Como resolver a boca ressecada? Conheça a importância do hidratante para os lábios

28/01/2022 hidratante para os lábios

Não importa se o clima está frio ou quente, a pele sensível da nossa boca sofre tanto com a exposição em excesso ao sol no verão quanto com o clima seco, úmido e as baixas temperaturas do inverno. Se você costuma lidar com o ressecamento dessa região, sabia que pode resolver isso de maneira muito fácil, investindo em um hidratante para os lábios? 

Junto com o hábito de beber muita água e cuidar para evitar produtos alergênicos, o uso de um hidratante para os lábios pode te ajudar a recuperar a hidratação e prevenir que eles fiquem ressecados e rachados.  

Quer entender em detalhes o que fazer para hidratar os lábios? Confira abaixo!  

O que é bom para hidratar os lábios? 

Para saber o que é bom para hidratar os lábios, primeiro precisamos compreender o que está causando a sua desidratação.  

São três os principais fatores que podem estar prejudicando a sua boca¹: 

  1. clima; 
  2. lamber excessivamente os lábios; 
  3. certas medicações. 

Tanto o clima frio quanto o quente podem provocar o ressecamento da boca. Durante o inverno, quando as temperaturas caem e a umidade fica baixa², acabamos bebendo menos água e tomamos banhos mais quentes, o que favorece a desidratação³. Já no verão, a exposição em excesso ao sol também pode ocasionar essa situação4

Por sua vez, lamber os lábios repetitivamente é prejudicial porque a saliva carrega enzimas digestivas, preparadas para pré-digerir os alimentos. Elas não agem nas mucosas, mas são capazes de agredir a pele sensível do exterior da boca5

Já entre os medicamentos que podem aumentar os riscos da boca ficar ressecada e rachada estão suplementos e remédios como vitamina A, retinóides, lítio e drogas quimioterápicas¹. 

Além disso, como os lábios não contêm glândulas sebáceas como outras partes do corpo, eles são mais suscetíveis a rachar e ressecar¹. 

Essa situação se torna ainda pior quando não há um cuidado especial em hidratá-los, usando um hidratante para os lábios¹. 

5 melhores dicas para hidratar os lábios 

A principal dica para hidratar os lábios é tomar bastante água, hidratando o corpo de dentro para fora.  

Outra prática essencial é o uso de um hidratante para os lábios. Conheça a importância desses hábitos abaixo!  

1 – Beba bastante água 

Tomar muita água ao longo do dia é uma das melhores maneiras de se livrar do incômodo de ter os lábios rachados² e o primeiro passo para prevenir o seu ressecamento5

Alguns especialistas sugerem a ingestão de ao menos dois litros diariamente³. No entanto, não há um limite estabelecido, por isso é importante beber água várias vezes ao dia, mesmo que você não sinta sede².  

2 – Invista em um bom hidratante para os lábios 

A segunda dica é utilizar um hidratante para os lábios, que vai prevenir especificamente o ressecamento. Para isso ele deve ser aplicado várias vezes ao dia². 

A função dele é formar uma camada para proteger a boca de fatores externos, evitando que ela resseque4.    

Para ser efetivo, ele precisa ter em sua composição substâncias específicas para a hidratação². 

Diante disso, os melhores ingredientes para se buscar em um hidratante para os lábios são²,3,4,5

  • manteiga de karité; 
  • vitamina E; 
  • pantenol; 
  • glicerina; 
  • ureia; 
  • antioxidantes; 
  • lanolina; 
  • vaselina; 
  • manteiga de cacau.   

Além disso, quando for se expor ao sol, o ideal é usar um hidratante para os lábios que possua um FPS no mínimo 30, pois a radiação ultravioleta piora o ressecamento4

3 – Evite passar a língua nos lábios  

Nós sabemos que na tentativa de impedir o ressecamento, muitas pessoas acabam umedecendo os lábios com a saliva, o que piora o quadro4

Como você viu, fazer isso de modo repetitivo é prejudicial para eles e pode ressecá-los. Dessa forma, elimine hábitos como esse da sua rotina e também o de arrancar as “pelinhas” que ficam ao redor da boca³. 

Também não é recomendado o uso de produtos esfoliantes e de ação abrasiva, que deixam a pele opaca e seca³. 

Para substituir qualquer um desses costumes, é aconselhado o uso de um hidratante para os lábios.  

4 – Procure batons com hidratante para os lábios 

Na hora de escolher um batom, prefira aqueles que contenham alguma substância hidratante para os lábios, como o ácido hialurônico, e evite aqueles com efeito mate ou de longa duração4

Essa dica é especialmente relevante para as mulheres que têm uma propensão à desidratação labial5

5 – Verifique se há alergênicos nos cosméticos e hidratantes para os lábios 

Por fim, verifique as composições dos cosméticos e hidratantes para os lábios que você for comprar, para averiguar se há a presença de elementos alergênicos neles. 

É possível que você tenha a boca sensível e que fica irritada quando entra em contato com certas fragrâncias e corantes.  

Por isso, procure dermocosméticos que não contenham componentes agressivos para a sua pele6, como petrolatos e parabenos, e invista em um hidratante labial hipoalergênico (ou seja, que não contém substâncias alergênicas). 

Qual é o melhor hidratante para os lábios? 

O melhor hidratante para os lábios é aquele que contenha ingredientes que sirvam para hidratar especificamente essa área do corpo e que além disso não tenha nenhum alergênico, como os citados acima.  

Se você busca um produto assim, que tal conhecer o Hidratante Labial Epidrat Lábios, da Mantecorp Skincare

Esse hidratante para os lábios tem FPS 30, ação antioxidante, melhora o ressecamento e previne o envelhecimento dessa região. 

Isso ocorre graças à sua fórmula com manteiga de karité, lanolina e vitamina E, além dos filtros solares de proteção UVA e UVB. Ele também não possui parabenos, nem petrolatos, sendo perfeito para tratar delicadamente os seus lábios. 

Além disso, ele não possui cheiro, nem sabor residual e também não deixa os lábios esbranquiçados. 

Ficou curioso para provar esse produto? Confira detalhes no nosso site!  

Referências consultadas:  

1. Moore K. What Causes Chapped Lips and How to Treat Them. Healthline. 27 março, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/chapped-lips>. Acesso em: dezembro, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. No inverno, redobre cuidados com a pele, cabelos e unhas, avisam especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 6 julho, 2021. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/no-inverno-redobre-cuidados-com-a-pele-cabelos-e-unhas-avisam-especialistas-da-sociedade-brasileira-de-dermatologia/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Como cuidar da pele e dos lábios durante o inverno? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/como-cuidar-da-pele-e-dos-labios-durante-o-inverno/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS. Confira dicas para evitar o ressecamento dos lábios. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/confira-dicas-para-evitar-o-ressecamento-dos-labios/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Piauí. Lábios ressecados: o que fazer para melhorá-los? 22 junho, 2016. Disponível em: <https://sbdpi.org.br/labios-ressecados-o-que-fazer-para-melhora-los/>. Acesso em: dezembro, 2021. 

6. Healthline. How to Get Rid of Chapped Lips. 7 novembro, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/how-to-get-rid-of-chapped-lips>. Acesso em: dezembro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados