Como hidratar a pele do rosto? Quais são os benefícios?

30/03/2021 como hidratar a pele do rosto

Uma dúvida comum das pessoas é saber como hidratar a pele do rosto, já que esse é um cuidado importante para se ter uma aparência bonita e saudável.

Afinal, existem diversos elementos e condições que afetam a saúde da pele, principalmente a do rosto, que está sempre muito exposta.

Por isso, é fundamental estar atento(a) a detalhes que fazem toda a diferença na hora de escolher o hidratante ideal, como a sua idade, tipo de pele e até o ambiente em que você vive.

Pensando nisso, nós separamos uma lista de 6 dicas para que você possa ter sucesso na hora de hidratar a pele do rosto:

  • Hidrate o rosto com a pele úmida
  • Tenha cuidado com a região dos olhos e do pescoço
  • Faça movimentos suaves
  • Deixe a pele descansar
  • Não lave o rosto em excesso
  • Esfoliar a pele pode ajudar

Tire todas as suas dúvidas com as informações e dicas abaixo. Boa leitura!

Quais são os benefícios de hidratar a pele do rosto?

Muitas pessoas têm medo das temidas rugas e marcas de expressão. Porém, existe um meio de se prevenir: com uma hidratação bem feita!

Hidratar diariamente a pele do rosto traz diversos benefícios, incluindo te deixar livre dessas linhas de expressão por muito mais tempo. 

Um outro benefício de hidratar a pele do rosto todos os dias é a proteção contra com males da poluição. Ou seja, é algo ainda mais indispensável para quem mora em metrópoles.

Além disso, o ideal é utilizar um hidratante com fator de proteção solar para proteger das radiações solares. Isso ajuda a evitar o envelhecimento da pele, as manchas e doenças como o câncer de pele.

Contudo, vale lembrar que o hidratante com FPS não substitui o protetor solar, tudo bem? Ainda será necessário utilizar o protetor da mesma forma.

Como usar um hidratante facial?

Uma dúvida grande que existe é de como usar um hidratante facial da forma correta. Diferente do que parece, não é uma tarefa difícil e, ao criar uma rotina de skincare, pega-se o jeito rapidamente. Confira abaixo o passo a passo de como usar.

Antes de aplicar o produto, é interessante fazer uma massagem na região dos olhos. Isso serve para estimular o sistema linfático. Assim, aumenta-se a oxigenação do sangue e tem-se um retorno venoso melhor nessa parte do corpo.

Depois, no momento de passar o hidratante facial, é essencial se atentar à quantidade de produto utilizado. A pele precisa conseguir absorver todo o hidratante, então tenha cuidado para não exagerar.

Passar uma quantidade excessiva pode acabar tampando os poros. Isso só vai fazer com que a sua oleosidade aumente, o que é prejudicial na hora de hidratar a pele do rosto.

Prefira seguir o movimento dos músculos: na testa, faça movimentos para cima; no pescoço, movimentos para baixo; nas bochechas e no queixo, movimentos de baixo para cima.

6 dicas de como hidratar a pele do rosto

1. Hidrate o rosto com a pele úmida

O hidratante tem a função de não deixar com que a pele desidrate, ou seja, o produto fixa a umidade que a pele já possui.

Por isso, o melhor momento para usar o hidratante é após o banho, depois de se secar bem.

Três minutos de espera entre o fim do banho e aplicação do produto já é o ideal para que você tenha uma boa eficácia em hidratar a pele do rosto.

2. Tenha cuidado com a região dos olhos e do pescoço

A pele da região dos olhos é mais sensível porque é mais fina e não possui a mesma proteção que o restante do rosto.

Por conta disso, fique atento(a) se o seu hidratante não está causando irritação à essa região.

O pescoço, por sua vez, também precisa de cuidados especiais. A região do pescoço também é bastante sensível e necessita de hidratação constante para manter a saúde da pele desta região.

3. Faça movimentos suaves

Não esfregue o seu rosto na hora de passar o hidratante. Movimentos agressivos podem fazer sua pele ficar irritada e podem diminuir a eficácia do hidratante.

Além disso, movimentos rígidos e bruscos podem acentuar o problema de acne. Ao esfregar um cravo, ele pode se transformar em uma espinha. E, caso você a esfregue também, a inflamação aumentará.

E não para por aí: as linhas de expressão podem aparecer por conta de movimentos repetidos na face.

Quanto mais forte a fricção ocorrer, maior a probabilidade de você acabar diminuindo a elasticidade da pele facial.

Deu para perceber que movimentos fortes não são nem um pouco benéficos, não é mesmo? Portanto, procure sempre fazer movimentos leves e gentis.

4. Deixe a pele descansar

É fundamental dar um tempo para a pele depois de hidratá-la. Isso é importante para que o produto seque e seja devidamente absorvido.

Não vá passando maquiagem ou qualquer outro produto imediatamente após a hidratação. Procure deixar que a pele sinta cada uma das etapas do seu cuidado!

5. Não lave o rosto em excesso

Para quem tem pele oleosa, lavar o rosto muitas vezes pode causar um efeito rebote. Mas, o que é isso?

Resumidamente, o efeito rebote é como se fosse um mecanismo de defesa que repõe algo que estaria faltando ao organismo.

Ou seja, ao lavar o rosto muitas vezes para tirar a oleosidade, o corpo vai entender que a pele está seca e que precisa repô-la.

Isso ocorre, mais especificamente, porque as glândulas sebáceas (responsáveis pela produção do sebo, que lubrifica e impermeabiliza a pele) vão entender que o rosto está seco e, consequentemente, aumentarão a produção de óleo.

Já para quem tem pele seca, o excesso de lavagens no rosto provoca um aumento no ressecamento.

Sem contar que exagerar na quantidade de vezes que se lava o rosto pode acabar com a barreira de proteção natural da pele.

6. Esfoliar a pele pode ajudar

A esfoliação pode ser a melhor amiga de uma boa hidratação. Isso porque esfoliar a pele elimina células mortas e impurezas da pele. Assim, ela fica ainda mais livre para que o hidratante se fixe de forma correta.

Mas tenha cuidado! Esfoliação em excesso pode fazer mal para a sua pele. Consulte um dermatologista antes para saber a melhor frequência para o seu rosto.

Como escolher um hidratante facial?

O primeiro passo para saber como escolher um hidratante para o rosto é saber que ele deve ser produzido especificamente para essa parte do seu corpo.

Não é ideal usar um produto feito para o corpo para hidratar a pele do seu rosto.

Outra dica é que você deve entender exatamente qual o seu tipo de pele. Ela é seca, oleosa ou mista? Para aprender a identificar qual é a sua, veja o nosso artigo sobre como ter uma pele bonita.

Também é importante mencionar que existem hidratantes feitos para uso diurno e outros para uso noturno. Durante o dia, é interessante usar um que tenha um bom fator de proteção solar.

Antes de dormir, aposte em um hidratante que possua ativos anti-idade. Dessa forma, você garante que a pele do seu rosto esteja renovada e muito mais saudável no dia seguinte.

Por pensar na saúde da pele do rosto dos brasileiros, a Mantecorp possui uma linha de hidratantes faciais. Conheça-a:

  • Epidrat Rosto: possui FPS 30 e ação antioxidante indicada para peles secas, normais e mistas. Além disso, é oil free e hidrata a pele do rosto por 12 horas;
  • Epidrat Calm: é um hidratante restaurador para peles sensíveis. Conta com ativos calmantes que promove conforto diante irritações causadas por procedimentos dermatológicos e alterações climáticas;
  • Epidrat Mat: também possui FPS 30, mas é indicado para peles oleosas, pois sua fórmula tem uma combinação de ativos hidratantes, antioxidantes e matificantes que controlam a oleosidade e o brilho da pele, além de reduzir os poros aparentes. Também está disponível versão ultramate sem cor e ultramate com cor.

As dicas ajudaram a entender como hidratar sua pele do rosto? Conta para a gente nos comentários!

Referências

Merz, Beverly. How to moisturize your skin. Harvard Health Publishing, 2016. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-moisturize-your-skin>. Acesso em: 23 dez. 2020.

Boulanger, Amy. Choosing a Healthy Facial Moisturizer. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/cosmetic-safety/healthy-facial-moisturizers>. Acesso em: 23 dez. 2020.

Yuen, Christal. A Guide to Taking Care of Your Skin. Healthline, 2016. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/skin-types-care>. Acesso em: 23 dez. 2020.

Eske, Jamie. Top 6 remedies for dry skin on the face. Medical News Today, 2019. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/324935>. Acesso em: 23 dez. 2020.

G1 São Paulo. Saiba o jeito certo de passar o creme no rosto para um melhor resultado. Globo, 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/saiba-o-jeito-certo-de-passar-o-creme-no-rosto-para-um-melhor-resultado.html>. Acesso em: 23 dez. 2020.

posts relacionados