Para que serve o silício orgânico? Conheça seus benefícios para a pele, unhas e cabelo!

15/03/2022 silício orgânico para que serve

Com o passar dos anos e o envelhecimento natural do nosso corpo, é normal que as rugas apareçam, a pele fique menos firme e elástica, e até mesmo os cabelos e unhas sofram com esse processo, ficando mais fracos e perdendo a sua vivacidade. Diante disso, você sabe o que é o silício orgânico e para que ele serve?  

Essa substância é essencial para diversos tecidos do nosso organismo, especialmente para a pele, pois é fundamental para a síntese de colágeno, que dá firmeza e elasticidade a ela.  

Quer saber o que é o silício orgânico, para que serve e descobrir quais produtos contendo esse elemento você pode utilizar? Confira abaixo!  

O que é o silício orgânico? 

O silício orgânico é um importante oligoelemento que regula o metabolismo de vários tecidos, especialmente dos ossos e das cartilagens¹. 

Ele é o segundo elemento mais abundante na Terra, ficando atrás apenas do oxigênio. No nosso corpo, ele é o terceiro elemento mais presente². 

Suas fontes incluem alimentos de origens vegetais e animais², sendo encontrado em altas concentrações nos cereais, como aveia, cevada, centeio e arroz integral³. 

Quando estamos falando sobre a pele, o silício orgânico serve para a síntese de fibras de colágeno e elastina, atuando diretamente sobre o metabolismo celular, o que confere elasticidade, flexibilidade, firmeza e tonicidade aos tecidos cutâneos¹. 

Além disso, ele protege as células cutâneas, por meio da sua ação antioxidante, e age no sistema de auto-hidratação da pele¹. 

Isso a auxilia a reter líquidos e permite uma recuperação da sua capacidade de defesa natural, quando ela é afetada pela exposição à radiação UV¹. 

O silício orgânico pode ser encontrado em diversas formas químicas, como as seguintes³: 

  1. dióxido de silício; 
  2. sílica; 
  3. ácido ortossilícico. 

Entre elas, as pesquisas sugerem que o ácido ortossilícico é a que apresenta maior biodisponibilidade deste mineral para o organismo². Inclusive, a sua suplementação neste formato tem mostrado potencial para melhorar a aparência de cabelos, unhas e pele³. 

Entenda em detalhes para que serve o silício orgânico! 

Para que serve o silício orgânico? 

O uso tópico do silício orgânico ou até mesmo a sua ingestão por meio de suplementos alimentares serve para melhorar a aparência e saúde da pele, cabelos e unhas.  

Pele 

Para compreender a sua atuação na pele, é preciso saber como os dois diferentes tipos de envelhecimento funcionam¹: 

  1. envelhecimento cutâneo intrínseco: esse é o processo natural de envelhecimento do corpo, sendo inevitável e resultando em modificações decorrentes da degeneração das fibras colágenas²; 
  2. envelhecimento cutâneo extrínseco: é resultado principalmente dos danos causados pela radiação ultravioleta, mas também por outros fatores como o fumo, a poluição e a nutrição inadequada, que aumentam a degradação de colágeno e elastina no organismo². 

O envelhecimento da pele, não importa o tipo, traz como consequências rugas, perda de elasticidade, manchas, ressecamento, desidratação e fragilidade¹. 

Isso porque, conforme ficamos mais velhos, a capacidade do nosso organismo de assimilar o silício diminui. A queda nos seus níveis traz como sinais as características que definem o envelhecimento da pele¹. 

Logo, entre os principais benefícios do silício orgânico está o estímulo da síntese de colágeno, responsável pela firmeza da pele e diminuição das rugas¹. 

De acordo com pesquisas realizadas, o silício orgânico é capaz de devolver até 40% da firmeza e tonicidade da pele, reduzindo a sua flacidez¹.  

Resumindo, ele traz uma espessura firme e resistente para a pele, além de captar os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce¹.  

Ele também é eficaz na recuperação da pele envelhecida, devolvendo ao tecido a oxigenação, nutrição, hidratação e vitalidade¹. 

Cabelos e unhas  

O envelhecimento cutâneo, seja intrínseco ou extrínseco, pode acarretar mudanças não só na pele, como nas unhas e cabelo, alterando as suas estruturas¹. 

Um estudo realizado na Finlândia demonstrou o efeito benéfico da reposição de silício orgânico para o cabelo e as unhas¹.  

Ao todo, 47 dos 50 pacientes mostraram redução na queda capilar e fortalecimento das unhas¹. 

Outras pesquisas sugerem o aumento do brilho do cabelo graças ao uso do suplemento de silício². 

As unhas são afetadas pela presença do silício porque esse mineral é predominante na sua composição. Quando elas estão quebradiças isso pode indicar uma deficiência sistêmica deste elemento². 

A conclusão a que muitos estudos chegaram é a de que o suplemento de silício orgânico, na sua forma mais biodisponível, tem potencial para melhorar a aparência da pele, cabelos e unhas¹. 

Agora que você já entendeu para que serve o silício orgânico, conheça produtos que você pode usar contendo essa substância! 

Qual produto contendo silício orgânico posso utilizar? 

Depois de conhecer os benefícios do silício orgânico, ficou interessado em utilizar algum produto cosmético que traga todos esses efeitos positivos para o seu cabelo, pele e unhas? 

Essa substância pode ser usada tanto topicamente como ser ingerida por meio de um suplemento nutracêutico, isso porque ele está presente tanto em dermocosméticos quanto em nutricosméticos4

Entre as opções disponíveis no mercado está o Nouve Silício Orgânico, da Mantecorp Skincare, um nutracêutico multifuncional que age na melhora da qualidade e saúde do cabelo, pele e unhas. Sua fórmula é composta por silício orgânico, estabilizado em colina, biotina, zinco, selênio, vitaminas E, B3 e B6 e óleo de borragem. 

Essa associação inteligente age em sinergia, deixando unhas e cabelos mais fortes e a pele mais firme. 

Inclusive, a estabilização em colina é considerada a tecnologia mais avançada para o uso de ácido ortossilícico². 

Entre os seus efeitos estão o aumento da produção de colágeno, elastina e queratina; a hidratação, redução de rugas e o aumento da elasticidade da pele; a ajuda à fortificação dos fios, o fortalecimento das unhas e uma ação antioxidante. 

Para obter esses resultados, é preciso ingerir duas cápsulas uma vez ao dia, seguindo sempre a orientação de um médico. 

Quer ver na prática como o Nouve Silício Orgânico pode ajudar a saúde e beleza da sua pele, cabelo e unhas? Confira mais detalhes deste produto no nosso site

Referências consultadas: 

1. Gonçalves RSA, De Lima SC. As vantagens do silício orgânico na estética corporal. Semana Acadêmica – Revista Científica. 30 setembro, 2019; 179(1). Disponível em: <https://semanaacademica.org.br/artigo/vantagens-do-silicio-organico-na-estetica-corporal>. Acesso em: janeiro, 2022. 

2. Araújo LA, Addor F, Campos PMBGM. Aplicação do silício para os cuidados da pele e dos cabelos: uma abordagem sobre as formas disponíveis e sua eficácia. Anais Brasileiros de Dermatologia. 2014; 91(3). Disponível em: <http://www.anaisdedermatologia.com.br/detalhe-artigo/102474/Aplicacao-do-silicio-para-os-cuidados-da-pele-e-dos-cabelos–uma-abordagem-sobre-as-formas-disponiveis-e-sua-eficacia->. Acesso em: janeiro, 2022. 

3. Scholze AFM. A importância do mineral silício na estética. Revista Brasileira de Nutrição Funcional. 2015; 15(62): 39-43. Disponível em: <https://portal.vponline.com.br/pdf/725806f45f3e5a49ac376a2eedb40792.pdf>. Acesso em: janeiro, 2022. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Conheça alguns alimentos que podem ajudar na saúde da sua pele, cabelos e unhas. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/conheca-alguns-alimentos-que-podem-ajudar-na-saude-da-sua-pele-cabelos-e-unhas/>. Acesso em: janeiro, 2022. 

posts relacionados