Entenda qual é a diferença entre sérum e creme hidratante

30/03/2021 diferença entre sérum e creme hidratante

As diferenças entre o sérum e o creme hidratante são principalmente na forma que cada um age e nos benefícios proporcionados. O sérum atua mais profundamente na pele, garantindo efeitos anti-idade. Já o hidratante age em uma área mais superficial, retendo a umidade e fortalecendo a barreira protetora da pele.

Mas, para a diferença entre sérum e creme hidratante ficar mais clara, é preciso entender o que são essas substâncias e como elas funcionam quando aplicadas na pele. Por isso, você acompanhará neste artigo os seguintes tópicos:

  • O que é um sérum e quais são os seus benefícios?
  • O que é um hidratante e quais são os seus benefícios?
  • Qual é a diferença entre sérum e creme hidratante?
  • O que usar primeiro: sérum ou hidratante?
  • Como escolher um sérum e um hidratante?

O que é um sérum e quais são os seus benefícios?

O sérum é um dermocosmético que reúne uma alta dose de nutrientes que são capazes de trazer efeitos anti-idade, hidratação e uniformização do tom da pele, como é o caso dos antioxidantes, dos retinóides e dos ácidos.

Esse dermocosmético é muito conhecido pela sua efetividade em gerar resultados em pouco tempo. Isso acontece exatamente por ele ter uma alta concentração de nutrientes. Diante disso, a pele os absorve com facilidade, o que promove efeitos perceptíveis.

Os principais efeitos de um sérum vão depender dos ingredientes ativos que fazem parte da sua fórmula. No geral, os benefícios proporcionados são os seguintes:

  • Neutralização dos radicais livres: os antioxidantes são parte fundamental da composição de um sérum. E eles são os responsáveis por neutralizar os radicais livres, que são moléculas instáveis causadoras de danos às células. Sendo assim, podem levar ao surgimento de rugas e outras linhas de expressão;
  • Prevenção do envelhecimento da pele: os retinóides são capazes de melhorar a resistência e a elasticidade da pele. E o fortalecimento dessas características da pele previne contra os efeitos do envelhecimento;
  • Uniformização do tom de pele: os ingredientes do sérum conseguem prevenir e tratar a hiperpigmentação, que é uma condição causadora de manchas claras ou escuras;
  • Melhora nos danos causados pelo sol: por conta da sua capacidade de uniformização do tom, do estímulo à produção do colágeno e redução da morte celular, o sérum ajuda a prevenir e a melhorar os danos causados pelo sol.

O que é um hidratante e quais são os seus benefícios?

O hidratante é um produto essencial na rotina de skincare. Ele ajuda a manter a pele saudável e a evitar condições como ressecamentos e irritações. Esses benefícios são proporcionados por conta do fortalecimento da barreira protetora da pele com a aplicação do creme.

Os hidratantes podem ser classificados em três tipos, porque eles podem ser formulados com ingredientes distintos, que agem de formas diferentes. Os tipos são os seguintes:

  • Umectantes: os umectantes hidratam a pele absorvendo a água da derme, que é uma parte mais profunda da pele, e a levam para a epiderme, parte superficial e visível da pele. Eles também absorvem a umidade do ambiente;
  • Oclusivos: os oclusivos, geralmente, são constituídos por óleos que criam uma barreira capaz de reter a água na epiderme;
  • Emolientes: os emolientes costumam ser compostos principalmente por lipídios, que agem preenchendo lacunas do estrato córneo, que é a camada mais superficial da pele, a chamada “barreira protetora”. Dessa forma, eles garantem hidratação, maciez e flexibilidade.

Por meio dessas ações, os hidratantes podem proporcionar diversos benefícios para a saúde da pele. Conheça alguns:

  • Proteção contra resíduos prejudiciais, como a poluição;
  • Prevenção de ressecamentos, irritações, vermelhidão e descamação;
  • Prevenção do envelhecimento precoce da pele;
  • Equilíbrio do brilho e da oleosidade;
  • Tratamento e prevenção de manchas.

Inclusive, um estudo conduzido pela Mount Sinai School of Medicine concluiu que, por garantir a integridade do estrato córneo, os hidratantes atuam como uma barreira que evita a perda de água e repõe os lipídios da pele. Por isso, reduzem as rugas e deixam a pele com uma aparência lisa e macia.

Outro estudo, publicado no Journal of Cosmetic Dermatology, teve um resultado semelhante, mostrando que os hidratantes aumentam a suavidade da pele e melhoram a barreira protetora.

Qual é a diferença entre sérum e creme hidratante?

Mas, afinal, qual é a diferença entre o sérum e o creme hidratante? O objetivo desses dois dermocosméticos é o mesmo: proporcionar mais saúde à pele. As distinções estão na forma como eles fazem isso e nos benefícios que promovem.

Como explicamos, o sérum é um composto com alta concentração de nutrientes que irá agir em uma camada mais profunda da pele, providenciando principalmente efeitos anti-idade, como a redução de rugas.

Já o creme hidratante age, sobretudo, na camada mais superficial da pele, mantendo a umidade e ajudando a barreira protetora. Por isso, proporciona benefícios como maciez e flexibilidade.

Ficou clara a diferença entre sérum e creme hidratante, não é mesmo? Além disso, outra distinção está relacionada com a questão física. O hidratante costuma ter uma textura de creme, enquanto o sérum fica em um nível intermediário entre creme e gel, com uma textura nem tão espessa nem muito líquida.

O que usar primeiro: sérum ou hidratante?

Conhecendo as diferenças entre o sérum e o creme hidratante fica claro que um complementa o outro na rotina de skincare, podendo ser misturados.

Aliás, uma pesquisa publicada no The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology concluiu que a pele seca tolerou bem o sérum e que os resultados foram mais eficazes do que apenas utilizando o hidratante.

Mas o que usar primeiro?

A limpeza da pele com um sabonete líquido é a primeira etapa do skincare, certo? Essa ação retira todos os resíduos fazendo com que a pele tenha uma melhor absorção de nutrientes. Por isso, o sérum deve ser passado depois dessa etapa e antes do hidratante.

O hidratante vem após a aplicação do sérum, para “selar” a pele. Ele irá ajudar a manter a umidade dela, assim como todos os nutrientes que nela foram aplicados.

Como escolher um sérum e um hidratante?

A escolha do sérum é mais simples. O que você precisa se atentar é o resultado que você pretende ter ao usá-lo. Isso porque diferentes ingredientes ativos proporcionam efeitos distintos.

O Reviline Sérum, da Mantecorp Skincare, é uma boa escolha para quem procura a redução de rugas e o fortalecimento da resistência e da elasticidade da pele. Isso porque ele é à base de retinol, substância que estimula a produção de colágeno e elastina.

Outra opção é o Glycare Sérum, que promove a renovação celular, a redução de rugas, a uniformização do tom da pele e o controle da oleosidade. Ele é formulado com ácido glicólico nanoencapsulado, niacinamida e alfa-arbutin.

Para escolher o hidratante é preciso levar em conta outros fatores em conta na hora da escolha. O principal é o seu tipo de pele, pois esse dermocosmético é formulado especificamente para cada variedade.

Além disso, outro ponto para se ter atenção é a região da pele, pois é fundamental ter um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo.

Para peles normais, secas e mistas indicamos o Epidrat Rosto, um hidratante facial com FPS 30 e ação antioxidante que protege contra a radiação solar e, ao mesmo tempo, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.

E para peles oleosas e acneicas a nossa recomendação é o Epidrat Mat, que também possui FPS 30 e é composto por uma combinação de ativos hidratantes, antioxidantes e matificantes que controlam a oleosidade.

Agora você já sabe qual é a diferença entre sérum e creme hidratante! O artigo tirou todas as suas dúvidas? Deixe um feedback nos comentários.

Referências

Nolan K, Marmur E. Moisturizers: reality and the skin benefits. Dermatol Ther. 2012;25(3):229-233.

Lodén M. Do moisturizers work? J Cosmet Dermatol. 2003 Jul;2(3-4):141-9.

Werschler WP, Trookman NS, Rizer RL, Ho ET, Mehta R. Enhanced efficacy of a facial hydrating serum in subjects with normal or self-perceived dry skin. J Clin Aesthet Dermatol. 2011;4(2):51-55.

Purnamawati S, Indrastuti N, Danarti R, Saefudin T. The Role of Moisturizers in Addressing Various Kinds of Dermatitis: A Review. Clin Med Res. 2017;15(3-4):75-87.

Lindberg, Sara. What Are the Benefits of Using a Face Serum?. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/benefits-of-face-serum>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Nall, Rachel. Top 3 benefits of vitamin C serum. Medical News Today, 2019. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/325801>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Harvard Health Publishing. Moisturizers: Do they work?. Harvard Medical School, 2019. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/moisturizers-do-they-work>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Boulanger, Amy. Choosing a Healthy Facial Moisturizer. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/cosmetic-safety/healthy-facial-moisturizers>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Lindberg, Sara. What Are the Benefits of Using a Face Serum?. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/benefits-of-face-serum>. Acesso em: 03 fev. 2021.

posts relacionados