-for-skin-health-202111102635>. Acesso em: janeiro, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados