Lábios ressecados e rachados: quais as causas? Como evitar?

25/05/2022 hidratante para os lábios

Ficar com os lábios ressecados e rachados de tempos em tempos é algo comum para muitas pessoas. Isso acontece porque os lábios têm uma pele fina e frágil que resseca e descasca com mais facilidade.

No entanto, existem formas de proteger os seus lábios para prevenir que eles ressequem, assim como também há maneiras de tratar caso aconteça. Você irá conhecer 5 dicas sobre isso:

  • Proteja os seus lábios
  • Beba bastante água
  • Tente não lamber os lábios
  • Crie uma rotina de hidratação
  • Use um umidificador de ar

Nas próximas linhas, você também entenderá por que os lábios ressecam e racham. Tenha uma boa leitura!

Por que os lábios ressecam e racham?

Como dissemos, os lábios são uma das áreas mais sensíveis do corpo por conta de sua pele fina e frágil.

Além disso, eles também não contam com glândulas sebáceas e sudoríparas. Ou seja, não são capazes de produzir sebo para lubrificar e impermeabilizar a pele.

Para complementar, os lábios ficam constantemente expostos a diversos elementos naturais como radiação solar, frio, umidade e muitos outros.

A união de todos esses fatores é o principal motivo para que os lábios fiquem ressecados e rachados. Por conta disso, essa é uma condição, de certa forma, comum.

Entretanto, existe uma situação em que o ressecamento não tem relação com esses aspectos. Pode acontecer de o ressecamento ser resultado de alergia a algum alimento ou produto.

O indicado é consultar um dermatologista caso os seus lábios fiquem ressecados e rachados com muita frequência. Um especialista conseguirá avaliar com precisão se é alguma alergia ou outro problema.

Como evitar e tratar os lábios ressecados e rachados?

1. Proteja os seus lábios

A utilização de um hidratante labial, ou lip balm, é essencial para que os seus lábios não ressequem. Dessa forma, cria-se a proteção que eles não conseguem produzir por conta própria.

A dica aqui é escolher um hidratante que conte com fator de proteção solar (FPS). Afinal, a pele pode sofrer danos severos da radiação solar, principalmente a dos lábios que é mais fina e frágil.

Além disso, também é importante se atentar aos ingredientes que compõem o lip balm. Certos compostos podem ajudar a deixar os lábios ressecados e rachados, como o mentol, a cânfora e o eucalipto.

O recomendado é procurar por hidratantes hipoalergênicos, sem fragrância e com algum dos seguintes elementos em sua composição:

  • Vaselina
  • Ceramidas
  • Lanolina
  • Cera de abelha

2. Beba bastante água

mulher bebendo um copo d'água

A desidratação é uma grande inimiga da pele como um todo. E com a dos lábios não é diferente. Portanto, procure beber bastante água para hidratar a sua pele.

Consulte um médico para saber qual é a quantidade de água que você deve ingerir diariamente. A recomendação geral é a de beber pelo menos 2 litros por dia.

Contudo, esse valor é muito variável, porque fatores como idade, peso e nível de atividade praticada influenciam na quantidade.

Então, procure descobrir qual é a necessidade do seu corpo e se esforce para supri-la diariamente.

3. Tente não lamber os lábios

Lamber os lábios é uma ação muito comum e, em alguns casos, pode até ser um vício. Mas, isso deve ser evitado, porque a saliva pode ajudar a deixar os lábios ressecados e rachados.

Isso acontece pois a saliva possui um pH mais ácido que o da pele. Além disso, ela também tem enzimas digestivas que podem irritar os lábios.

Utilizar o hidratante labial também é uma saída para que as lambidas não deixem os lábios ressecados e rachados, dado que se cria uma “barreira” protetora.

4. Crie uma rotina de hidratação

Criar uma rotina para hidratar lábios ressecados e rachados é uma ótima forma de tratamento.

Aqui entra mais uma vez o lip balm, ele finaliza os cuidados deixando a pele protegida e hidratada. Escolha o que mais te agrada e mantenha a rotina para ter lábios hidratados e saudáveis.

5. Use um umidificador de ar

umidificador de ar

Como dissemos, a pele dos lábios está sempre exposta a diversas condições e isso é um dos principais motivos dela ficar rachada.

O ar seco é uma dessas circunstâncias capaz de causar o ressecamento dos lábios. Por isso, o umidificador pode ser um grande aliado.

Procure evitar passar muito tempo em ambientes secos e utilize o umidificador sempre que puder.

A umidade do ar irá ajudar na hidratação e proteção dos seus lábios.

Produtos para hidratar os lábios

Existem dois produtos, já citados, que são essenciais para manter a saúde dos lábios. Caso você queria mantê-los sempre hidratados e evitar o ressecamento, é indispensável criar uma rotina de cuidado utilizando produtos de hidratação labial

Hidratante labial

Deu para notar a importância do hidratante labial pela quantidade de vezes que falamos dele, não é mesmo? Mas isso é porque o lip balm é fundamental para que a pele dos lábios fique saudável e bem protegida.

E, de acordo com as dicas que demos anteriormente para escolher um hidratante, a nossa recomendação é o Epidrat Lábios.

Ele cumpre com todas as recomendações passadas: possui FPS 30 para proteger contra as radiações solares UV-A e UV-B, é hipoalergênico e não tem cheiro nem sabor residual.

E ainda vai além, pois não deixa os lábios esbranquiçados, mantendo a cor natural da sua pele.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer deixar uma opinião? Fale com a gente pelos comentários e continue acompanhando nossos conteúdos para mais informações úteis e embasadas!

Referências

American Academy of Dermatology Association. 7 dermatologists tips for healing dry, chapped lips. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/dry/heal-dry-chapped-lips>. Acesso em: 22 dez. 2020.

Gibson, Lawrence E. Chapped lips: What’s the best remedy?. Mayo Clinic, 2020. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dry-skin/expert-answers/chapped-lips/faq-20057819>. Acesso em: 22 dez. 2020.

Moore, Kristeen. What Causes Chapped Lips and How to Treat Them. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/chapped-lips>. Acesso em: 22 dez. 2020.

Eske, Jamie. Best 6 ways to relieve chapped lips. Medical News Today, 2019. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/324281>. Acesso em: 22 dez. 2020.

Baum, Isadora. How to Avoid Chapped Lips This Winter, According to Dermatologists. Allure, 2019. Disponível em: <https://www.allure.com/story/how-to-treat-chapped-lips>. Acesso em: 22 dez. 2020.

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados