Quais são os cuidados pós-depilação que devo ter? Conheça os 3 principais

06/07/2022 cuidados pós depilação

Os pelos têm uma função essencial de proteção do nosso corpo. No entanto, muitas pessoas preferem retirá-los por questões estéticas e até mesmo de autoestima. Se você faz parte desse time, sabe quais são os cuidados pós-depilação que deve ter para preservar a saúde da sua pele?  

São inúmeros os motivos pelos quais você deve ter esses cuidados, que dependem especialmente do tipo de remoção de pelos de sua preferência.  

Quer aprender quais são eles? Descubra como cuidar da pele depois da depilação com três dicas simples e efetivas!  

7 tipos de depilação feminina 

Antes de conhecer os cuidados pós-depilação necessários, é interessante entender quais são as possibilidades de remoção de pelos que temos.  

Os sete principais tipos de depilação feminina que existem são os seguintes1:  

  1. laser: as técnicas de laser e luz pulsada são muito eficientes e os pelos tendem a não voltar, diminuindo cerca de 10% a 20% dos fios em cada depilação. Para isso, devem ser realizados em peles não bronzeadas e em mulheres que não estejam grávidas; cera: é um material descartável que trabalha com a remoção dos fios. Entre os riscos da depilação feita com ela estão o escurecimento ou surgimento de manchas na pele, além de eventuais queimaduras. Também é possível irritá-la, ter pelos encravados e provocar algum tipo de infecção; 
  2. creme: este é um método de corte dos pelos no qual é utilizado um creme específico para isso. Nestes casos, é fundamental testar o produto antes no antebraço para verificar se há alguma reação alérgica. O uso do creme é especialmente recomendado para quem tem tendência a ter pelo encravado e também para quem está fazendo depilação por laser ou luz intensa pulsada; 
  3. lâmina: também consiste em um tipo de depilação feminina de corte. Com a sua utilização podem surgir foliculite, pelos encravados, coceira e cortes. Por isso, além de tomar cuidados pós-depilação, é crucial usar a lâmina na direção dos pelos; 
  4. aparelho elétrico: esse é um método de extração dos pelos com o uso de uma máquina feita especificamente para isso; 
  5. depilação com fio: essa técnica consiste na remoção dos pelos de forma temporária. Para isso é utilizado um fio 100% algodão, torcido e enrolado com as duas mãos; 
  6. pinças: algumas pessoas optam por remover os pelos fio a fio usando uma pinça para isso.  

Em todas as técnicas utilizadas, a sua pele fica sensível, por isso é crucial tomar alguns cuidados. Entenda a importância deles!  

Por que os cuidados pós-depilação são tão importantes? 

Cada tipo de depilação feminina pode trazer efeitos colaterais negativos distintos. Por isso é relevante tomar alguns cuidados após esse procedimento.  

Um dos principais problemas que podem ser causados pela depilação são as micro lesões na pele que servem de porta de entrada para inúmeras infecções. Além disso, podem surgir pelos encravados e, pior ainda, a foliculite, pois ao depilar, especialmente nas pessoas que apresentam tendência para isso, os pelos nascem curvados com tendência ao encravamento6.  

A foliculite é uma inflamação ou infecção dos folículos pilosos, que parecem com espinhas e erupções cutâneas5. Uma das suas origens é a depilação com cera ou lâmina6.  

Outros danos que podem ocorrer são manchas e infecções. Isso porque pequenos cortes na pele podem servir de entrada para vírus e bactérias distintas². 

Já as manchas podem aparecer por conta do calor da cera quente ou até mesmo por causa da depilação a laser². 

Como cuidar da pele depois da depilação? 3 dicas 

Como você viu, a pele pode ficar desprotegida e vulnerável depois do uso de vários métodos delilatórios. Por isso, é importante adotar os cuidados pós-depilação listados abaixo.  

1 – Remova o resíduo da cera 

É preciso remover qualquer resquício de cera depois da depilação para evitar a obstrução dos poros, os pelos encravados e, consequentemente, a foliculite. 

Você pode utilizar os lenços pré-tratados que venham no seu kit depilação, ou até mesmo usar algum óleo vegetal recomendado pelo seu dermatologista5

Se necessário, use uma pinça para retirar os pedaços restantes do produto e arrancar os pelos que por ventura ainda permaneçam na pele5

2 – Passe um hidratante  

A finalização da depilação, especialmente das realizadas com cera, lâmina ou creme, pode ser feita com a hidratação da pele, usando uma loção ou creme hipoalergênico4

Isso significa que o produto não possui na sua formulação elementos que eventualmente possam provocar alergia. 

O hidratante também serve para acalmar a pele e, dependendo da sua composição, para combater as bactérias que podem permanecer depois da depilação e ajudar a cicatrizar as micro lesões causadas por esse tipo de procedimento5

3 – Esfolie a pele depois de 24 horas   

A esfoliação pode ajudar a prevenir o surgimento dos pelos encravados e também a manter a pele lisa5

Essa limpeza mais profunda também pode colaborar com a remoção de bactérias e sujeiras. Em alguns casos, elas são responsáveis por causar irritação e até mesmo infecção nos folículos expostos devido à depilação5

Mas lembre-se de verificar com o seu dermatologista se você deve esfoliar mesmo a sua pele e qual é a melhor maneira de fazer isso.  

O que passar na pele após depilar?  

Uma excelente alternativa do que passar na pele depois desse procedimento é um hidratante pós-depilação, capaz de reparar, acalmar e hidratar. Se você busca uma solução assim, que tal conhecer o Epidrat Calm B5, da Mantecorp Skincare?  

O Epidrat Calm B5 é um hidratante multi-reparador calmante e tem seu uso ideal indicado para o pós-depilatório, lábios ressecados, pele sensibilizada e pós-procedimentos. 

Ele hidrata, regenera e acalma a pele, trazendo conforto imediato e sensação refrescante. Também melhora a descamação, coceira e vermelhidão. 

É recomendado para todos os tipos de pele, principalmente para as sensíveis e sensibilizadas. Com a sua formulação contendo D-pantenol, Alantoína e prebiótico ele traz uma reparação e hidratação únicas para a pele. 

Quer ver detalhes deste produto e inseri-lo na sua rotina de cuidados pós-depilação? Acesse o nosso site!  

Agora que você já sabe quais são os cuidados pós-depilação que deve ter, que tal aprender outros truques para manter a saúde e beleza da sua pele? Leia mais posts sobre o tema no nosso blog!  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS. Depilação exige acompanhamento profissional e cuidado médico. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/depilacao-exige-acompanhamento-profissional-e-cuidado-medico/>. Acesso em: maio, 2022. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Qual a melhor técnica para acabar com os pelos? Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/qual-a-melhor-tecnica-para-acabar-com-os-pelos/>. Acesso em: maio, 2022. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS. Depilação segura e eficiente. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/depilacao-segura-e-eficiente/>. Acesso em: maio, 2022. 

4. Anderson J. What’s the Difference Between Waxing and Shaving? Healthline. 3 de dezembro, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/waxing-vs-shaving>. Acesso em: maio, 2022. 

5. Chesak J, Mona B. The No BS Guide to Safe At-Home Waxing. Healthline. 25 janeiro, 2022. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/at-home-diy-waxing>. Acesso em: maio, 2022. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Foliculite: especialista explica a inflamação do pelo encravado. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/foliculite-especialista-explica-inflamacao-do-pelo-encravado/>. Acesso em: maio, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados