Vale a pena investir em um hidratante facial hipoalergênico?

17/01/2022 hidratante facial hipoalergênico

Se você sofre com alergias ou tem a pele seca ou muito sensível, provavelmente já se deparou com a possibilidade de utilizar um hidratante facial hipoalergênico. Mas você sabe quais são as especificidades desse produto e por que ele é tão importante nesses casos? 

Diferentemente de outros dermocosméticos regulares, um hidratante facial hipoalergênico, em geral, evita ingredientes que possam causar alguma reação alérgica, coceira ou irritação.  

Entenda melhor o que é um creme hipoalergênico para o rosto, conheça a sua importância e o seu diferencial!  

O que é um hidratante facial hipoalergênico? 

Um hidratante facial hipoalergênico é um dermocosmético que evita o uso de alérgenos na sua formulação¹.  

Os elementos alérgenos são reconhecidos por provocar alergias nas pessoas, as quais, por sua vez, podem demonstrar níveis de reações mais leves ou mais intensas, dependendo de cada caso¹.   

Porém, nem todo produto que se diz hipoalergênico de fato previne irritações. Por isso, é preciso verificar o rótulo e analisar cada um dos ingredientes¹.  

Algumas informações que você pode avaliar são²: 

  1. uso de fragrâncias: quando um rótulo diz que um produto não tem fragrância, significa que nenhuma foi adicionada. Algumas substâncias desse tipo são sintéticas e mascaram toxinas que podem contribuir para alergias da pele; 
  2. adição de parabenos: são conservantes que dão aos dermocosméticos uma durabilidade maior. Alguns exemplos de parabenos que podem ser encontrados são methylparaben, propylparaben e butylparaben. Atualmente, há estudos que sugerem um potencial risco para a saúde por parte desses componentes; 
  3. não comedogênico ou livre de óleo: artigos denominados como não comedogênicos não obstruem os poros e não causam acne. Já os que são livres de óleo dissolvem o excesso desta gordura e não tiram a umidade da pele. 

No fim das contas, mesmo um hidratante facial hipoalergênico pode gerar eventualmente alguma resposta negativa na pele. Porém, os riscos são bem menores se comparados com as outras mercadorias da mesma categoria³.  

Qual é a importância de usar um creme hidratante facial hipoalergênico? 

O uso de um creme hidratante facial hipoalergênico é fundamental para pessoas com: 

  • pele seca: esse tipo de pele tende a ser áspera, coçar e ter falhas na uniformidade4. Sua principal característica é a perda de água em excesso e é mais propensa à descamação e vermelhidão5
  • pele sensível: é mais suscetível à irritação, à vermelhidão, a coceiras e alergias4;  
  • dermatite de contato: esse quadro é caracterizado por uma inflamação decorrente da exposição a um agente alérgeno. Ele pode ser ocasionado pelo uso de substâncias inadequadas e tem sintomas que variam da queimação até intensa coceira, deixando a pele seca, vermelha, áspera e com fissuras no local6
  • rosácea: essa doença provoca uma inflamação que deixa o rosto avermelhado e com pequenas lesões que imitam a acne ou alergia. Ela não tem uma explicação conhecida7

O uso de produtos que contêm fragrâncias e outros químicos, como parabenos, pode irritar as peles com essas condições8. Dessa forma, é indispensável consultar um dermatologista, descobrir quais substâncias são mais prejudiciais para a sua pele e evitá-las ao comprar um item de skincare. 

Além disso, o uso diário de um creme hidratante é essencial para manter a hidratação natural produzida pela pele e protegê-la de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até de infecções9.  

Isso porque o hidratante atua como uma barreira de proteção, mantendo a pele hidratada e saudável. Por conta disso, os especialistas indicam a sua utilização todos os dias². 

Portanto, ele deve ser aplicado logo após o banho ou a lavagem da face, com o intuito de “prender” a água na pele8

Além disso, é imprescindível usar também um protetor solar². Melhor ainda se o hidratante facial hipoalergênico já contiver um FPS de no mínimo 30. 

Qual é a diferença entre um creme hipoalergênico para o rosto e outros produtos? 

A principal diferença entre um creme hipoalergênico para o rosto de outros itens similares que não se intitulam dessa maneira está na formulação.  

Os hidratantes habituais podem ter fragrâncias, corantes, parabenos e outros elementos provenientes de matéria orgânica ou inorgânica que são capazes de causar irritações na pele.  

Logo, um bom hidratante facial hipoalergênico irá proteger você de reações indesejadas e não terá componentes prejudiciais para a sua pele². Por essa razão, ele é interessante para as pessoas com as condições listadas acima. 

Ou seja, antes de escolher qualquer dermocosmético, entenda qual é o seu tipo de pele e quais são os ingredientes que fazem sentido para a sua necessidade.  

Qual hidratante hipoalergênico para o rosto é ideal para mim? 

Se você tem a pele sensível, seca, dermatite, rosácea ou tem muita tendência a ter alergias, o ideal é descobrir qual é a substância que pode estar motivando essas irritações. Algumas das mais comuns listamos acima, como fragrâncias, parabenos e corantes.  

Nesses casos, você conta com os cremes Epidrat rosto e Epidrat Calm da Mantecorp Skincare, uma empresa criada por dermatologistas que atua há 40 anos no mercado criando itens especialmente para a pele brasileira.  

Tanto o Epidrat rosto quanto o Epidrat Calm são dermocosméticos faciais sem fragrâncias, corantes, parabenos e livre de óleo, sendo perfeito para quem busca um hidratante hipoalergênico para o rosto. 

Além disso, o Epidrat rosto tem uma ação antioxidante, responsável por manter a face saudável e prevenir o envelhecimento. Também possui FPS 30, o que proporciona uma alta proteção contra raios UVA e UVB. Esse hidratante é indicado para peles secas, normais ou mistas. 

Conheça melhor essa solução no nosso site

Quer saber mais sobre cuidados com a pele sensível? Leio outros posts no nosso blog!  

Referências consultadas:  

1. Healthline. Hypoallergenic: Is There Really Such a Thing? 26 abril, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/allergies/hypoallergenic?slot_pos=article_1&utm_source=Sailthru%20Email&utm_medium=Email&utm_campaign=allergies&utm_content=2019-05-07&apid=25482733#overview>. Acesso em: outubro, 2021. 

2. Healthline. Choosing a Healthy Facial Moisturizer. 30 julho, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/cosmetic-safety/healthy-facial-moisturizers#FDA-Guidelines-for-Cosmetics>. Acesso em: outubro, 2021. 

3. American Academy of Dermatology Association. How to select anti-aging skin care products. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/anti-aging/selecting-anti-aging-products>. Acesso em: outubro, 2021. 

4. Mayo Clinic. Moisturizers: Options for softer skin. 18 outubro, 2019. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dry-skin/in-depth/moisturizers/art-20044232>. Acesso em: outubro, 2021. 

5.  Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: outubro, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dermatite de contato. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-de-contato/2/>. Acesso em: outubro, 2021. 

7. Deon, M. Rosácea – Dra. Maristela Deon. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/rosacea-dra-maristela-deon/>. Acesso em: outubro, 2021. 

8. American Academy of Dermatology Association. Dermatologists’ tips for relieving dry skin. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/dry/dermatologists-tips-relieve-dry-skin>. Acesso em: outubro, 2021. 

9. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cuidados gerais com a pele. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/cuidados-gerais-com-a-pele/>. Acesso em: outubro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados