Skincare para homem: coloque em prática essa rotina de cuidados simples e rápida

21/06/2022 skincare para homem

Muitas pessoas dentro do público masculino ainda associam uma rotina de cuidados com a pele a algo complicado e que necessita de muito tempo e produtos. Mas a verdade é que uma skincare para homens precisa de apenas quatro passos: limpar, hidratar, proteger e renovar.  

Se você é um homem que se cuida e sabe da importância de prevenir e tratar adequadamente situações como manchas na pele, poros obstruídos, acne, pelos encravados e até mesmo o câncer de pele, saiba que a prática de skincare masculina é capaz de proporcionar tudo isso.  

Entenda o que é e quais são os 4 passos de uma skincare para homens.  

O que é a skincare masculina? 

A skincare para homem é basicamente uma rotina simples e efetiva de cuidados com a pele, que tem como objetivo limpar as impurezas acumuladas ao longo do dia, hidratar para mantê-la saudável e protegê-la contra o fotoenvelhecimento, envelhecimento precoce, além de evitar o surgimento de rugas, manchas e combater o câncer de pele.  

Esse último aspecto inclusive é um dos mais relevantes: somente em 2020, mais de 80 mil homens foram diagnosticados com a doença¹. Apesar disso, a procura por médicos para descobrir o câncer ainda é feita majoritariamente por mulheres².  

Já deu para perceber então que a atenção com a pele masculina não é frescura. Mas se você está se perguntando “por que eu preciso de produtos e recomendações específicas?” Saiba que isso se deve ao fato de a pele dos homens ser diferente da das mulheres.  

A masculina possui uma maior quantidade de glândulas sebáceas, deixando-a mais oleosa³, o que faz com que o skincare para os homens demande produtos específicos para esse tipo de pele. Além disso, é necessário levar em consideração questões particulares como os efeitos de se babear constantemente. 

Quer saber como inserir no seu dia a dia um skincare para homem que seja simples, prático e rápido? Confira os 4 passos listados abaixo.  

Skincare masculina simples em 4 passos 

O skincare para homem deve ser feito todos os dias, mas não se preocupe com o tempo demandado. Tudo isso leva menos de cinco minutos e proporciona benefícios que duram uma vida toda. Conheça melhor o passo a passo.   

1 – Limpar 

O primeiro passo do skincare para homens é a limpeza. É fundamental começar por ela, pois assim você estará removendo as impurezas que se acumulam ao longo do dia na pele, como suor e poluição4. O objetivo é desobstruir os poros e evitar o surgimento de cravos e espinhas. 

Por isso, o ideal é que ela seja feita ao menos duas vezes por dia, especialmente no caso da limpeza do rosto, para evitar uma concentração excessiva de oleosidade, que já é aumentada na pele masculina. 

2 – Hidratar 

O uso de hidratantes é o segundo passo da sua prática de autocuidado com a pele. Isso deve ser feito mesmo nas que são oleosas, pois tem como objetivo hidratar, conservar as fibras elásticas e colágenas do rosto e corpo, garantir o equilíbrio da barreira cutânea e seu viço³.  

Além disso, ela supre a perda de água do organismo, evitando o aparecimento de rugas antes do tempo. 

No fim das contas, é mais fácil prevenir o envelhecimento precoce do que atuar depois que isso acontece, por isso é essencial o uso de hidratantes.  

A hidratação é ainda mais indispensável após fazer a barba³, uma vez que ela evita a irritação da pele e ajuda a restaurar a barreira cutânea após a finalização. 

3 – Proteger 

O câncer de pele não-melanoma é o que mais afeta homens no Brasil5. Mas como vimos no início deste post, a procura por médicos para diagnosticar os casos ainda é feita majoritariamente por mulheres. 

O combate a essa doença começa no ato de passar protetor solar todos os dias, com FPS no mínimo 304. Além desse principal efeito, ele ainda combate o envelhecimento precoce por conta da exposição ao sol. 

Outra dica importante é reaplicar o produto a cada duas ou três horas, dependendo do seu nível de suor e desidratação, e evitar expor-se à luz solar entre 10h e 16h4

4 – Renovar 

Por fim, o último passo do skincare para homem é a renovação da epiderme. Aqui você pode apostar em itens que atuem na renovação celular; além disso, é importante a presença de ativos com efeito antioxidante para combater os radicais livres prevenindo e melhorando as rugas e linhas de expressão já existentes. 

Isso é ótimo para completar a skincare com aquilo que a sua pele mais precisa: um tratamento simples, de alta qualidade, que não só limpe, hidrate e proteja, mas que também atue para rejuvenesce-la.  

Qual deve ser o kit de skincare masculina? 

Um kit para a limpeza da pele masculina efetivo deve conter itens que deem conta dos quatro passos listados acima e sejam fáceis de utilizar, para simplificar a sua rotina.  

Para isso, você pode contar com os produtos para o rosto e corpo masculino desenvolvidos especialmente pela Mantecorp Skincare, uma empresa criada por dermatologistas que atua há mais de 40 anos com foco na pele brasileira. Todos os itens são desenvolvidos com base em pesquisas e ciência para trazer o melhor aos consumidores.  

A linha Urby Men conta com quatro produtos para o kit de skincare masculina: sabonete para corpo e rosto, hidratante e pós-barba, loção 4 em 1 e rejuvenescedor. 

O sabonete pode ser utilizado tanto no rosto quanto no corpo. Ele limpa sem ressecar a pele e controla a oleosidade, além de promover a renovação celular. Também auxilia a reduzir os pelos encravados, melhorar a presença de foliculite e reações como inflamação, irritação e coceira. 

Por sua vez, o hidratante e pós-barba atua para acalmar a pele, melhorar a vermelhidão, elasticidade e suavidade dela, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear. 

Já a loção 4 em 1 fornece uma proteção UVA/UVB e IVA com seu FPS 30 e favorece o controle da oleosidade. Além disso, tem uma ação antioxidante e rejuvenescedora, melhorando a textura e maciez da pele. O seu toque seco e a sua textura leve e não oleosa a tornam ideal para a prática de atividades esportivas. 

Por fim, o rejuvenescedor tem ação antioxidante que auxilia na melhora de rugas e linhas de expressão, além de hidratar de maneira prolongada a pele. 

Conheça melhor todas as nossas soluções para skincare masculina no nosso site.  

Quer saber mais sobre cuidados com o rosto e o corpo? Leia outros posts no nosso blog.  

Referências consultadas:  

1. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Câncer de pele não melanoma. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: agosto, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. 11 agosto, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-pele-unhas-cabelos-e-barba/>. Acesso em: agosto, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Rio de Janeiro. Pele de homem também precisa de cuidados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/pele-de-homem-tambem-precisa-de-cuidados/>. Acesso em: agosto, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: agosto, 2021. 

5. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Câncer de próstata. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata>. Acesso em: julho, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados