Quais são os principais tipos de rosto masculino?

24/12/2021 tipos de rosto masculino

Você provavelmente já ouviu falar que a nossa face pode ser valorizada de acordo com os acessórios e o estilo de cabelo que utilizamos. Mas você sabe como isso é possível? Primeiro, é preciso descobrir em qual dos tipos de rosto masculino você se enquadra.  

Há pelo menos sete tipos de rosto masculino e cada um deles tem características específicas, alguns com o queixo mais acentuado, uns com a testa em destaque e outros com linhas mais retas, o que faz com que combinem com óculos e cortes de cabelos diferentes.  

A única coisa em comum que todos eles possuem é a necessidade de atenção com a saúde e a beleza da pele, que deve permanecer a mesma.  

Quer descobrir qual é o seu formato de rosto e saber como valorizar a sua face por meio de cuidados fáceis e rotineiros? Confira essas e outras informações abaixo.  

Como saber o formato do meu rosto? 

Já se perguntou “como saber o formato do seu rosto”? Para descobrir a resposta, basta utilizar dois instrumentos muito simples: um espelho e uma fita métrica, de preferência uma que seja mais maleável, como as usadas por costureiras. Se você optar por uma muito rígida, não conseguirá fazer as medidas corretamente.  

Depois de pegar a fita métrica, você deve ir para a frente do espelho, tirar quatro medidas do seu rosto e anotar em algum lugar. Os tamanhos a serem avaliados são os seguintes:  

  1. comprimento do rosto: do meio da ponta do queixo até o centro do início da linha do seu cabelo; 
  2. queixo: da ponta dele até o final de uma das suas orelhas. Multiplique esse valor por dois; 
  3. largura da face: calcule o espaço entre uma maçã do rosto até a outra. O ponto de partida é a região abaixo do canto externo do olho; 
  4. testa: por fim, meça da ponta da sobrancelha esquerda até a direita. 

Fonte: Fashionbeans¹ 

Finalizado esse processo, você vai comparar as medidas anotadas com as descrições dos tipos de rosto masculino e ver com qual se identifica mais.  

Quais são os 7 principais formatos de rostos masculinos? 

Agora que você já verificou as principais extensões da sua face, é hora de saber qual dos sete principais formatos de rostos masculinos é o seu! Confira abaixo.  

1 – Oval 

O rosto oval masculino é caracterizado pelo fato de ter um comprimento maior do que a largura e a testa maior do que o queixo. 

Quem tem esse formato pode apostar em qualquer modelo de acessório e corte de cabelo, pois, em geral, tudo combina. Como não há um ângulo que se destaque, você pode optar por modelos de óculos retos ou arredondados, o único cuidado é acertar o tamanho. 

Fonte: Fashionbeans¹ 

2 – Redondo 

O desenho do rosto masculino redondo é semelhante ao oval. Porém, nesse caso, o que se destaca é o comprimento e a largura da face.   

Esse tipo de rosto masculino requer mais atenção. Idealmente, o cabelo deve ser mais aparado dos lados e manter um certo volume. Já os óculos e um corte de barba mais quadrados são interessantes para quebrar as curvas naturais. 

Fonte: Fashionbeans¹ 

3 – Quadrado 

Se todas as suas medidas são bem próximas, o seu rosto provavelmente é quadrado. A melhor maneira de verificar isso é avaliando se as linhas são bem retas e intensas e se o comprimento e a largura têm as mesmas dimensões. 

O corte de cabelo que valoriza essa face é o degradê. Já para a barba, você pode apará-la de uma maneira que alongue o rosto e arredonde o queixo. Para os óculos, invista naqueles com formato aviador. 

Fonte: Fashionbeans¹ 

4 – Retangular 

Neste tipo de desenho do rosto masculino, a linha do comprimento é quase o dobro da largura, o que lembra um retângulo na vertical. 

Como o aspecto retangular é semelhante ao quadrado, por conta das linhas retas e bem definidas, nesse caso também vale a pena investir em óculos aviador e em cortes de cabelo assimétricos com movimento. 

Fonte: Fashionbeans¹ 

5 – Triangular 

Esse é o tipo de rosto masculino mais comprido e por ter um formato pontudo é o mais fácil de ser reconhecido. Inclusive, ele é chamado de triangular por conta dessa linha do queixo, que é a mais marcante e é maior que a largura da face e da testa.  

Para essa forma, o ideal é usar óculos mais largos, barba mais uniforme e um cabelo com mais volume nas laterais. 

Fonte: Fashionbeans¹ 

6 – Coração 

Para identificar esse tipo de rosto masculino é simples: a linha do comprimento é maior que a largura e o queixo pontiagudo é a menor parte da face. 

A região da testa e maçãs do rosto são largas e possuem uma medida semelhante. A linha da mandíbula é longa e reta, afinando ao chegar no queixo. 

Se você tem esse formato, saiba que os óculos redondos ou com as laterais arredondadas e um cabelo com volume são as escolhas mais adequadas de estilo. 

Fonte: Fashionbeans¹ 

7 – Diamante 

Por fim, o tipo diamante tem a linha do comprimento maior que a largura e o queixo destacado, com um aspecto pontiagudo. 

A região mais larga são as maçãs do rosto. Por outro lado, a testa e a linha do cabelo são mais estreitas. 

Os óculos redondos ou com laterais arredondadas são excelentes opções. Já o corte repicado ajuda a disfarçar a saliência da face. 

Fonte: Fashionbeans¹ 

Quais cuidados com a pele todos os tipos de rosto masculino devem ter? 

Se você quer valorizar o que o seu tipo de rosto tem de melhor, é indispensável investir em uma rotina de skincare masculina! 

Talvez você esteja se perguntando “mas por que eu tenho que fazer isso”? Ou ainda “ah, isso leva muito tempo e é difícil de colocar em prática”. Mas saiba que isso traz benefícios perceptíveis a curto e longo prazo e leva menos de cinco minutos do seu dia a dia, já que consiste em apenas quatro etapas simples.  

O primeiro passo é a limpeza, crucial para a remoção de todas as impurezas acumuladas ao longo do dia na pele, como suor, poluição, bactérias, células mortas e outras sujeiras. Isso ajuda a desobstruir os poros, evitar o surgimento da acne e favorecer o combate ao envelhecimento precoce².   

Em seguida, é a vez da hidratação, por meio do uso de um creme hidratante facial masculino. Ela tem como papel conservar as fibras elásticas e colágenas do rosto e corpo, garantir o viço e equilíbrio da pele, além de suprir a perda de água³.  

Já a proteção solar, utilizando um protetor de FPS no mínimo 30, é a maior aliada na prevenção ao câncer de pele e também evita o envelhecimento precoce por conta da exposição solar².   

Por fim, o uso de um rejuvenescedor é essencial para o combate ao envelhecimento precoce e também para a diminuição dos efeitos do tempo e da exposição solar que já aparecem no seu rosto.  

Selecionar produtos de qualidade para a pele é indispensável para o homem que quer ter uma pele perfeita e valorizar o seu tipo de rosto.  

Se você faz parte desse time, pode contar com a linha Urby Men da Mantecorp Skincare. Essa coleção conta com: 

  • sabonete para rosto e corpo: limpa sem ressecar, controla a oleosidade, promove a renovação celular, auxilia a reduzir os pelos encravados e melhora a presença de foliculite e reações como inflamação, irritação e coceira; 
  • hidratante: acalma a pele, melhora a vermelhidão, elasticidade e suavidade dela, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear; 
  • loção facial 4 em 1: fornece uma proteção UVA/UVB e IVA com seu FPS 30 e favorece o controle da oleosidade. Além disso, tem uma ação antioxidante e rejuvenescedora, melhorando a textura e maciez da pele. O seu toque seco e a sua textura leve e não oleosa a tornam ideal para a prática de atividades esportivas; 
  • rejuvenescedor: tem ação antioxidante que auxilia a melhorar rugas e linhas de expressão, além de hidratar de maneira prolongada a pele. 

Conheça melhor as nossas soluções no site

Referências consultadas:  

1. Fashionbeans editors. How to determine your face shape in 5 easy steps. Disponível em: <https://www.fashionbeans.com/2017/how-to-determine-your-face-shape/>. Acesso em: setembro, 2021.  

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: setembro, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Rio de Janeiro. Pele de homem também precisa de cuidados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/pele-de-homem-tambem-precisa-de-cuidados/>. Acesso em: setembro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados