Quais são os benefícios do ácido hialurônico? Conheça os 7 principais

10/03/2022 Benefícios ácido hialurônico

Você provavelmente já ouviu falar sobre tratamentos que injetam substâncias na nossa pele para combater os efeitos do envelhecimento e rejuvenescê-la. Mas talvez o que você não saiba é que os benefícios do ácido hialurônico podem ser obtidos até mesmo em cremes, géis e séruns.  

Isso porque o ácido hialurônico tem benefícios que vão para além do rejuvenescimento da pele e pode ser utilizado em diversas formulações de uso tópico.  

Ficou curioso para saber o que é o ácido hialurônico, seus benefícios e como você pode usá-lo, seja em casa ou no consultório dermatológico? Confira abaixo!   

O que é o ácido hialurônico?  

O ácido hialurônico é uma substância encontrada naturalmente no nosso corpo que é formada por moléculas de açúcar. Mais especificamente, ele é um dissacarídeo composto por unidades que se repetem alternadamente de ácido D-glucurônico e N-acetil-D-glucosamina¹. 

Ele está presente no nosso organismo em diversos tecidos, como na pele, no fluido sinovial das articulações, nos olhos e na cartilagem¹. 

Com o passar dos anos e o processo natural de envelhecimento do corpo, as quantidades desse elemento na pele diminuem, o que leva ao seu ressecamento, além de colaborar com a formação de rugas¹.  

Por isso, ele pode ser usado em tratamentos para rejuvenescimento. Entenda melhor para que serve o ácido hialurônico!  

Para que serve o ácido hialurônico? 

A utilização do ácido hialurônico na forma de preenchimento facial é muito comum em tratamentos estéticos para o rejuvenescimento da pele.  

Isso porque a sua principal função é a de reter água para manter os tecidos bem lubrificados e hidratados².  

Além disso, um dos motivos do envelhecimento da pele é a diminuição da concentração do ácido hialurônico no organismo. Essa redução leva à perda da sua hidratação, volume e sustentação³.  

Mas indo além da pele, ele possui outros efeitos, o que faz muita gente pesquisar quais são os benefícios do ácido hialurônico.  

Quais são os benefícios do ácido hialurônico?  

Os benefícios do ácido hialurônico vão além dos seus usos na dermatologia e envolvem também a saúde e a preservação de ossos, articulações e olhos.  

Conheça em detalhes os sete benefícios do ácido hialurônico: 

  1. rejuvenescimento da pele: talvez o benefício do ácido hialurônico mais conhecido seja o seu efeito antienvelhecimento, podendo diminuir significativamente a profundidade das rugas e aumentar a firmeza e elasticidade da pele5
  2. acelera o processo de cicatrização: ele também pode ajudar a acelerar o processo de recuperação de uma ferida aberta; regulando os níveis de inflamação e sinalizando ao corpo a necessidade de construir mais vasos sanguíneos na área danificada. Além disso, ele também tem propriedades antibacterianas que pode auxiliar a reduzir o risco de infecção quando aplicado nos machucados²;  
  3. hidratação da pele: um dos principais benefícios do ácido hialurônico é o de aumentar a umidade da pele e melhorar a qualidade de vida de pessoas com pele seca5
  4. suavização da textura da pele: outro benefício do ácido hialurônico é que ele pode ajudar a diminuir a aspereza da pele5
  5. redução da dermatite: ele pode melhorar os sintomas do eczema leve a moderado, de acordo com um estudo realizado em 20115;  
  6. alivia o olho seco: como ele é encontrado naturalmente no olho, muitas vezes pode ser ingrediente de colírios para aliviar a secura na região². Além disso, ele pode ser eficaz quando usado durante cirurgias de catarata4;  
  7. mantém os ossos bem lubrificados e alivia a dor nas articulações: por também estar presente nas articulações, onde mantém o espaço entre os ossos bem lubrificados, os suplementos dessa substância se mostram úteis para pessoas que sofrem com osteoartrite, uma doença degenerativa causada pelo desgaste das articulações ao longo do tempo². 

Como usar o ácido hialurônico?  

Para obter os benefícios do ácido hialurônico na sua pele, é possível encontrá-lo em diversas formulações, sejam ela tópicas ou não, como2,4,5

  • cremes; 
  • géis; 
  • loções; 
  • séruns
  • espumas; 
  • injeções; 
  • suplementos.  

Mas para saber como usar o ácido hialurônico da melhor forma possível para o seu caso, é indispensável consultar um dermatologista e avaliar se é interessante optar por produtos de skincare para o dia e a noite ou por procedimentos como o preenchimento facial³.  

Qual creme facial com ácido hialurônico posso usar na minha rotina de skincare?  

Depois de descobrir todos esses benefícios do ácido hialurônico, ficou interessado em adquirir um creme facial que proporcione todos esses efeitos para a saúde e beleza da sua pele?  

Conheça o Rejuvenescedor Facial Reviline Lift da Mantecorp Skincare, uma empresa criada por dermatologistas e que atua há 40 anos formulando produtos pensados especialmente para a pele brasileira.  

O Reviline Lift é um creme rejuvenescedor nutritivo que recupera a firmeza da pele, reduzindo as rugas e linhas de expressão e melhora a sua textura e hidratação.  

A sua fórmula contém ácido hialurônico, que estimula a produção de colágeno e aumenta a hidratação cutânea, matrixyl, o ativo que age no combate às rugas, e vitamina E. 

O resultado dessa combinação é uma pele mais lisa e hidratada e com menos rugas e linhas de expressão.  

Quer ver na prática como esse creme facial com ácido hialurônico pode ajudar a sua pele? Acesse o nosso site

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. O efeito antienvelhecimento do ácido hialurônico. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/o-efeito-antienvelhecimento-do-acido-hialuronico/>. Acesso em: janeiro, 2022.  

2. Julson E. 7 Surprising Benefits of Hyaluronic Acid. 21 abril, 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/hyaluronic-acid-benefits>. Acesso em: janeiro, 2022.  

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. O que é ácido hialurônico e qual o papel dele para a saúde da pele? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/o-que-e-acido-hialuronico-e-qual-o-papel-dele-para-a-saude-da-pele/>. Acesso em: janeiro, 2022.  

4. WebMD. Hyaluronic Acid – Uses, Side Effects, And More. Disponível em: <https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-1062/hyaluronic-acid>. Acesso em: janeiro, 2022.  

5. Ames H. 11 benefits of hyaluronic acid for the face and body. 22 março, 2021. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/hyaluronic-acid-benefits>. Acesso em: janeiro, 2022.  

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados