Como cuidar da pele na hora de fazer uma make de carnaval? Confira 5 dicas

13/04/2022 make de carnaval

Trios elétricos, blocos de rua, desfiles de escolas de samba e festivais ao ar livre. Quando chega a maior festa do Brasil, a vontade de se produzir com estilo para esse momento cresce, não é mesmo? Mas você sabe quais cuidados deve ter com a sua pele na hora de fazer a make de carnaval? 

Não importa se a sua make de carnaval é simples ou extravagante, em qualquer um dos casos é crucial se atentar aos cuidados que a sua pele precisa para não sofrer com agressões, dermatites, alergias e até mesmo queimaduras do sol.  

Quer saber como você pode fazer uma make de carnaval segura para o seu rosto? Confira as cinco dicas para isso abaixo! 

5 dicas de make de carnaval 

As principais dicas de make de carnaval envolvem escolher bem os itens que você vai utilizar na sua pele e nunca esquecer de retirar a maquiagem antes de dormir! Confira os detalhes abaixo!  

1- Observe o prazo de validade da maquiagem  

Toda maquiagem vem com um símbolo de prazo de validade, que pode variar de seis a 24 meses após a data de abertura e início do uso do item em questão¹. 

Esse período é determinado pelo fabricante, a partir da avaliação de por quanto tempo é possível manter a estabilidade, fixação, cor, odor e todas as outras características do produto intactas¹. 

Se você aplicar fora da data limite de uso e perceber alguma ardência, pinicação ou vermelhidão, lave abundantemente a pele com sabonete líquido suave e água corrente¹. 

Para prevenir essa situação, sempre observe o aspecto da maquiagem antes de usá-la e verifique o seu prazo de validade! 

2 – Cuide dos pincéis e outros acessórios de maquiagem  

Na hora de fazer a sua make de carnaval, o ideal é evitar aplicá-la com os dedos, pois isso pode transferir a oleosidade das mãos para a sua face. Ao invés disso, use aplicadores de maquiagens como pincéis, para usar diretamente na pele². 

No entanto, você precisa ter cuidados especiais com esse tipo de acessório. Isso porque os pincéis de maquiagem podem guardar resíduos de produtos, sujeira, óleos e bactérias². 

O certo é lavá-los com água e sabão a cada sete ou dez dias². Depois de higienizados, deixe-os secar em um lugar seco e arejado e nunca os guarde quando ainda estão úmidos³.   

3 – Use protetor solar 

Como essa festa acontece no verão, os cuidados com a pele no sol na hora de fazer a make de carnaval devem ser ainda mais intensificados, principalmente durante as atividades ao ar livre4

O sol pode provocar não só queimaduras como também insolação. Por isso, não se esqueça de utilizar um filtro com FPS no mínimo 30 e reaplicá-lo a cada duas horas, pois ele tende a sair com o suor em excesso4

Também é interessante optar por um protetor físico, com cor, pois ele possui mais aderência à pele, durabilidade e resistência ao suor4

4 – Escolha marcas confiáveis de maquiagens e brilhos para a pele 

Tanto a make de carnaval quanto os brilhos e outros tipos de pintura que passamos no rosto e no corpo podem causar uma dermatite de contato, ardência, coceira e alergias4

Por isso, é essencial procurar por artigos de marcas de confiança5 e sempre observar os seus rótulos para avaliar se há algum elemento alergênico neles! Na medida do possível, opte por produtos hipoalergênicos. 

5 – Sempre remova a maquiagem antes de dormir 

O cansaço pós-festa não pode servir de desculpa para você não lavar o rosto e tirar toda a make de carnaval, usando um demaquilante ou água micelar6

Por isso, reserve alguns minutos antes de dormir para remover e fazer a limpeza da make do carnaval. Se você não colocar isso em prática, corre o risco de desenvolver alergias, acne, irritações nos olhos, como conjuntivite ou tersóis, e até mesmo enfraquecer os cílios7

Como cuidar da pele no carnaval? 3 passos de skincare 

Seja durante o carnaval, ou em qualquer outra época do ano, é fundamental adotar uma rotina de skincare, indispensável para a saúde e beleza da sua pele.  

Para isso, você deve seguir três passos: limpeza, hidratação e proteção.  

1 – Limpeza 

Como você viu, a remoção da make de carnaval e limpeza da pele são cruciais para combater diversas condições indesejadas.  

Por isso, ela é o primeiro passo de qualquer rotina de skincare para remover as impurezas que ficam acumuladas ao longo do dia. Além dos restos da make de carnaval, podem se depositar na sua pele resíduos de sujeira da rua, poluição, bactérias, entre outros6,8.   

O acúmulo desses resíduos favorece não só a obstrução dos poros, como o envelhecimento precoce8! Por isso, é imprescindível limpar a pele duas vezes por dia.  

Durante o carnaval, você pode lavar o rosto de manhã, antes de passar a maquiagem, e à noite, quando chegar da festa, para removê-la.  

Opte por um sabonete adequado para o seu tipo de pele e, de preferência, líquido. Os tônicos também auxiliam a remover a sujeira e a make de carnaval8

2 – Hidratação 

A hidratação interna e externa do corpo é ainda mais importante durante o verão e o carnaval.  

A transpiração excessiva e a exposição ao sol podem resultar no ressecamento da pele. Por isso, beba bastante água e aplique uma água termal por cima do filtro e da make de carnaval6

Já a hidratação com um creme hidratante, que seja ideal para o seu tipo de pele, ajuda na manutenção do seu viço e beleza, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções8

3 – Proteção  

A proteção não é apenas uma dica de make de carnaval como também o terceiro passo da rotina de skincare. 

Além de proteger contra queimaduras e insolação, o protetor solar defende o corpo contra a radiação UV, que tem efeito cumulativo e pode ocasionar pintas, sardas, manchas, rugas e até mesmo o câncer de pele8

Por isso, o uso do protetor é essencial, seja ao fazer uma make de carnaval, ou durante o resto do ano! 

Quais produtos posso usar para cuidar da pele no carnaval? 

Para arrasar na sua make de carnaval, você pode contar com os produtos da Mantecorp Skincare, tanto para limpeza e hidratação quanto para proteção. 

Especialmente para este último passo, nós temos duas excelentes alternativas, o Episol Color pó e base, protetores solar com cor, que possuem maior aderência à pele, durabilidade e resistência ao suor4

O Episol Color pó compacto está disponível em cinco tons de pele e promove a sua uniformidade. Ele é ideal para a reposição da proteção solar e reforço da maquiagem ao longo do dia.  

O seu FPS 50 garante ainda mais proteção contra os raios UVA, UVB, Infravermelho e luz visível. Além disso, ele possui um efeito mate e toque seco. 

Já o Episol Color base está disponível também em seis tonalidades, mas com as opções de FPS 30 ou 70. Também promove uma cobertura e uniformidade da pele com alta proteção contra os raios UVA, UVB, Infravermelho e luz visível, além de prevenir o envelhecimento precoce e ser muito resistente à água. 

Está pronta para criar uma make de carnaval incrível? Confira a linha completa da Episol Color no nosso site para proteger a sua pele durante a melhor festa do ano!  

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Piauí. Maquiagem x Prazo de validade. 18 março, 2016. Disponível em: <https://sbdpi.org.br/maquiagem-x-prazo-de-validade/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

2. American Academy Dermatology Association. Makeup tips for acne-prone skin. Disponível em: <https://www.aad.org/news/makeup-tips-acne-prone-skin>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Herpes pode ser transmitido pelo batom; conheça as “doenças da maquiagem”. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/herpes-pode-ser-transmitido-pelo-batom-conheca-as-doencas-da-maquiagem/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Proteja a sua pele, cabelos e unhas durante o carnaval. 11 fevereiro, 2020. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/proteja-a-sua-pele-cabelos-e-unhas-durante-o-carnaval/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Carnaval: saiba como se preparar para curtir a festa. 21 fevereiro, 2019. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/carnaval-saiba-como-se-preparar-para-curtir-a-festa/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Como cuidar da sua pele durante o carnaval. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/como-cuidar-da-sua-pele-durante-o-carnaval/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

7. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Por que é importante remover a maquiagem antes de dormir. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/por-que-e-importante-remover-a-maquiagem-antes-de-dormir/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

8. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. 1 outubro, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: fevereiro, 2022. 

posts relacionados