Conheça 5 benefícios da natação e aprenda a cuidar do seu cabelo e pele

13/06/2022 benefícios da natação

Na busca por atividades físicas completas, que trabalhem o corpo e a mente, muitas pessoas se deparam com os benefícios da natação. E não é à toa que isso ocorra, afinal esse esporte traz inúmeros efeitos positivos para quem o pratica.  

Mas apesar dos benefícios, a natação pode afetar negativamente o cabelo e a pele das pessoas, por conta do cloro contido na água da piscina. Por isso, também é fundamental saber quais cuidados adotar para evitar isso. 

Conheça cinco benefícios da natação e dicas para cuidar da sua pele e do seu cabelo enquanto pratica esse esporte! 

Quais são os 5 principais benefícios da natação?  

A natação é considerada um esporte completo por trabalhar os músculos do corpo todo. Além disso, ela é reconhecida por fazer bem para a mente, relaxar e aliviar o estresse1.  

Veja em detalhes os cinco principais benefícios da natação.  

1 – Trabalha músculos do corpo todo 

O principal benefício da natação é que ela é uma atividade de baixo impacto e que trabalha diversos grupos musculares¹. 

Ela é excelente para todo o seu corpo porque você precisa movê-lo contra a resistência da água¹. 

Cada tipo de nado se concentra em grupos musculares distintos. Com isso, a natação ajuda a tonificar os músculos, construir força e resistência². 

2 – Fortalece o sistema cardiovascular 

A natação fortalece o coração e os pulmões, sendo excelente para o nosso sistema cardiovascular². 

Inclusive, alguns estudos mostram que esse esporte pode auxiliar a diminuir a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue². 

Além disso, nadar por 30 minutos três vezes por semana pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2³. 

3 – Melhora o bem-estar geral 

Se você praticar 30 minutos de natação três vezes por semana e mantiver uma dieta e estilo de vida saudáveis, provavelmente perceberá uma melhora no seu bem-estar geral³. 

Isso inclui um humor mais equilibrado e um sono mais tranquilo. A natação ajuda você a dormir melhor à noite e pode até colaborar para combater a insônia². 

4 – Alivia o estresse 

A natação é uma atividade que potencialmente pode aliviar o estresse rapidamente². Além disso, ela pode reduzir os níveis de ansiedade³. 

5 – Aumenta os níveis de energia 

Por fim, o último benefício da natação é o aumento da energia dos nadadores³. 

Ao praticar três vezes por semana, você pode melhorar seus níveis de energia por meio do aumento da taxa metabólica³. 

Ficou interessado em começar essa atividade? Saiba como você pode proteger o cabelo e a pele do cloro na natação!  

Como proteger o cabelo e a pele do cloro na natação? 

Apesar de todos esses benefícios da natação, ela pode danificar o cabelo e irritar a pele por conta do cloro presente na água, trazendo coceiras e ressecamento4.  

Em geral, as águas das piscinas são higienizadas com substâncias como o cloro, um excelente alvejante para matar bactérias, vírus e micróbios. Contudo, ele pode afetar o corpo, roubando a oleosidade natural da nossa pele5

Aprenda como amenizar esses impactos na pele e no cabelo.  

Como cuidar do cabelo na natação? 5 dicas  

As principais atitudes que você pode tomar para cuidar do cabelo na natação são as seguintes:  

  1. use uma touca: o objetivo da touca é manter toda a água fora do seu couro cabeludo e proteger o seu cabelo do cloro6
  2. utilize um condicionador: a técnica de cowash pode ser uma alternativa segura para quem nada muitas vezes na semana. Isso significa limpar o cabelo com um condicionador ao invés de shampoo. Em seguida, use uma máscara para os fios ficarem mais protegidos6
  3. opte por shampoos específicos para quem nada: se preferir, opte por utilizar um shampoo específico para quem pratica natação. Ele deve ajudar o seu cabelo a manter-se hidratado, além de limpo5
  4. molhe o cabelo antes de entrar na água: ao fazer isso você estará supersaturando o seu cabelo com água purificada, para que assim ele não absorva tanto cloro5
  5. evite o secador: em geral, o uso de secadores já pode agredir o seu cabelo. Junto com o cloro da piscina, ele pode tornar esses danos ainda piores. Prefira usar uma toalha no lugar dele7

3 cuidados com a pele na natação 

Já os cuidados com a pele que você deve ter na natação são os seguintes:  

  1. passe água ao entrar na piscina: molhar a pele, assim como o cabelo, antes de entrar na água, auxilia a diminuir a absorção de cloro4
  2. utilize um sabonete líquido apropriado: procure por sabonetes específicos para quem nada. Eles auxiliam a remover a cobertura de cloro da pele, a aliviar a irritação e a eliminar o cheiro desagradável5
  3. use um hidratante adequado: hidratar a pele depois da natação é vital para deixá-la menos seca. Use um produto extremamente hidratante para melhores resultados7

Quais produtos usar para cuidar da pele no dia a dia? 

Para cuidar da pele no dia a dia e após a prática da natação você pode contar com as soluções da Mantecorp Skincare. Entre elas estão o hidratante corporal Epidrat Corpo Intensivo e o sabonete Hydraporin AI sabonete.

O Epidrat Corpo Intensivo é um hidratante corporal especialmente formulado para quem tem a pele seca. Ele possui uma ação antioxidante e promove uma hidratação intensa e imediata na pele ressecada e tem uma ação que dura até 24 horas.

Já o sabonete Hydraporin AI é ideal para o rosto e o corpo de quem tem a pele seca, extrasseca ou sensível. Ele limpa suavemente sem ressecar.

Quer conhecer em detalhes as nossas soluções? Acesse o nosso site

Referências consultadas:  

1. Better Health Channel. Swimming – health benefits. Disponível em: <https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/swimming-health-benefits#swimming-for-recreation>. Acesso em: abril, 2022. 

2. Marcin A. What Are the Top 12 Benefits of Swimming? Healthline. 9 setembro, 2017. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/benefits-of-swimming>. Acesso em: abril, 2022. 

3. Swim England. 8 benefits of swimming whatever your fitness level. Disponível em: <https://www.swimming.org/justswim/8-benefits-of-swimming/>. Acesso em: abril, 2022. 

4. Brendid. Chlorine itch and swimming pools: 5 ways to naturally protect swimmers. 8 maio, 2018. Disponível em: <https://brendid.com/chlorine-pools-5-ways-naturally-protect-swimmers/>. Acesso em: abril, 2022. 

5. Trihard. How to Protect Your Skin And Hair From Chlorine In A Pool. 15 agosto, 2021. Disponível em: <https://www.trihard.co/blogs/trihard-blog/protect-skin-from-chlorine>. Acesso em: abril, 2022. 

6. Sandeen D. 10 Genius Tips to Protect Natural Hair While Swimming. Byrdie. 23 fevereiro, 2022. Disponível em: <https://www.byrdie.com/black-hair-and-swimming-a-guide-to-healthy-locks-400048>. Acesso em: abril, 2022. 

7. Swimmo blog. 6 tips on how swimmers can protect skin and hair from chlorine. Disponível em: <https://www.swimmo.com/blog/tips-tricks/6-tips-on-how-swimmers-can-protect-skin-and-hair-from-chlorine/>. Acesso em: abril, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Hidratação

posts relacionados